Mais

Saiba o que fazer quando o seu pequeno faz aquela birra antes de dormir

Saiba o que fazer quando o seu pequeno faz aquela birra antes de dormir

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Os sinais são claros: olhos fechando, moleza e reclamações ou pedidos chatos sem muito sentido. O sono
chegou com força e a criança luta para ficar acordada…

Toda criança fica manhosa e mais irritada quando bate aquele sono. E isso não é culpa do desenvolvimento emocional do pequeno, afinal, quem não fica mais irritadiço quando não dormiu bem?

Só que, no caso das crianças, a solução da noite inteira de descanso não se aplica, já que eles ainda não sabem como conciliar o cansaço, o sono e as atividades, além de não entenderem que precisam apenas dormir para deixar aquela irritação de lado.

Anúncio

FECHAR

Os sintomas da irritação são comuns: choro, gritos e muita manha. Quando a criança estiver assim, mas sem uma cama por perto, o melhor é tentar acalmá-la, e não brigar ou discutir.

Esta mudança de humor nas crianças não causa nenhum problema quando é um sintoma isolado. Mas se seu filho fica irritado com frequência e tem dificuldades para dormir, o motivo pode ser outro. Entre as possíveis causas da irritação estão os problemas gástricos, como refluxo, que pode piorar com a ingestão de alimentos ácidos e cítricos.

Sem birra

As crianças começam a entender a importância do sono por volta dos 3 anos. Até lá, você deve criar uma rotina para evitar a irritação – quanto mais certos os horários de acordar, de dar uma soneca à tarde e de dormir, mais descanso e menos birra. Por isso, à noite, coloque a criança na cama cedo e aproveite bastante as manhãs, quando o pequeno (e você) estará mais calmo e descansado. Mesmo se você trabalha o dia todo, é possível ficar com a criança durante o café da manhã, por exemplo.

Mas, e se a criança não dormir e ficar irritada por ter medo de escuro, por exemplo? Evite deixar luzes acesas e use as lâmpadas de tomada, que iluminam o caminho, caso a criança acorde durante a madrugada e vá te procurar.

Não se irrite, achando que seu filho está mimado demais por causa da manha. É normal e toda criança passa por isso. Fique atento aos olhinhos se fechando, bocejos, chorinhos sem motivo. Nada que uma boa soneca não resolva!

Consultoria: Jorge Huberman, filho de Rachel e Dawid, é pediatra do Hospital Albert Einstein

Pais&Filhos TV