Família

Fernanda Lacerda, a Mendigata, come placenta após dar à luz primeiro filho

Fernanda Lacerda, a 'Mendigata', come placenta após dar à luz primeiro filho - (Foto: Reprodução/Instagram)
(Foto: Reprodução/Instagram)

Publicado em 30/10/2023, às 08h55 por Mayara Neudl, Estagiária | Filha de Lidia e Rogerio


Na manhã do domingo, 29 de outubro, a modelo e influenciadora digital Fernanda Lacerda, de 35 anos de idade, que ficou conhecida por interpretar o papel de Mendigata no programa da Band, Pânico na TV, deu à luz seu primeiro filho, Gabriel.

Dentre os detalhes que revelou em seu perfil no Instagram, como com quantos quilos o bebênasceu, quantos centímetros de dilatação chegou ao hospital, o trabalho de parto, a amamentação e os primeiros momentos de vida do filho, ela falou sobre a placenta.

Fernanda Lacerda, Mendigata, em trabalho de parto e com o primeiro filho recém-nascido, Gabriel
A modelo e influenciadora digital, conhecida por sua atuação como Mendigata no Pânico na TV, deu à luz seu primeiro filho, Gabriel (Foto: Reprodução/Instagram)

Em seus Stories, Fernanda abriu uma enquete para votação, onde questionava se os seguidores sabiam os benefícios de comer a placenta. No vídeo, ela aparece ainda deitada na maca hospitalar, com touca e Gabriel deitada em seu peito.

"Mostra aqui, é um 'pedacinho' da placenta", ela pede para a doula e consultora de amamentaçãoque a acompanhou. Em seguida, ela pede para a profissional explicar os benefícios da ingestão. "Vamos repôr o ferro que você perdeu, para dar mais leite no pós parto", explicou.

Placenta e Gabriel, primeiro filho de Fernanda Lacerda, Mendigata do Pânico
Fernanda mostrou todos os detalhes que envolveram o seu trabalho de parto e o nascimento de seu primeiro filho (Foto: Reprodução/Instagram)

A mãe de primeira viagem, então, ingere o pedaço da placenta, e ao fundo alguém a orienta: "Pensa que é um pedaço de carne crua, pensa que é um sushi. Não tem gosto de sushi? Fala, do que tem gosto?", ao que ela responde que "parece um 'sushizinho'".

Perguntam para Fernanda se ela não está com fome e ela afirma que sim. "Com a fome que eu 'to', eu comeria ela inteira", disse rindo se referindo à placenta. Em seguida, ela diz que achou gostoso. "Uau, amei, parece um sashimi", finaliza mostrando que na língua não resta mais nada.

Fernanda Lacerda, Mendigata do Pânico, come placenta de primeiro filho, Gabriel
A mãe de primeira viagem registrou e compartilhou em sua rede social o momento em que ingere a placenta (Foto: Reprodução/Instagram)

Canal da Pais&Filhos no WhatsApp

Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUIpara seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?

Sem tabu: comer a placenta depois do parto faz bem?

O ato de comer placenta bombou em 2016, quando a apresentadora Bela Gil e a socialite Kim Kardashian apareceram na mídia falando sobre o assunto. Nos Estados Unidos, uma empresa até comercializa a placenta em cápsulas.  A prática, no entanto, é bem mais antiga.

Pétalas de rosa sobrepostas
A prática de ingestão da própria placenta veio à tona com a alegação de que traria diversos benefícios para a saúde da mãe (Foto: Shutterstock)

Os animais fazem por instinto. Acredita-se que isso é para não deixar nenhum rastro do nascimento dos filhotes, com medo dos predadores. Já as mães humanas começaram a se interessar por essa prática pelos boatos de que ajuda a diminuir o sangramento no pós-parto, contribui para que o útero volte ao tamanho normal mais rapidamente, enriquece a produção de leite e previne a depressão pós-parto.

Resta saber se tudo isso é verdade mesmo e se a ingestão da placenta é mesmo indicada pelos médicos. O obstetraAlberto Guimarães, pai de Beatriz e João Victor, e precursor do programa Parto Sem Medo, não estimula comer a placenta porque não consegue achar benefícios para a mãe, nem acha que vai fazer a diferença no parto.

Textura de bolhas rosas
Os especialistas não reconhecem os benefícios que ingerir a placenta supostamente trariam para a saúde da mulher que foi mãe (Foto: Unsplash)

Guimarães também se preocupa com a questão da culpa.  “Isso não pode ser mais um fardo ou desafio na busca da realização da maternidade. Temos que nos preocupar para que não seja colocado mais uma cobrança na vida da mãe”, explica.

O ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, pai de Giulia, concorda que as vantagens não são comprovadas. Uma pesquisa feita pela Faculdade de Medicina de Northwestern, em Chicago, analisou dez pesquisas sobre o tema, que foram publicadas na época de 2017, e também não encontrou evidências.

Mantelli alerta, no entanto, que se for a sua vontade é preciso cautela. “Antes de ingerir a placenta, é imprescindível conversar com o médico para que as providências necessárias, como higienização, armazenamento e, posteriormente, modo de preparo da placenta, sejam tomadas. Sem os cuidados adequados pode ocorrer contaminação e trazer riscos para a saúde da mulher”, aconselha.


Leia também

Fernanda Paes Leme fala sobre hormônios após expor crise na amizade com Bruno Gagliasso - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Fernanda Paes Leme comenta sobre fim da gravidez em meio a afastamento de Bruno Gagliasso

Sabrina Sato, Nicolas Prattes e Zoe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Post de Bruno Gagliasso é interpretado como indireta para Fernanda Paes Leme - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Texto de Bruno Gagliasso depois de Fernanda Paes Leme revelar distanciamento é visto como indireta

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Manu Bahtidão desiste de fazer apresentação no aniversário de Lua e se diz envergonhada - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Manu Bahtidão pede desculpas e dá veredito sobre polêmica na festa de Lua

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

A bartolinite é uma infecção que ocorre nos cistos de Bartholin, causando uma inflamação na região da vagina - Freepik

Família

Bartolinite: o que é a bola inchada na vagina e como tratar a infecção