Família

É melhor você começar a tirar os sapatos antes de entrar em casa

A gente explica por que esse hábito pode ajudar na prevenção de doenças

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

sapato-dentro-de-casa

Os sapatos levam para casa as bactérias da rua (Foto: Shutterstock)

Imagina só a quantidade de coisas que nós pisamos na rua. Imaginou? Não precisamos descrever aqui, porque temos certeza que passou pela sua cabeça milhares de coisas sujas e nojentas. E precisamos lembrar que o seu sapato carrega tudo isso para dentro de casa.

“Existem mais de 400 mil bactérias que você pode transportar da rua, e o sapato carrega mais de 90% delas”, afirma a infectologista Raquel Muarrek, do Hospital e Maternidade São Luiz do Morumbi, mãe de Lorena, Luisa, Sofia e Samuel.

No Japão e em boa parte dos países asiáticos, é culturail tirar os sapatos antes de entrar em casa. Há um lugar onde você deposita seus calçados e depois fica descalço mesmo. Esse costume, para eles, nem está tão ligado à higiene, fazem isso como sinônimo de respeito ao dono do lugar.

Anúncio

FECHAR

Leia Também: 

Seis erros que devem ser evitados ao escovar os dentes

Conheça as 12 doenças mais comuns no primeiro ano de vida do seu filho

Crianças podem pegar pulgas e carrapatos de animais de estimação?

Como bons observadores, os cientistas começaram a estudar esse hábito. E pensando pelo lado da saúde, chegaram a conclusão de que os asiáticos estão certíssimos. “A principal bactéria que você pode trazer é a Escherichia coli, ela pode causar infecções urinárias e diarreia”, diz a infectologista.

E para quem tem filho pequeno isso se torna mais grave, porque essas bactérias são transmitidas por meio do contato físico. Se o bebê está na fase de engatinhar, por exemplo, pode passar a mão onde você pisou e acabar contraindo o micróbio.

“Essas bactérias podem causar conjuntivite, problemas respiratórios, disenteria, ou seja, uma série de doenças só pelo contato com a criança”, explica a especialista.

Mas não é preciso imitar à risca os japoneses, a médica deu uma dica para a gente. “Não é necessário ficar completamente descalço. O ideal é você ter um calçado que só usa dentro de casa. Assim quando você chegar, pode tirar os sapatos e levá-los até a lavanderia para fazer uma simples higienização na sola com água e sabão”.

Essa limpeza é importante para acabar de vez com as bactérias que você trouxe da rua e principalmente para a saúde do seu filho.

*Por Jéssica dos Anjos, filha de Adriana e Marcelo

Libertem as crianças! Sabia que elas passam menos tempo ao livre do que presidiários?