Publicado em 05/03/2016, às 09h59 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h30 por Redação Pais&Filhos
Com o passar do tempo, as necessidades das crianças vão mudando. Elas aprendem a usar o banheiro sozinhas, preferem os bonecos de personagens aos bichos de pelúcia, já não dormem mais no berço, entre tantas outras coisas. Com isso, também é indicado pensar em algumas alterações no quarto dos pequenos.
Leia mais:
Veja 7 dicas incríveis de decoração de quarto de crianças
Decore o quarto do seu bebê com um móbile feito de monóculos
Como escolher a iluminação do quarto do bebê
A primeira coisa que precisa mudar é o berço. Mas, não pense que só porque a criança está crescendo que é necessário uma cama padrão. Camas com formato de carro ou castelo de princesa, por exemplo, pode tornar este momento mais divertido. “Hoje em dia, temos variedade no mercado e as crianças amam”, afirma Érica Salguero, arquiteta e mãe de Lorenzo. Outra opção prática para os mais crescidos é inserir baús embaixo da cama para guardar brinquedos, livros e material escolar.
A especialista, que acabou de transformar o cantinho do filho, de 3 anos, também indica trocar as cores claras, características de quartos de bebê, pelas vibrantes. “Esses tons incentivam a criatividade e ajudam as crianças a terem mais energia para brincar, sonhar e imaginar”, explica.
Já Patrícia Cillo, arquiteta do escritório Figoli-Ravecca, de São Paulo, e mãe de Caio e Carolina, acredita que é necessário manter os tons pastéis porque eles ajudam a criar uma atmosfera calma e aconchegante. “Se ainda assim, o pai ou o filho quiserem cores mais fortes, é melhor que seja em apenas uma parede ou nos itens decorativos”, ensina.
Como melhorar a energia do quarto do bebê
Saiba como montar um quarto Montessoriano
Um cantinho de brincar para seu filho
Os objetos de decoração, aliás, também são responsáveis por tirar aquele aspecto de quarto de bebê. “Os ursinhos de pelúcia, por exemplo, podem ser substituídos por brinquedos, como bonecos temáticos e carrinhos”, aponta a arquiteta Patrícia Cillo. Outros itens que podem ser substituídos são o trocador e a poltrona de amamentação. “É possível deixar áreas mais livres para a criança brincar ou colocar uma mesinha de estudos”, acrescenta Patrícia.
Família
João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"
Família
Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho
Família
Nova frente fria e ventos fortes tomam de conta de metade do Brasil
Família
Poliana Rocha explica motivo de ter feito quarto só para filhas de Zé Felipe em mansão
Família
Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar