Família

Pesquisa mostra que consumo de refrigerante é maior a partir de 10 anos

A pesquisa foi feita com mais de 36 mil pessoas acima de 10 anos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

refrigerante-escola

(Foto: Shutterstock)

O refrigerante é a bebida industrializada mais consumida entre crianças e adolescentes, correspondendo a 97% dos que estão na faixa de 10 a 12 anos. Isso é o que afirma o EGM (Estudo Geral dos Meios), realizada pela Ipsos Brasil. Na mesma faixa etária, o consumo de achocolatado, leite aromatizado e sucos também segue a mesma tendência.

O levantamento foi feito entre janeiro a dezembro de 2015 em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília. Foram entrevistadas mais de 36 mil pessoas acima de 10 anos.

Sucos industrializados são o segundo item com maior nível de consumo, com adesão de 93% entre aqueles na faixa etária de 10 a 12 anos, seguido por achocolatado, consumido por 86% dos entrevistados nessa faixa de idade.

Anúncio

FECHAR

O produto com menor índice de consumo é o leite aromatizado, mas está presente na dieta de 43% das crianças e adolescentes entre 10 e 12 anos.

A pesquisa revela ainda que o consumo dessas categorias diminui conforme aumenta a faixa etária, sendo menor entre adultos e idosos. No caso de refrigerantes, o consumo continua acima de 80% mesmo entre aqueles com mais de 30 anos e acima de 70% entre pessoas com mais de 40 anos.

“Os dados refletem o comportamento social e são diretamente proporcionais ao tamanho da oferta para consumo nas diferentes faixas etárias”, diz em nota  Diego Pagura, diretor de negócios da Ipsos Connect, unidade responsável pelo estudo.

Recentemente, a Coca-Cola, Ambev e PepsiCo mudaram a venda de refrigerante em escolas no país. Saiba mais na nossa matéria.

 

Leia Também:

Obesidade também é desnutrição

Cantinas escolares substituem doces e salgados por pratos saudáveis

Hipotireoidismo infantil: saiba quais sãos as causas e os sintomas

Mãe transforma alimentos orgânicos em personagens de filmes