Publicado em 22/07/2020, às 08h53 - Atualizado às 09h06 por Yulia Serra, Filha de Suzimar e Leopoldo
Uma nova mutação foi identificada no coronavírus por cientistas britânicos. Denominada D614G, a variação apareceu na Itália, ao que tudo indica e traz uma mudança na “ponta” do vírus. Com a propagação da doença ao redor do mundo, essa alteração é encontrada em 97% das amostras atuais.
Os especialistas dizem que a mudança não leva a maior risco de morte ou internação, e lembram que os vírus tendem a sofrer mutações com certa frequência, mas com essa alteração afirmam que o vírus tem certa “vantagem seletiva e evolutiva” quando comparado ao anterior, isso porque nos estudos de laboratório o vírus apresentou melhor entrada nas células humanas.
Mesmo sem uma análise suficiente para garantir que essa nova versão é mais “transmissível”, os pesquisadores afirmam que a variação trouxe mudanças. Os professores Hyeryun Choe e Michael Farzan, da Universidade Scripps na Flórida explicaram à BBC, que a mutação na proteína “spike” parece ter facilitado que o vírus “se grude melhor e funcione com mais eficiência”.
Como a variante D614G da covid-19 é predominante no mundo atualmente, o estudo aponta que possui mais facilidade para se espalhar entre as pessoas. Mas não é motivo de pânico, de acordo com os especialistas, a maior parte das vacinas que estão sendo desenvolvidas nesse momento tem como base a região dessa proteína. Além disso, existem evidências de que essa nova versão é tão sensível à anticorpos quanto a anterior.
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Família
Padre Fabrício Rodrigues morre aos 29 anos após acidente com cavalo
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Família
Casal mineiro registra bebê com nome do primeiro faraó negro do Egito após Justiça negar
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Gravidez
Paolla Oliveira fala sobre gravidez e decisão de filhos aos 41 anos: "É libertador"