Publicado em 14/03/2016, às 17h32 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h30 por Redação Pais&Filhos
Algumas crianças não conseguem assumir quando fazem algo errado e acabam fazendo aquela birra e até culpando outras pessoas ou situações. “Eles não entendem que todo mundo comete erros”, explica Kate Roberts, psicóloga de Boston, nos Estados Unidos.
A especialista indica que culpar outra pessoa é uma maneira de evitar a desaprovação e outras consequências negativas, como broncas e castigos. Mas, seguindo as dicas abaixo é possível fazer seu filho parar de repetir “Não fui eu” e aprender a ser responsável por seus atos.
Leia mais:
Saiba o que fazer para acabar rapidamente com um ataque de birra
Entenda a diferença entre manha e birra
Saiba o que fazer quando o seu pequeno faz aquela birra antes de dormir
Ligue os pontos
Ajude seu filho a entender a ligação entre causa e consequência, ou seja, entre o que ele faz e o que aconteceu. Rachel Robertson, diretor de educação e desenvolvimento da Bright Horizons Family Solutions em Watertown, Massachusetts, EUA, sugere que você use situações reais.
Por exemplo, você pode dizer: “Você tirou nota dez porque estudou” ou “Seus sapatos estão encharcados porque você pulou na poça”. Quanto mais experiência que ele conseguir identificar causa e efeito, mais fácil será para ele saber o que ocorre antes e depois de suas próprias ações.
Mantenha a calma e seja honesta
Se você quer que seu filho te conte a verdade e seja sincero quando questionado, tente manter a calma ao expressar o seu descontentamento sobre o comportamento dele, sugere Philip Dembo, autor do livro “he Real Purpose of Parenting: The Book You Wish Your Parents Read” (O verdadeiro propósito de ser pai: O livro que deseja que seus pais leiam, em tradução livre). Deixe também que ele saiba que todos cometem erros, mas é importante assumir e tentar corrigir.
Com isso, ele vai se sentir mais confortável para se confessar no futuro. Quando isso acontecer, converse sobre o que ele causou e o que poderia ter feito de forma diferente para melhorar. Não se esqueça de elogiá-lo quando for honesto.
Os terríveis 2 anos: saiba o que esperar da fase da birra
Não abra mão das regras
Todos nós temos nossos momentos de fraqueza e abrimos mão de algumas coisas em certas ocasiões, mas é preciso ser forte para não deixar aquela carinha fofa do seu filho te convencer a esquecer do ocorrido. Quando isso acontece, ele acha que não é preciso levar as regras a sério e tudo pode ser negociado. Para ser responsável, a criança precisa aprender a aceitar as consequências de suas palavras, ações e decisões, e única maneira de fazer isso é você ser resistente com as regras.
Acompanhe o progresso
Para incentivar o pequeno a seguir todos os combinados, tente fazer um desafio. Diga a ele que no começo de cada semana ele vai ganhar 5 pontos. Se ele fizer algo errado e não assumir, explique que vai perder pontos. Se ao final da semana ele não tiver perdido nenhum, combine sobre uma recompensa, como dormir um pouquinho mais tarde ou um passeio diferente.
* Traduzido do site da revista norte-americana “Parents”
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Família
Amanda Kimberlly fala pela 1ª vez sobre traição e filha com Neymar: “Fiquei calada por 9 meses”
Notícias 📣
Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"
Notícias
Terra irá passar por grande tempestade solar neste final de semana
Gravidez
Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"
Família
Namorado da Xuxa descobre que tem filho de quase 40 anos após teste de DNA