Publicado em 18/07/2016, às 13h43 - Atualizado às 15h03 por Redação Pais&Filhos
Quando chega a fase de a criança brincar para valer, começa também a época em que os pais enlouquecem com a bagunça do quarto. E aí, vem a dúvida: como deixar tudo arrumadinho sem acabar com a diversão? “Se cada detalhe for planejado cuidadosamente, é possível manter a decoração e a organização do ambiente sem muito esforço”, afirma a arquiteta Érica Salguero, mãe de Lorenzo.
Ela ressalta que, antes de comprar ou reaproveitar os móveis, é importante considerar a circulação no ambiente. Do contrário, os brinquedos podem comprometer a entrada do quarto. “Pensar nas divisões dos armários, assim como sua posição, também são fatores que ajudam na hora de arrumar a bagunça”, diz.
Outra dica de ouro de Érica é tirar as medidas do espaço para não comprar móveis muito grandes ou pequenos. “Faça um planejamento antes de comprá-los ou de contratar uma marcenaria, considerando a idade e as necessidades da criança”, destaca. Um tema mais aberto para a decoração também ajuda, pois os móveis poderão ser aproveitados quando a criança estiver maior.
E muita atenção para a segurança: nada de peças com pontas ou arestas que possam machucar a criança. “Coloque protetores em bordas pontiagudas para protegê-la de batidas e guarde os medicamentos em local onde ela não tenha acesso.”
Veja as sugestões da arquiteta:
Inclua os brinquedos na decoração do ambiente
Quando os brinquedos ficam aparentes em nichos vazados, prateleiras e estantes, é mais fácil para a criança achar o que procura, evitando uma bagunça desnecessária. Conforme Érica, é possível ainda planejar quartos como se fossem grandes brinquedos. “Faça um escorregador na cama e, aproveitando o vão em baixo, coloque nichos e gavetas”, exemplifica. Outra dica é colocar uma escadinha que dê acesso a uma casa de bonecas acima da cama, na qual pode incluir gavetas em seus degraus.
Melhores escolhas: baús, nichos e prateleiras
Com a ajuda de baús, caixas organizadoras transparentes, gavetas, cestos e estantes dá para organizar brinquedos, material de pintura, papéis e livros. Nesta hora, é fundamental escolher materiais de qualidade e seguros. “As crianças devem ter liberdade de acesso aos brinquedos, sem que haja risco de se machucarem.”
Não acumule brinquedos
Como as crianças se desenvolvem muito rápido, é natural que alguns brinquedos deixem de ser usados após algum tempo. Ou seja, fique atento às fases do seu filho, e não acumule itens velhos. O ideal é doar aqueles que seu filho não usa mais, segundo a arquiteta. “Além de fazer feliz uma outra criança, você vai ter mais espaço para guardar os brinquedos que realmente são usados”, finaliza.
Leia também:
42 imagens inspiradoras para a decoração do quarto do seu filho
O bebê cresceu! Saiba como adaptar a decoração do quarto
Saiba como fazer a decoração do quarto de uma criança alérgica a pó
Energia positiva! Decore o quarto das crianças seguindo o Feng Shui
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Família
Casal mineiro registra bebê com nome do primeiro faraó negro do Egito após Justiça negar
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"
Família
Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai