Gravidez

Médico vira bebê dentro da barriga antes do parto com manobra em vídeo impressionante

Dr Wagner realizando a manobra Versão Cefálica Externa - Reprodução/Instagram @drwagnerhernandez
Reprodução/Instagram @drwagnerhernandez

Publicado em 25/04/2023, às 14h57 por Redação Pais&Filhos


O médico obstetra Wagner Hernandez, especialista em gestação gemelar, gravidez de alto risco e parto normal, publicou nas redes sociais um vídeo que viralizou e surpreendeu os internautas. Na filmagem é possível ver o momento em que ele vira o bebe ainda dentro da barriga da mãe para a posição mais confortável para um possível parto normal.

Muitas pessoas se chocaram ao ver como o procedimento é feito e causou certa estranhamento, pois muitos não sabiam que era possível. A manobra é conhecida como Versão Cefálica Externa e é utilizada quando o bebê encontra-se sentado (pélvico) e precisa ser colocado em posição cefálica (de cabeça para baixo) que facilita o nascimento por parto normal e logo após ser feita o médico realiza um ultrassom para garantir que o bebê esta na posição correta.

Dr Wagner realizando a manobra Versão Cefálica Externa (Foto: Reprodução/Instagram @drwagnerhernandez)

Após o vídeo viralizar e surgirem muitas dúvidas, o Dr. Wagner fez uma nova postagem em que explica o porquê de se utilizar a manobra. “A cefálica externa é uma manobra já antiga e consagrada, feita para girar o bebê dentro das mulheres quando eles estão sentados ou deitados para permitir um parto normal mais tranquilo quando estão de cabeça para baixo”, explicou ele.

Ele continua compartilhando sobre quais os requisitos para realizá-la e esclareceu se existem riscos para gestante ou bebê. “É uma manobra que tem segurança desde que você siga alguns requisitos. O importante é que tenha bastante líquido, que você tenha uma placenta que não fique na parte superior do útero, onde tem um risco maior de manipulação e eventualmente de descolar a placenta, que seria uma das complicações possíveis”, pontua o médico.

Medico finalizando a manobra e conferindo se o bebê está na posição certa (Foto: Reprodução/Instagram @drwagnerhernandez)

Ele finaliza dizendo sobre as condições essenciais para a manobra ser realizada. “Você tem que ter experiência dessa equipe e o mais importante, você tem que ter o desejo dessa mulher de ser submetida a esse procedimento e o desejo do parto normal. Fazendo tudo isso, teoricamente a taxa de sucesso é de 50 a 70%, é uma manobra que geralmente é feita sem anestesia porque é tolerável, se não, pode ser feita com anestesia e dentro de um ambiente cirúrgico”, disse Dr. Wagner. Confira o vídeo completo:

Nos comentários muitas pessoas elogiaram o médico e algumas compartilharam sua experiência com a manobra. “Já vi este filme! Há 5 anos, Dr. Wagner fez a mesma mágica. Zero dor, sem dificuldade, com toda sua habilidade!”, disse uma. “É esse tipo de profissional que tem o meu respeito e admiração.” comentou outra. “Fico muito emocionada! Você é escolhido por Deus, parabéns por esse dom!”, elogiou a seguidora.

Veja também: Faça seu cupcake de massinha

Brincar de massinha é uma excelente forma de explorar a criatividade do seu filho, nós testamos o Play-Doh Magia de Unicórnio, para criar um cupcake temático, com direito a chifres, arco-íris, estrelas e muito mais


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Mani recebe recado de Yasmin Brunet após anunciar fim da relação com Davi

Davi e Mani possuem 20 anos de diferença entre eles - Reprodução/Instagram

Família

Mani deixa de seguir Davi no Instagram e toma atitude sobre a relação com o campeão do BBB

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

"Não vai admitir ninguém mentindo", diz mãe de Davi após Mani anunciar fim de relacionamento

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Andreas Richthofen dá 1ª entrevista e diz que procura a irmã há 4 anos: "Tem assuntos pendentes"

Davi Britto e Mani - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Mani Rêgo quebra o silêncio sobre relação com Davi após polêmica: "Passo a ser um produto"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar