Família

Decorações de Natal: veja como deixar sua casa bem bonita para receber toda a família

Clássicas decorações para a árvore de Natal super funcionam, além de deixarem o ambiente lindo - Getty Images
Getty Images

Publicado em 20/12/2022, às 14h58 - Atualizado em 13/12/2023, às 14h58 por Giovanna Machado,


Nessa reta final para uma das datas mais importantes do ano, o mês de dezembro é o momento perfeito para se começar a arrumar a casa e colocá-la no clima natalino. Em época de reunir a família, trocar presentes e comemorar a vida, nada melhor do que uma boa decoração para criar essa atmosfera de celebração e união para esperar o bom velhinho. Confira então algumas dicas de enfeites para o Natalde 2023!

Natal em família (Foto: Reprodução/Getty Images)

O clássico que funciona

O que com certeza não pode fazer falta nesse especial momento é uma árvore de natal. Por isso, para que sua decoraçãofique bonita, é importante que ela seja muito bem enfeitada. Seguindo uma linha mais tradicional, com o costumeiro uso das cores vermelho, verde, branco, dourado e prateado, o uso de bolas com brilhos é interessante para seguir a temática. Além disso podemos incluir também laços e pisca-piscas para deixar tudo mais mágico.

Não podemos esquecer do mais importante, a estrela no topo da árvore.  Segundo a crença católica, uma estrela acompanhou e orientou a caminhada dos três reis magos até Belém, onde Jesus nasceu, por isso é utilizada no topo da decoração.

Clássicas decorações para a árvore de Natal super funcionam, além de deixarem o ambiente lindo (Foto: Getty Images)

Uma dinâmica muito interessante também é a de conforme os convidados forem chegando, os presentes serem deixados debaixo da árvore para que sejam dados em um momento especifico. Isso faz com que a famíliajá entre no clima natalino!

Uma linda entrada para receber os convidados

A guirlandaé um elemento que caracteriza o Natal, sendo assim, ela não pode faltar na sua decoração! O adorno tradicional é feito com a flor da época, bolas brilhantes e adereços dourados. Ele tem origem em um símbolo romano: oferecer um ramo de plantas e flores significava um voto à saúde. Quando colocamos na porta de casa, estamos desejando felicidades e bem-estar à família. Por isso, apostar nesse enfeite faz com que o ambiente se torne mais acolhedor, independente de como ele for.

Exemplo de uma guirlanda tradicional (Foto: Getty Images)

Mas caso você queira inovar e fazer diferente, existem maneiras criativas e mais simples de guirlandas. Algumas que contam com um aspecto clean, seguindo cores mais claras, como o branco, o prateado e o dourado. Investir em penas e plantas diferentes também é uma ótima opção, pois faz com que o objeto se torne mais refinado.

Guirlandas mais claras também são uma ótima opção (Foto: Pexels)

Para quem não gosta de muitos enfeites e prefere alguma coisa mais básica, a dica é só utilizar o arco de plantas ou o o de galhos, com apenas algumas bolinhas para dar um charme.

O básico que também funciona (Foto: Pexels)

Dicas para decoração da ceia de Natal

As mesas de Natal devem ser bonitas e funcionais e, por isso, usando itens disponíveis em sua casa é possível deixá-las lindas e cheias de estilo nessa data tão especial.

A mesa da ceia é uma parte importante para que a sua decoração de natal represente o espírito natalino (Foto: Getty Images)
  • Invista em cores

Escolher itens vermelho e verde fazem com que a mesa fique bem caracterizada para a temporada natalina. Essas cores podem estar em pratos, trilhos de mesa, guardanapos, entre outras coisas. Outras combinações de tonalidades, como dourado ou prata, também podem funcionar bastante, tudo isso para deixar sua mesa mais charmosa.

A mesa fica acolhedora para receber toda a família em uma deliciosa refeição (Foto: Pexels)
  • Na hora de servir a ceia, seja criativo!

Uma forma de dar mais charme à ceia de Natalé a forma de servi-la. A decoração dos partos é importante e você pode fazer isso de diversas maneiras. Procure usar os próprios alimentos para decorá-los, já que frutas e legumes são capazes de virar ótimos itens decorativos. E não esqueça de compor a mesa com um lindo arranjo de frutas e folhas, cortando-as de forma criativa e colocando-as na mesa de jantar. Além de tudo isso, as pinhas são ótimas para decorar a mesa e dá para usa-las como arranjo ou somente dispostas na mesa.

Mesmo a mesa tendo muitos itens, ela ainda fica organizada e bonita (Foto: Pexels)

Investir em comidas decoradas também é uma opção criativa e deliciosa para enfeitar a mesa. Doces e salgados em formatos de aspectos natalinos podem trazer um maneira divertida de inovar o cotidiano.

Comidas gostosas e criativas para enfeitar sua mesa (Foto: Pexels)
  • Velas natalinas

Velas com aromas é uma interessante opção de decoração. Uma vela vermelha perfumada no centro de mesa deixa tudo mais caprichado. Coloque o objeto no centro de alguns ramos e espalhe enfeites coloridos, sinos e pinhas em torno deles. Fitas vermelhas ou douradas envolvendo tudo isso também é um opção bem legal.

As velas trazem um aspecto mais acolhedor à mesa (Foto: Pexels)
  • Toalhas de mesa

Quando chega o Natal, muitos tecidos ganham estampas e novas caras de Papai Noel, estrelas natalinas, renas, flocos de neve e pacotinhos de presentes que dão um toque fofo e super gracioso em uma toalha de mesa de Natal. Investir em uma bonita toalha é de extrema importância para que a decoração fique harmoniosa – mas cuidado para não ficar poluída!

Toalhas brancas de renda, com bordados delicados, de crochês, com cores do Natal ou até mesmo as estampadas, são ótimas escolhas.

Toalhas brancas de renda são uma ótima opção (Foto: Pixabay)

Ornamentos

Enfeites como presépios, meias penduradas em diferentes cores, luzes pisca-pisca, bonecos de Papai Noel, renas e bonecos de neve, são uma opção divertida para que a decoração fique mais criativa.

Você pode deixar tudo mais bonito se deixar a criatividade rolar! (Foto: Getty Images e Pexels)

Enfeites em bancadas e mesas ficam incríveis para que a decoração seja mais caprichada. Faz toda a diferença na decoração!

Decorações bem natalinas trazem toda a vibe do natal para a casa (Foto: Pexels)

Apostar em globos de neve também é uma proposta diferente e bonita.

Globos de neve são delicados e fofos, vale a pena investir (Foto: Pexels)

Se você quer dar um toque pessoal à data, é possível encontrar diversas opções de faça você mesmo. Lettering, bolas de natal, e outros tipos de ornamentos natalinos. Poder colocar a mão na massa pode deixará o momento ainda mais especial, além de ajudar a economizar nos gastos de final de ano.


Leia também

Wanessa Camargo - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Wanessa Camargo muda de opinião sobre Davi e surpreende seguidores: "Nunca duvide"

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Família

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação

Fernanda, do BBB 24, já foi presa no Rio de Janeiro - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Prisão de Fernanda do BBB vem à tona depois de fala polêmica sobre os filhos

Fernando Sastre, dono de porsche que matou motorista - (Foto: Reprodução)

Família

Dono de Porsche sugere dar 1 salário mínimo todo mês para família de vítima

Mãe e filha - (Foto: Reprodução/Freepik)

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"

Casal e bebê - (Foto: Reprodução/Freepik)

Bebês

Casal coloca bebê de 3 meses para adoção por estar "ocupados demais com o trabalho"

Mica Rocha anuncia nascimento do terceiro filho, Henrique - Reprodução/Instagram

Família

Nasceu! Mica Rocha anuncia chegada do terceiro filho após complicação no pós-parto: “Eternamente grata”