Publicado em 15/09/2020, às 14h21 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo
Pela primeira vez desde maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou as orientações para a retomada das aulas presenciais nesta semana. Dentre as medidas, estão o distanciamento entre estudantes, higiene, máscaras para os alunos mais velhos e dezenas de outras precauções. De acordo com o que foi divulgado pela UOL, o recado apresentado pela organização orienta às autoridades a darem prioridade para a reabertura de escolas, e não de bares ou restaurantes.
“Em geral, a maioria das evidências de países que reabriram escolas ou nunca as fecharam, sugere que as escolas não foram associadas a aumentos significativos na transmissão comunitária”, revela a OMS. Apesar disso, a entidade reconhece que, em locais de intensa transmissão, a opção por fechar novamente uma escola deve ser considerada, principalmente onde há mortes crescentes e um número elevado de hospitalização. Mas fechar escolas deve ser considerado apenas como “última opção”.
Como apontado pela UOL, para os demais cenários, a recomendação é de manter alunos e professores em pequenos grupos que não se misturam, escalonar o início das aulas, intervalos, banheiro, refeições e horários finais, além de dezenas de outras medidas.
– Fora das salas de aula a determinação é de manter uma distância de pelo menos 1 metro tanto para os estudantes (todas as faixas etárias) quanto para o pessoal, sempre que possível.
– Dentro das salas de aula, uma abordagem baseada no risco deve ser aplicada para manter uma distância de pelo menos 1 metro entre os estudantes. Os benefícios da adesão ao distanciamento físico de pelo menos 1 metro dentro de uma sala de aula devem ser ponderados em relação aos ganhos sociais, emocionais, de desenvolvimento e de saúde mental decorrentes das interações entre as crianças.
– O professor e o pessoal de apoio devem manter pelo menos 1 metro de distância um do outro e dos alunos. Quando manter pelo menos 1 metro de distância não é prático ou dificulta o apoio aos alunos, os professores e o pessoal de apoio devem usar uma máscara.
– Em locais onde há apenas casos esporádicos da covid-19, crianças com menos de 12 anos de idade não devem ser obrigadas a manter distância física o tempo todo.
– Sempre que possível, crianças com 12 anos ou mais devem manter pelo menos 1 metro de distância umas das outras.
– Em locais sem casos de transmissão, crianças com menos de 12 anos de idade não devem ser obrigadas a manter distância física o tempo todo.
– Limitar a mistura de aulas e de faixas etárias para atividades escolares e pós-escolares.
– Crianças com menos de 5 anos de idade não devem ser obrigadas a usar máscaras.
– Para crianças entre seis e 11 anos de idade, deve ser aplicada uma abordagem baseada no risco para a decisão de usar uma máscara. Esta abordagem deve ser levada em consideração: a intensidade de transmissão na área em que a criança se encontra e dados disponíveis sobre o risco de infecção e transmissão nesta faixa etária.
– Também deve ser levado em consideração a capacidade da criança de cumprir com o uso apropriado de máscaras e a disponibilidade de supervisão apropriada de adultos.
– Impacto potencial do uso da máscara sobre a aprendizagem e o desenvolvimento psicossocial
– Considerações específicas adicionais e adaptações para ambientes específicos, tais como atividades esportivas ou para crianças com deficiências ou doenças subjacentes.
– Crianças e adolescentes de 12 anos ou mais devem seguir as diretrizes nacionais de máscara para adultos.
– O professor e o pessoal de apoio podem ser obrigados a usar máscaras quando não puderem garantir uma distância mínima de 1 metro dos outros ou quando houver uma transmissão generalizada na área.
– Todos os esforços devem ser feitos para garantir que o uso de uma máscara não interfira no aprendizado.
– Não deve ser negado às crianças o acesso à educação por causa do uso de máscaras ou da falta delas por causa dos baixos.
– Considerar o uso de ventilação natural (isto é, abrir janelas se possível e se for seguro fazê-lo) para aumentar a diluição do ar interno pelo ar externo quando as condições ambientais e os requisitos do edifício o permitirem.
– Garantir ventilação adequada e aumentar o fornecimento total de ar para os espaços ocupados, se possível.
– Se forem utilizados sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado, eles devem ser inspecionados, mantidos e limpos regularmente. Normas rigorosas para instalação e manutenção de sistemas de ventilação são essenciais para garantir que eles sejam eficazes e seguros.
– Criar um horário para a higiene frequente das mãos, especialmente para crianças pequenas, especificamente na chegada da escola e em certos momentos-chave da rotina escolar, inclusive antes do lanche e do almoço e antes da saída da escola; fornecer sabão suficiente e água limpa ou esfregar à base de álcool nas entradas da escola e em toda a escola e nas salas de aula, sempre que possível; assegurar distanciamento físico quando os alunos esperam nos pontos de higiene/lavagem das mãos usando sinalização no chão.
– Programar a limpeza regular do ambiente escolar diariamente, incluindo banheiros, com água e sabão/detergente e desinfetante. Limpar e desinfetar superfícies frequentemente tocadas, tais como maçanetas de porta, escrivaninhas, brinquedos, suprimentos, interruptores de luz, equipamentos para brincar, materiais didáticos usados pelas crianças e capas de livros compartilhados; elaborar listas de verificação para os limpadores das escolas para garantir que todas as tarefas diárias de higiene sejam realizadas e garantir o fornecimento de materiais de limpeza e proteção para o pessoal de limpeza, tais como equipamentos de proteção individual.
– Avaliar o que pode ser feito para limitar o risco de exposição, ou contato físico direto, em aulas de educação física, esportes, música ou outras atividades físicas e parques infantis, áreas molhadas (chuveiro/piscina) e vestiários, laboratórios de informática, bibliotecas, banheiros e refeitórios/cafeteria.
– Aumentar a frequência da limpeza na cantina, ginásio e instalações esportivas e vestiários. Fornecer estações de higiene das mãos nas entradas e saídas, estabelecer circulação unidirecional dos atletas através das instalações e limitar o número de pessoas permitidas no vestiário de cada vez; exibir informações claras sobre o número de pessoas permitidas na entrada das instalações individuais da escola.
– Estabelecer medidas de higiene respiratória e das mãos e distanciamento físico no transporte, tais como ônibus escolares. Se possível, as janelas dos ônibus devem ser mantidas abertas; fornecer informações para os alunos sobre o transporte seguro de ida e volta à escola, inclusive para aqueles que utilizam transporte público.
Família
Amanda Kimberlly posta novo vídeo com terceira filha de Neymar: “As caretinhas”
Família
Filha de Leonardo explica motivo de não ir ao aniversário do pai: “Bloqueando alguns inconvenientes”
Família
Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi
Família
Jade Magalhães dá detalhes de chá revelação do primeiro filho com Luan Santana
Família
Marido de Ivete Sangalo diz que criou a escola que as filhas estudam por motivo curioso
Família
Conheça Jade Magalhães: Modelo e influenciadora passou 4 anos separada de Luan Santana
Família
João Guilherme explica por que não foi ao aniversário de 61 anos do pai
Família
Filho de Ana Hickmann opina sobre casamento da mãe com Edu Guedes e resposta surpreende