Família

Isabella Scherer mostra barriga flácida 5 meses após parto: Veja por que acontece e como evitar

Isabella Scherer falo sobre flacidez após parto de gêmeos - Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Publicado em 18/01/2023, às 10h42 - Atualizado às 10h52 por Redação Pais&Filhos


A influenciadora e ex-MasterChef, Isabella Scherer, deu à luz há 5 meses e mostrou nas redes sociais a atual situação da barriga após o parto. Ela disse que ainda está com a pele flácidae desabafou: “Quanto mais volto ao meu peso normal, mas pele sobra”. Ela também mostrou a barriga e a mesma puxando a pele para cima.

Não é a primeira vez que a mãe dos gêmeos, Mel e Bento, fala sobre o ‘incômodo’ com a barriga flácida. Em novembro do ano passado, após 3 meses de ter dado à luz, Isa também contou sobre a barriga e gravou um vídeo:

Isabella Scherer falo sobre flacidez após parto de gêmeos (Foto: Reprodução/Instagram)

“Ainda me acostumando a usar cropped com flacidez”, comentou a mãe de Mel e Bento nos stories enquanto andava em um esteira. Logo em seguida Isa também compartilhou uma foto em frente ao espelho com um top cropped  preto para mostrar a barriga pós-parto.

Flacidez é normal!

A flacidez pode acontecer em várias fases da vida, inclusive no pós-parto. Além disso, ela também é considerada como um fator de envelhecimento da pele, acontecendo tanto no rosto, como no corpo. Mas, a boa notícia é que com os cuidados e tratamentos certos é possível evitar e driblar o problema, que ocorre por causa da genética e estilo de vida, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

No caso da flacidez que acontece ainda na gestação, ocorre geralmente por causa de um quadro de adaptações hormonais, acentuando a perda de força nos músculos, principalmente na barriga, para que haja o crescimento do útero. “A pele, por sua vez, também precisa se adaptar passando por um alongamento que muitas vezes degrada essas fibras provocando a flacidez. Com isso, podemos dizer que mulheres que engravidam mais tarde têm maior chance de sofrer com a flacidez do que mulheres que engravidam mais novas”, explica Roberta Nascimento, que é educadora física especializada em diástase.

O que é flacidez?

Segunda a especialista, a flacidez pode ser tanto muscular como de pele, por isso, durante o tratamento é importante estar de olho nas diferenças entre os casos. “Muitas mulheres pensam apenas nas questões de pele por observarem o aspecto frouxo do tecido pela perda de elasticidade e sustentação dela. Isso ocorre pela perda de força nos músculos que sustentam essa pele”. Além disso, Roberta reforça que, no entanto, a flacidez muscular é que deixa a pele com o aspecto “caído”.

Existem dois tipos de flacidez: a muscular e também a da pele (Foto: Shutterstock)

Flacidez x gestação: por que acontece?

Apesar de ser um grande incômodo para a maioria das mulheres, Roberta reforça que é essencial que a flacidez aconteça na gravidez. Calma, a gente explica! Isso ocorre por ser um processo natural do corpo, onde é necessário dar espaço para o útero crescer. “Não tem como impedir, apenas como amenizar o impacto dela no pós-parto, optando por uma prática de exercícios específicos para manutenção do tônus”.

Principais motivos da flacidez e como evitar

  • Falta de força na musculatura do abdômen: Após a gravidez, a barriga pode não voltar como antes e desenvolver uma diástase, o que também pode acontecer ao engordar e emagrecer muito rápido. Os músculos mais profundos, que realmente trazem força e estabilidade para o corpo, acabam se tornando, na maioria das vezes, fracos, em virtude do afastamento muscular ou de sobrecarga nos exercícios físicos. A ativação correta do abdômen pode reverter  o quadro, sem necessidade de cirurgia
  • Falta de hidratação da pele: “o processo de emagrecimento rápido leva a um aumento da produção de radicais livres, que danificam o colágeno, contribuindo para o aumento da flacidez. No caso do pós-parto, a hidrataçãocontribui para que as fibras de colágeno e elastina suportem a distensão da pele. Uma pele hidratada é menos suscetível a alterações provenientes do estiramento e da flacidez”.
  • Alimentação rica em açúcar e industrializados: “dietas restritivas e ingerir poucas fontes de proteína são outros fatores que contribuem para a perda de colágeno. No entanto, um dos principais vilões é o consumo exagerado de açúcar e industrializados. Quando consumido em excesso, o açúcar pode promover no organismo um processo chamado glicação, no qual carboidratos, como a glicose, se ligam permanentemente e danificam as proteínas como o colágeno”.
  • Perda natural de colágeno e elastina pelo envelhecimento: “a partir dos 25 anos, o corpo diminui a produção de colágeno e elastina, contribuindo para o aparecimento da flacidez e das rugas e linhas finas. Nessa idade, inicia-se a atividade de uma enzima que degrada as fibras de colágeno. O colágeno representa 70% de toda a proteína da pele e é uma substância que as células produzem naturalmente, sendo responsável por manter a estrutura, a firmeza e a elasticidade. Há diversas formas de estimular a produção de colágeno e repor a substância na pele, como ter uma alimentação nutritiva, rica em vitamina C, carnes, gelatinas, ovos e castanhas, e o uso de dermocosméticos. Consulte sua dermatologista e nutricionista”.
  • Fatores externos como consumo de álcool, cigarro e tomar muito sol: “a perda de colágeno da pele pode ser afetada e acelerada por diversos fatores extrínsecos, como o consumo de álcool, por exemplo. Grande parte das bebidas alcoólicas estão carregadas de açúcar, considerado um dos maiores inimigos da pele. Aliado à desidratação que ocorre, acaba por causar estragos. A exposição ao sol sem proteção é outro fator. Os raios solares destroem as fibras colágenas por meio de um processo chamado elastose solar, deixando a pele mais fina e com vasos e poros dilatados. O tabagismo também merece destaque. Quem tem o costume de fumar possui menos fibras colágenas na pele e ainda está mais suscetível ao envelhecimento precoce”.

Para conferir a matéria completa sobre flacidez pós parto, clique aqui.

Confira tudo o que rolou no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Ex-esposa do cantor falou qual a real causa da morte de Nahim - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Ex-esposa de Nahim fala qual foi a verdadeira causa da morte do cantor

Nahim e a filha não se falavam desde 2019 - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Entenda o motivo da filha de Nahim ter sido proibida de ir ao velório do pai

Gisele Bündchen e Joaquim Valente - Reprodução: Instagram

Família

Gisele Bündchen termina namoro após piada do ex-marido

Nahim pediu para ter caixão no chão para se despedir dos cachorros - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Nahim tem despedida emocionante com caixão no chão para que os cachorros se despeçam do cantor

Ana Hickmann e Edu Guedes - Reprodução: Instagram

Família

'Cinco quartos, garagem e escritório': Edu Guedes dá detalhes de mansão com Ana Hickmann

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Nadine se declarou para o neto após viagem - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Mãe de Neymar faz declaração para o neto após viagem: “Não sou só sua avó”