Família

Mãe de jovem que morreu após extrair dentes do siso relembra agonia: “Gritava de dor”

Isadora Belon, morreu quatro dias após extrair o dente do siso - Reprodução/ Instagram
Reprodução/ Instagram

Publicado em 17/07/2023, às 12h07 por Sophia Dolores, filha de Lucineia e Nilo Júnior


Os pais de Isadora Belon Albanese, de 18 anos, que morreu no interior de São Paulo após complicações provocadas pela retirada dos dentes do siso, relataram em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, no último domingo, 16 de julho, sobre as reclamações da filha logo após o procedimento.

Isadora Belon, morreu quatro dias após extrair o dente do siso (Foto: Reprodução/ Instagram)

Após sentir desconforto, provavelmente causado pelo nascimento de seu dente do siso, a jovem resolveu tirar os dois dentes do lado direito, em março. Na ocasião, o pós-cirúrgico ocorreu dentro do esperado.

Ao chegar no consultório, a dentista de Isadora recomendou que ela também extraísse o dente do siso do lado esquerdo como precaução. No entanto, algo inesperado aconteceu durante a extração do dente do siso do lado esquerdo. Após a segunda cirurgia, Isadora experimentou dois dias de intensa dor.

Família acredita que a morte da jovem tenha relação com o procedimento (Foto: Reprodução/ Facebook)

“Ela já foi no nosso quarto gritando de dor e falando: eu não aguento mais, eu não aguento mais. A dentista me acalmou e falou: não, isso é previsto, calma, vamos trocar o antibiótico […] ela teve falta de ar”, relatou a mãe de Isadora. A jovem foi internada e morreu dois dias depois. Os pais levaram o caso às redes sociais e reuniram mais de 60 mil assinaturas para pedir que fosse criada uma normativa para a extração do siso.

Em entrevista ao G1, o Dr. Sidney Neves, especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, diz que a extração do dente do siso em si não é uma causa comum de morte. “Na verdade, ela não morreu tirando o dente do siso. Normalmente, está relacionado a um processo infeccioso, e vale lembrar que eles são muito raros. A cirurgia do siso é um procedimento extremamente seguro”, destacou o especialista.

Os pais levaram o caso às redes sociais e reuniram mais de 60 mil assinaturas para pedir que fosse criada uma normativa para a extração do siso (Foto: Reprodução/ Instagram)

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo recebeu o pedido dos pais de Isadora a respeito da normativa, mas disse que não é possível impor uma norma única para a extração do dente do siso. O órgão é que fiscaliza esses profissionais sempre que recebe uma denúncia.

“É um protocolo eficiente, ele dá ao profissional liberdade de escolha entre a manobra técnica que ele achar a mais pertinente, bem como de pra aplicar o melhor medicamento para aquele evento cirúrgico planejado”, explicou Sidney Neves.

Os pais de Isadora derem entrevista ao Fantástico, que mostrou quais os riscos desse procedimento e os cuidados que precisam ser tomados antes e depois da cirurgia (Foto: Reprodução/ Tv Globo)

Isadora foi internada, mas passou por uma cirurgia com um bucomaxilofacial somente dois dias após dar queixa de suas dores. Durante o procedimento, a jovem teve uma parada cardíaca e não resistiu. Foi aí que a luta dos pais dela começou.

“Cada pessoa, até mesmo quem era da área da saúde, dizia algo sobre os procedimentos. Pesquisamos e descobrimos que não existe um protocolo oficial, registrado em normativo, que oriente sobre o procedimento. Além disso, não é obrigatório que o profissional faça anamnese do paciente antes da cirurgia”, afirma Grasiela, mãe da jovem.

Ricardo, Isadora e Grasiela Belon. pedem que a morte da jovem seja investigada pelo Conselho de Odontologia (Foto: Freepik)

Em seu Instagram, Grasiela Belon Albanese, criou uma página com o nome “Unidos pela Isadora”, com o intuito de divulgar outros casos parecidos com o de sua filha e reforçando a petição que criaram como forma de solicitação de protocolo para extração do dente do siso.


Leia também

Nahim pediu para ter caixão no chão para se despedir dos cachorros - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Nahim tem despedida emocionante com caixão no chão para que os cachorros se despeçam do cantor

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Ex-mulher de Nahim proíbe a presença de filha do cantor no velório: "Não vai se despedir"

Batimentos cardíacos da jovem chegava a 190 quando o pai se aproximava - (Foto: Reprodução/ Rede Globo)

Família

Batimentos cardíacos da jovem internada na UTI chegava a 190 quando o pai praticava o abuso

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Nahim, cantor que foi encontrado morto, faleceu sem conhecer a neta

Gisele Bündchen e Joaquim Valente - Reprodução: Instagram

Família

Gisele Bündchen termina namoro após piada do ex-marido

Ex-esposa do cantor falou qual a real causa da morte de Nahim - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Ex-esposa de Nahim fala qual foi a verdadeira causa da morte do cantor

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Karina Bacchi devolve casa alugada em meio a mudança com o filho para fora do Brasil

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"