Família

Lisboa: veja roteiro histórico para a família na capital de Portugal

A Torre de Belém é patrimônio Mundial da Unesco - Getty Images
Getty Images

Publicado em 25/04/2023, às 08h14 por Yulia Serra, Editora | Filha de Suzimar e Leopoldo


É hora de embarcar em um roteiro histórico! Já se imaginou andando pelas ruas de Lisboa? Com toda a arquitetura, culinária e cultura é possível mergulhar fundo na história do país europeu, além de contar com cenários dignos de uma história de “faz de conta” para as crianças. Separamos alguns pontos turísticos cheios de história para contar, além de algumas dicas de amigo para a família estar preparada em todas as ocasiões.

Torre de Belém – patrimônio Mundial da UNESCO

Cartão postal de Portugal, este monumento histórico de 30 metros de altura está situado às margens do Rio Tejo e foi construído entre 1514 e 1520. Primeiramente com o objetivo geográfico e estratégico de defender Lisboa de invasores, com o tempo, se tornou sinalização telegráfica e farol. Além de admirar a arquitetura da construção no entorno, também é possível visitar o interior – com cinco andares, que te levam até o terraço, com uma vista incrível.

A Torre de Belém é patrimônio Mundial da Unesco (Foto: Getty Images)

Dica de amigo

  • Esse é um lugar bastante procurado pelos visitantes, por isso vale chegar cedo.
  • Aproveite a vista para a ponte 25 de abril, marco da cidade.

Rio Tejo

O maior rio da Península Ibérica com 1009 km (que nasce na Espanha, passa por Portugal e finaliza no Oceano Atlântico) é o lugar perfeito para quem gosta de atividades ao ar livre. Beirando o rio, é possível fazer caminhadas, andar de bicicleta e praticar esportes variados. Claro, que também há muitas opções de passeios de barcos, oferecendo desde clima familiar até baladas com DJs ou românticos.

Dica de amigo

  • Pensa num vento forte! Capricha no casaco se for inverno.
  • Sem pressa, pare em um dos restaurantes à beira do rio para desfrutar de bons drinks e comidas (foco nos frutos do mar!).
O rio Tejo é o maior da Península Ibérica (Foto: Getty Images)

Padrão dos Descobrimentos

Ainda às margens do Tejo, este monumento retrata e homenageia a expansão marítima portuguesa, reproduzindo uma caravela tendo à frente o Infante D. Henrique, grande impulsionador destas viagens, seguido por outros personagens históricos que marcaram essa desbravação. São 32 esculturas incluindo Fernão de Magalhães, Vasco da Gama e Luís de Camões.

Dica de amigo

  • É possível subir no monumento de 56 metros de altura e a vista vale a pena!
  • Não deixe de fazer uma visita à Fábrica dos Pastéis de Belém (é possível ir a pé), a única responsável por vender o pastel de Belém original desde 1837.

Mosteiro dos Jerónimos – Patrimônio Mundial da UNESCO

Prepara o celular, porque com certeza você vai fazer um álbum de fotos neste lugar. Embora imponente com mais de 300 metros, o que realmente chama atenção é a riqueza de detalhes na fachada e paredes que demonstram o peso do reinado de D. Manuel I, rei de Portugal responsável pela expansão marítima do país no século XV que pediu a construção deste monumento. A visita pelo mosteiro inclui a capela onde D. Manuel I e a esposa estão enterrados, além da sacristia, confessionários e outras salas.

O Mosteiro dos Jerónimos é o retrato do reinado de D. Manuel I, que é responsável pela expansão marítima de Portugal (Foto: Getty Images)

Dica de amigo

  • O passeio demanda tempo porque são muitos detalhes e salas. Reserve a parte da manhã para isso.
  • A igreja Santa Maria de Belém merece um destaque. Visite tanto pela porta principal quanto pela do mezanino.

Castelo de São Jorge

Já te adianto que é bom estar com o preparo físico em dia para essa visita, porque haja subida! Mas uma coisa podemos garantir: a caminhada vale muito a pena ao se deparar com a vista de um dos pontos mais altos de Lisboa. Além deste ponto, o castelo é um marco histórico, uma vez que foi construído para defender a cidade dos romanos e chegou até a servir de moradia da família real.

O Castelo de São Jorge tem uma vista sem igual (Foto: Getty Images)

Dica de amigo

  • Por trazer uma vista incrível de vários pontos de Lisboa, recomendamos a visita ao pôr do sol. A paisagem se destaca.
  • Pare por um momento e tente pensar em quantas pessoas já passaram e fatos já aconteceram ali.

Parque das Nações

O bairro mais moderno de Lisboa se destacou após a Expo de 1998 que aconteceu no local e foi reaproveitada. A região oferece uma variedade de atividades que, se você está com criança, precisa ir: Oceanário (eleito o melhor oceanário do mundo, em Traveler’s Choice do TripAdvisor de 2017), teleférico, Pavilhão de Portugal, Pavilhão do Conhecimento, Marina…

O Parque das Nações é um paraíso para as crianças que gostam de tecnologia! (Foto: Getty Images)

Dica de amigo

  • Vá no Pavilhão do conhecimento. Seu filho vai pirar com as atividades e tecnologia.
  • O teleférico é um charme. Se você gosta de altura, vale a pena.

Praça do Comércio

A praça mais importante de Lisboa está localizada ao lado do Rio Tejo e, não por acaso, já que o local era porta para o comércio marítimo de Portugal. A praça conta com a estátua de José I, rei português durante o terremoto em Lisboa, além do arco triunfal da Rua Augusta, mais um ponto turístico em que é possível subir para apreciar a vista. Os edifícios mantêm a cor original: amarela.

A Praça do Comércio fica na margem do rio Tejo (Foto: Getty Images)

Dica de amigo

  • Pausa obrigatória em um café, bar ou restaurante local para curtir o clima.
  • Dali saem diversos passeios de barco pelo Tejo (caso queira embarcar nessa).

Rua Augusta

Hora das compras! Essa rua (exclusiva para pedestres) concentra diversas lojas de marcas internacionais, além de artesanatos locais. Ela interliga dois marcos de Lisboa: Praça do Rossio e Praça do Comércio.

Aproveite para comprar presentes na rua Augusta (Foto: Getty Images)

Dica de amigo

  • Entre tantas compras, é possível fazer uma parada para comer um bacalhau com queijo da Serra da Estrela na Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau.
  • Andando um pouco mais, é possível chegar ao Elevador de Santa Justa.

Elevador de Santa Justa

São 45 metros de altura de uma estrutura de ferro que ligam a Cidade Baixa à Cidade Alta com uma vista panorâmica de Lisboa. O passeio por si só é um charme.

Procure começar o dia com o passeio no Elevador de Santa Ajuda (Foto: Getty Images)

Dica de amigo

  • Para evitar fila, vá nas primeiras horas do dia.

Palácio Nacional da Ajuda

Esse é um verdadeiro monumento! Entrar neste palácio nos remete a toda grandeza e riqueza que envolveu a monarquia portuguesa, uma vez que mantém de forma fidedigna a decoração e disposição das imensas salas do século XIX.

Um local que parece ter saído de um conto de fadas! (Foto: Arquivo Pais&Filhos)

Dica de amigo

  • Seu filho e você irão se sentir verdadeiros reis e rainhas neste espaço. Apenas vá!
  • O museu fecha cedo, então não deixe para o fim do dia, porque você vai querer tempo para visitar tudo.

Um palácio moderno

O ponto de repouso em uma viagem é tão importante quanto os pontos turísticos. Afinal, depois de um dia cheio, não tem nada melhor do que chegar no hotel, tirar o sapato, tomar um banho caprichado e deitar na cama… E uma cidade turística e diversa como Lisboa merece um hotel no mesmo nível, como é o caso da rede de hotéis Martinhal. Só na capital portuguesa, são duas unidades para você escolher qual se adequa melhor ao seu gosto e proposta. Mas claro, se quiser aproveitar a ida para Lisboa para conhecer outros lugares de Portugal, também é possível desfrutar do luxo desta rede de hotéis, que possui unidades no Algarve.

Martinhal Chiado

Em uma localização privilegiada, na zona histórica de Lisboa – perfeita para explorar a cidade, o hotel oferece apartamentos com serviço 5 estrelas. Construído em 1855, o edifício foi remodelado, agregando modernidade sem deixar de lado a arquitetura do século XIX, grandes janelas, além das varandas estreitas para aproveitar uma vista linda da cidade. Todos os apartamentos contam com cozinha equipada com fogão e utensílios de cozinha.

O edíficio de Martinhal Chiado foi construído em 1855 (Foto: Divulgação)

Como sempre falamos por aqui, pai e mãe também são gente e merecem curtir! Por isso, aproveite a hospedagem para desfrutar do Bar Gin Garden, que oferece cocktails frescos à base de Gin, com pouco ou sem álcool, além de todo o charme do ambiente, inspirado num jardim, com músicas.

Endereço: Rua das Flores no44, 1200-195 Lisboa

Martinhal Residences

Se é luxo que você procura, é luxo que você vai ter nesse hotel e residências com estúdios e apartamentos 5 estrelas previsto para ser inaugurado em 2023. Em um local estratégico, no bairro mais moderno de Lisboa, o Parque das Nações, oferece facilidades para pais e filhos curtirem o ambiente.

O Martinhal Residences comporta a família inteira! (Foto: Divulgação)

São duas piscinas internas e externas aquecidas e piscina para crianças, além de, academia, parque infantil exterior, e espaço de coworking – que inclui cabines para chamadas privadas. Assim como na outra unidade, todos os apartamentos também possuem cozinha totalmente equipada. Também há o Terrace, restaurante, café e bar, que te convida a uma experiência gastronômica única de dar água na boca.

Endereço: Praça Príncipe Perfeito, 1990-221 Lisboa

O famoso tanto faz

Os dois hóteis de Lisboa possuem…

Kids Club: clube para crianças a partir de 6 meses. Se você tem filhos maiores, esse serviço pode ser uma oportunidade para você conhecer a cidade enquanto eles brincam em segurança. E como diversão não tem hora para acabar, o Pijama Club fica aberto até às 22h e as crianças podem participar de atividades no espaço assim como dormir.

O Kids Club é perfeito para pais e crianças terem seu próprio tempo de diversão (Foto: Divulgação)

Baby Concierge: além do Raposinhos Kids Club & Creche, você pode solicitar o serviço de babysitting, que inclui também a reserva antecipada de equipamento para bebê.

Restaurante: com opções saudáveis para crianças e bebês, assim como variedade de purês frescos para quem está no período de introdução alimentar.

O restaurante e a piscina do Martinhal são incríveis! (Foto: Divulgação)

Wi-fi gratuito para a família inteira: afinal, vamos combinar que haja internet para compartilhar tantas fotos e momentos desta viagem.

Veja também: Faça seu cupcake de massinha

Brincar de massinha é uma excelente forma de explorar a criatividade do seu filho, nós testamos o Play-Doh Magia de Unicórnio, para criar um cupcake temático, com direito a chifres, arco-íris, estrelas e muito mais.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Esposa de Tony Ramos tranquiliza fãs sobre condição do ator após cirurgia - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Esposa de Tony Ramos atualiza estado de saúde do ator após cirurgia

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho