Família

Aprenda truques de como tirar manchas das roupas das crianças

É possível usar produtos que você tem em casa para limpar as peças

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: Shutterstock)

(Foto: Shutterstock)

Uma coisa é certa no dia a dia com os nossos filhos: crianças sujam muita roupa. Eles brincam, correm, se arrastam pelo chão, pintam e se lambuzam com aquela camiseta branca novinha também. Mas isso é ótimo, porque é muito importante para o desenvolvimento delas. Sabemos, no entanto, que muitas vezes é difícil tirar as marcas dessas aventuras das roupas.

A blogueira Lucy Mizael, do site dicas da Lucy, mãe da Luma, nos contou truques que facilitam a limpeza das roupas das crianças. Ela já testou todas e afirma que são eficazes. Veja o que fazer em cada caso:

Manchas de gordura e óleo

Anúncio

FECHAR

Bata-frita, frango frito, bolinho de chuva. Tudo que é gorduroso pode sujar. Então na hora de lavar é só aplicar qualquer detergente puro, com a roupa seca, em cima do local afetado e esfregar. Deixe o produto agir por uns 10 minutos e depois coloque na lava-roupas normalmente.

Mancha de canetinha

Eles usam na escola, em casa para desenhar, mas a maior parte que fica colorida são as roupas, né? As canetinhas hidrocor e marca textos saem facilmente com removedor demaquilante em óleo (em creme não serve). Você aplica o demaquilante, esfrega e deixa agir por alguns minutos. Depois é só lavar normalmente.

Mancha de sangue

Criança sangra com qualquer machucado, por menor que seja. A gente sabe que sangue é difícil de sair das roupas. A Lucy diz que um sabonete branco, aquele comum mesmo, resolve o problema. Com a roupa ainda seca, você aplica o sabonete molhado na região onde está a mancha, esfrega e o sangue sairá. Caso não saia da primeira vez, repita. É importante o sangue ser tirado completamente antes de colocar na máquina para lavar com as outras roupas.

Mancha de chocolate ou café

Essas são manchas difíceis de tirar por causa da coloração do café e do chocolate. Para esses casos é indicado fazer uma mistura.

Use 1 colher de sabão em pó ou líquido com 1 colher de bicarbonato de sódio (se você optar pelo sabão em pó, precisa adicionar uma colher de água). Misture até formar uma papinha e aplique sob a região da mancha. Deixe agir durante 10 minutos, depois esfregue com uma escovinha até retirar a mancha e lave normalmente.

Roupa encardida 

A Lucy nos contou um truque que inventou para limpar as roupas encardidas da filha. Anota aí o que você vai precisar:

1 balde com água morna do chuveiro

1 xícara com sabão em pó

1 xícara com álcool líquido

2 medidas com alvejante em pó sem cloro para roupa colorida

Você deve despejar todos esses itens no balde com água e mexer bem, depois colocar as roupas dentro. É preciso deixar de molho durante 6 horas e após esse tempo retirar as roupas do balde e lavar normalmente na máquina.

Leia Também:

9 dicas para congelar papinha

7 dicas para te ajudar a fazer faxina

50 dicas para as mães não enlouquecerem com a rotina

* Por Jessica dos Anjos, filha de Adriana e Marcelo.