Criança

Os terríveis 2 anos: saiba o que esperar da fase da birra

Muita coisa acontece com a criança nesta fase: ganha autonomia, tem vontades próprias, entra na escola, e, muitas vezes, ganha um irmãozinho. Tanta novidade é responsável pela famosa crise que pode durar até os 4 anos

Mariana Setúbal

Mariana Setúbal

terrible two a crise dos dois anos

Eu quero! Eu queeeeeero! Eu não quero! Se você tem um filho entre 1 ano e meio e 4, deve ter ouvido várias vezes essas frases. Pronunciadas assim mesmo, em sequên
cia. Em poucos segundos o quero vira não quero, e logo vira quero de novo. O fato é: crianças nessa idade em geral não sabem o que querem. Aliás, sabem, sim: querem chamar a sua atenção, querem existir para os adultos e para elas mesmas. Nessa fase, percebem os seus próprios desejos com toda a intensidade e os colocam para fora, mesmo que aparentemente nem saibam direito quais são. Uma coisa elas sabem: que seus gritos e escândalos têm um efeito devastador sobre você.

Uma pesquisa divulgada em junho no Journal of Cognition and Development mostrou que crianças dessa idade sabem muito bem o efeito que seus sons causam nas outras pessoas. A pesquisa, feita pela Georgia State University, nos Estados Unidos, identificou que elas são capazes de adaptar o tom de sua voz (ou de seus gritos) de acordo com a situação. Ou seja: se querem que você preste atenção, são capazes de gritar e gritar e gritar.

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Terrible twos

Os “terríveis 2 anos” na verdade podem começar aos 18 meses e se estender até os 4 anos. Todas as crianças passam por essa fase, mas algumas com mais intensidade, outras menos.
“Eu não gosto de chamar essa fase de ‘terrible’. Deveríamos pensar ‘que bom!’ A criança, ao passar por esse período, demonstra que está se desenvolvendo de forma saudável, se diferenciando, percebendo seus desejos, percebendo o outro e o mundo a sua volta”, diz a psicóloga Daniella Freixo de Faria, mãe de Maria Eduarda e Maria Luisa. Ok, pode não ser terrível pra eles, mas é terrível para a gente, que fica exausta e sem saber o que fazer diante de um chilique!

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“A criança sente que tem de batalhar para que seus desejos sejam atendidos e faz isso a qualquer custo. Por isso aparecem muitas birras. A lista de desejos é voraz, incessante e não tem fim. Nosso importante papel como educadores é ensinar o ‘não’, a espera, o outro. Nós somos os primeiros ‘outros’ na vida dos pequenos”, diz Daniella.
Nós, adultos, também temos uma lista voraz de desejos, mas sabemos filtrar os mais importantes dos menos importantes, e sabemos transformá-los em projetos para, aí sim, com dedicação, espera e esforço, tentar conquistá-los. Sabemos que esses sonhos podem não acontecer e que podemos nos frustrar. Seu filho ainda não tem essas habilidades. Esse é o grande aprendizado que tem início nessa fase da vida e que será exercitado sempre, com vitórias e frustrações.

Declaração de independência

Tudo isso está relacionado a alguns marcos muito importantes do desenvolvimento infantil. “A criança começa a ganhar autonomia, a falar e a andar. Aprende a dizer ‘não’. Os sintomas de oposição e desafio estão ligados a esse ganho de autonomia”, lembra o psiquiatra da infância e adolescência Gustavo Teixeira, pai de Pedro Henrique e João Paulo, e autor de O Reizinho da Casa (Ed. Best Seller).

Agora seu filho sabe, definitivamente, que é uma pessoa e você é outra. A criança está se diferenciando do adulto e tem necessidade de mostrar isso – de maneira um pouco rude, sabemos. É como um adolescente, que precisa se distanciar do adulto (e muitas vezes discordar) para ganhar independência, para se perceber diferente, único. Ambas as fases são momentos de passagem, para ter maior autonomia. É por isso que muitos chamam esse período de a “adolescência” do bebê. Mas, calma, isso não significa que seu filho de 2 anos vai entender um papo-cabeça sobre o seu comportamento!

Você vai ganhar um irmãozinho! Oba!

Oba? Com todas as mudanças que ocorrem por volta dos 2 anos, é comum somar-se essa novidade, que pode ser linda para quem olha de fora, mas é um tanto complicada na cabecinha de uma criança. Para Rachel Micheletti de Barros, a “crise” do filho Guilherme, que agora está com 3 anos e 8 meses, foi agravada e prolongada pelo nascimento do irmãozinho Breno, que agora já tem 1 ano. “Gui nunca me deu trabalho e, do nada, começou a fazer birra e chorar por tudo”, conta.

A criança pequena percebe o amor da mãe e do pai pela atenção que recebe. Essa é a forma como sente a sua presença. Quando essa atenção diminui pelo nascimento do irmão, por exemplo, ela pode ficar insegura do amor que antes tinha como só seu. “Nessa idade, as crianças ficam mais distantes dos pais, seja pela entrada na escola, seja pelo nascimento de um irmão. O que elas querem é chamar a atenção, e fazem isso aprontando: se jogam no chão, por exemplo”, diz o pediatra Claudio Len, pai de Fernando, Beatriz e Silvia. Claro: a birra costuma ser uma maneira eficaz de chamar a nossa atenção. Quando a gente larga o que está fazendo para dar uma bronca, a criança consegue o que queria. “Quando você sente que a criança está chorando, fazendo birra demais, ali provavelmente existe a necessidade de dar uma atenção extra, de ficar mais perto. Sentar no chão para brincar, ver um filme junto, dar um passeio, valorizar a presença. Esses encontros trazem a segurança do amor”, diz a psicóloga.

A dica do pediatra é reservar pelo menos 30 minutos por dia para ficar só com a criança. Desligar celular, TV e computador. Sentar e brincar. “Não adianta apenas ficar levando na aula de natação, no parquinho, na festinha… Os pais acham que estão dando atenção fazendo essas coisas. Na verdade não, porque lá a criança vai encontrar outras pessoas e não tem a atenção dos pais. Se a mãe ficar meia hora por dia com o filho brincando em casa, reduz a ansiedade. A criança fica mais calma”, sugere Claudio.

Terrible threes

Alguns nunca ouviram falar nos terríveis 3 anos. Outros juram que essa fase é pior do que a dos 2 anos. A verdade é que não tem uma hora exata para o comportamento típico dessa idade começar e nem para terminar, isso, claro, varia de acordo com a personalidade do seu filho e a forma como você o cria.

“Que canseira! E pensar que eu tinha medo do terrible two, mal sabia eu que o terrible three era pior… Que fase!”, desabafou Monique Magalhães no Facebook. Seu pequeno Mateus, de 3 anos e 7 meses, começou a se comportar de maneira diferente ao completar 2 anos. Virou a chavinha no dia do aniversário. E foi piorando… “Ele ficou mais teimoso, mais desobediente. Parece que faz só para me contrariar, só pra não dar o braço a torcer”, conta. Essa postura opositiva é típica nas crianças dessa idade e pode ficar ainda mais intensa, dependendo de como o adulto lida com a situação. “Quando ele corrige com o castigo, grito, o tapa ou o ‘se você…’ , a criança constrói dentro dela a vontade e a necessidade de vencer o adulto. Até esquece qual foi a sua atitude, o foco vira vencer”, explica a psicóloga Daniella.

Em vez de entrar nesse embate, nós, pais, precisamos saber nos posicionar. Falar de maneira empática: considerar o desejo do seu filho e entender sua vontade é muito importante, mesmo que seja para negá-la depois. Se o embate se estabelece, adulto e criança sentem que precisam vencer, então forma-se um círculo vicioso perigoso, difícil e muito desgastante. Para vencer, o adulto precisa de cada vez mais força na hora de aplicar o castigo. A criança cria cada vez mais resistência. Por isso, provavelmente aos 3 anos as crianças têm ainda mais empenho e resistência em bancar os seus desejos e a situação parece mais difícil.

“Ao criarmos empatia e construirmos esse caminho com autoridade positiva, aplicando consequências, conversando, sempre dando opções às crianças, passaremos por essa fase de forma muito mais fácil e tranquila”, sugere a psicóloga. A Monique, mãe do Mateus, está no caminho certo: “Tento ser o mais natural e calma possível. Se fico nervosa, as coisas só pioram”. Mas ela assume: “Às vezes é difícil”. E é mesmo!

Para o psiquiatra Gustavo Teixeira, a calma é também importante para dar o exemplo. “A criança vê o comportamento de quem está perto e aprende por espelhamento. Se o pai resolve tudo com violência, ela vai assumir isso como correto”, diz.

E na hora da birra?

O maior erro é fazer aquilo que a criança quer com o objetivo de acalmá-la. Ou seja: durante um escândalo, abaixe e fale calmamente para a criança que quer muito compreender o que ela precisa e que por isso vai esperar ela se acalmar para conversarem. Dado esse recado, afaste sua atenção. De acordo com o estudo que citamos logo no começo da matéria, é possível pedir a uma criança de 2 anos que se acalme e escute o que está querendo dizer– não está fora de seu alcance entender isso.

Terrible Twos x Terrible Threes

Aos 2

• Aprende a falar NÃO e gosta de se opor aos pais
• Chora quando não tem atenção ou quando seus desejos não são atendidos
• Consegue escolher entre duas opções simples, como: “Você pega o brinquedo para o banho ou a mamãe pega?”
• Aceita ser conduzida para outra brincadeira quando está fazendo algo que não pode

Aos 3

• Já consegue construir frases e tem mais facilidade em expressar suas vontades
• Faz birras e grita quando não consegue o que quer
• Consegue escolher entre opções mais elaboradas, como: “Você prefere tomar banho agora, jantar e depois ter tempo para brincar; ou brincar por mais 10 minutos, depois ir para o banho, jantar e dormir?”
• Entende por que não pode fazer determinada coisa, se o adulto explicar. Também aceita ser conduzido para uma brincadeira permitida

Razões para amar os Terrible Twos

Descubra como pode ser uma idade ótima para memórias e descobertas:

1. Eles veem o melhor das pessoas: A vontade de sorrir e brincar com todo mundo pode contribuir muito para o desenvolvimento

2. Encontram felicidade nas pequenas coisas: São os prazeres simples que dão às crianças as maiores alegrias

3. Acreditam que beijos são mágicos: Seu gesto carinhoso é a ferramenta mais poderosa para o que as crianças mais precisam: amor, direção e segurança

4. São líderes na tomada de decisões: As vontades fortes podem deixar a mãe e o pai exaustos às vezes, mas eles são líderes naturais

5. Pensam fora da caixinha: Sem inibições e com a criatividade crua, eles têm seu próprio jeito de enxergar a vida

6. Têm espírito aventureiro: É a chance de realizar, testar limitações, pontos fortes e a capacidade de fazer as coisas acontecerem por conta própria

7. São pequenos ajudantes: Quando têm suas próprias tarefas, ficam felizes em ajudar os pais

8. Eles vivem o presente: Em vez de se preocupar com o passado, as crianças se concentram no que está diante delas

9. Ser capaz de se emocionar é uma qualidade que muitos adultos não têm e que é fundamental