Família

Guia das gerações: aprenda a decifrar a personalidade do seu filho a partir do ano que ele nasceu

iStock
iStock
Parents

Publicado em 09/09/2020, às 09h33 - Atualizado às 09h45 por Redação Pais&Filhos


Quando saímos de uma década em que a geração do milênio adotou a paternidade e a geração Z introduziu tão eloquentemente o fenômeno “Ok, Boomer” para mostrar seu desgosto por seus avós, parece haver mais rótulos geracionais sendo lançados do que nunca antes. Mas quem exatamente está sendo rotulado agora?

Conhecer as datas e os eventos que definem cada geração pode ajudar a todos nós a entender um pouco mais sobre nós mesmos como pais e filhos (Foto: iStock)

Se uma série de novas frases não foram confusas o suficiente para acompanhar, a linha do tempo exata de gerações também não é fácil de decifrar. Embora exista algum consenso entre os cientistas sociais sobre os períodos gerais de tempo para cada geração, não há uma linha clara que defina quando uma geração termina e a outra começa. Em outras palavras, uma pesquisa rápida no Google pode fornecer uma dúzia de conjuntos diferentes de datas.

Ainda assim, conhecer as datas e os eventos que definem cada geração pode ajudar a todos nós a entender um pouco mais sobre nós mesmos como pais e filhos. Por isso, contatamos especialistas para obter um cronograma preciso de gerações. Aqui está o detalhamento do que é o quê e quem é quem.

  • Nomes e datas da geração

“Uma geração é um grupo de pessoas nascidas aproximadamente ao mesmo tempo, geralmente dentro de um intervalo de 20 anos”, diz Deborah Carr, professora e presidente do departamento de sociologia da Universidade de Boston. “Mas as gerações assumem um significado especial porque seus membros tendem a experimentar eventos críticos da vida e transições em determinados momentos históricos, e esses momentos definem suas vidas”.

Muitos especialistas, incluindo Carr, concordam que a linha do tempo da geração mais confiável e conhecida foi identificada pelos autores Neil Howe e William Strauss. Aqui está a linha do tempo das gerações americanas desde 1900 e como os principais eventos de cada geração moldaram os filhos e os pais.

  • A Maior Geração ou GI: nascido em 1901 – 1924

Quem é o GI? Esta geração sobreviveu à Grande Depressão e depois foi lutar na Segunda Guerra Mundial. Notavelmente, eles popularizaram o jazz e a música swing, mas não se deixe enganar pelas provocações selvagens da música da época.

Quem são os pais GI? Para os pais da Geração GI que viveram a Grande Depressão, para criar uma família eles valorizam características como trabalho duro e coragem.

  • A geração silenciosa: nascida em 1925 – 1942

Quem são os silenciosos? Eles receberam o nome de famosos por serem tão conformistas que ficaram em silêncio durante a era MacCarthy, quando o medo do comunismo varreu o país.

Quem são os pais silenciosos? O estilo parental dessa época esperava que as crianças ganhassem o caminho da vida usando uma forte ética de trabalho.

  • Baby Boom Generation: nascido em 1943-1964

Quem são os boomers? A geração Z pode pensar nos Baby Boomers como seus avós fora de contato, mas eles tinham um jovem selvagem que geralmente não falamos. Os boomers têm esse nome depois que seus pais chegaram da Segunda Guerra Mundial e a população americana explodiu. Os Baby Boomers desafiaram seus pais, protestaram contra a Guerra do Vietnã e criaram o “Verão do Amor”.

Quem são os pais boomers? Eles redefiniram notavelmente a paternidade por serem a primeira geração a olhar para a perspectiva de crescimento dos filhos e começaram o conceito de ter reuniões familiares.

  • Geração X: nascido em 1965 – 1979

Quem são os Gen Xers? Tão frequentemente descartada como a geração mais preguiçosa, a Geração X viveu a epidemia de Aids, a cultura da MTV e um cenário cultural instável que daria origem aos direitos LGBTQ +.

Quem são os pais da geração X? Os pais da geração X foram famosos pelos estilos parentais de helicóptero usados ​​pela primeira vez. Eles tendem a se envolver muito mais com o desenvolvimento social e educacional de seus filhos.

  • Geração Millennial: nascido em 1980 – 2000

Quem são os Millennials? A geração do milênio viveu o 11 de setembro e uma luta mundial contra o terrorismo que continua até hoje. Eles também são a primeira geração a conhecer uma infância com a Internet, que atualmente desempenha um papel significativo em suas vidas pessoais. Embora os boomers possam acusar essa geração de ser egocêntrica e autorizada devido ao uso excessivo de tecnologia, essa geração provou ser realmente incrivelmente orientada para a comunidade e consciente do meio ambiente, que são características que estão sendo aprendidas por seus filhos na próxima geração.

Quem são os pais milenares? “Os pais da geração do milênio estão fazendo muitas coisas bem e sem dúvida melhores do que as gerações anteriores. Eles têm a mente aberta. Eles estão criando seus filhos em diversas formas familiares”, diz Carr. É mais provável que esses pais permitam que seus filhos expressem livremente quem são e estão liderando o movimento, ajudando as crianças a não se conformarem com o gênero a serem felizes com quem são. Eles estão adotando uma abordagem mais livre da paternidade, permitindo que seus filhos explorem e crescam sem estrutura ou supervisão constante.

  • Geração Z ou iGen: nascido em 2001 – 2013

Quem é o Gen Z? Embora ainda jovens e sem idade suficiente para deixar sua marca como uma geração, as crianças da Geração Z são as primeiras a nascer em um mundo em que não sabem mais nada além de estarem constantemente conectadas umas às outras, embora através de telefones, telas e tablets.

  • Então o que vem depois?

Em 2019, o Adage identificou a Geração Alfa como crianças nascidas depois de 2010, o que significa que estão começando a se transformar em adolescentes este ano. Eles são a primeira geração de crianças que nunca conhecerão um tempo em que as mídias sociais não existiam e são muito mais tecnicamente esclarecidas do que qualquer geração anterior, que é uma ferramenta poderosa que pode mudar a humanidade de inúmeras maneiras positivas.

Pode ser muito cedo para determinar os Alfa com base em quão pouco sabemos sobre eles até agora. Enquanto isso, como pais, temos orgulho e honra para ajudá-los a fazer as melhores escolhas possíveis.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Fernanda Paes Leme - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Nasceu! Fernanda Paes Leme dá à luz primeira filha com Victor Sampaio

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Isis Valverde - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer