Especiais

Prazer sem culpa: 8 coisas que as mães devem fazer para relaxar

Separar um tempo para si mesma e fazer o que gosta faz bem para a saúde

selo_seminario_oficial
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

abre

Encontrar com as amigas para bater papo é importante para o bem estar das mães (Foto: Shutterstock)

Sabemos que mães estão constantemente colocando seus interesses de lado na tentativa de cuidar de tudo e todos, o tempo inteiro. Mas, isso não é bom para saúde, segundo a psicóloga americana Ann L. Dunnewold. “Pequenas doses do que você gosta são importantes para o bem estar. Isso não significa ser egoísta”, alerta a especialista. Sendo assim, selecionamos oito dicas do que é possível fazer para si  mesma para se sentir melhor e, o mais importante, menos culpada.

Leia mais:

Conheça os palestrantes do Seminário Internacional Mãe Também é Gente

Anúncio

FECHAR

Conheça 17 hábitos que as mães muito felizes têm

Entenda a importância da amizade entre mães de primeira viagem

1 – Separe 10 minutos de intervalo para fazer algo prazeroso 

Se ainda tem dificuldade de ficar longe do seu filho, comece tirando pequenos intervalos de 10 minutos ao longo do dia. Apenas sentar-se confortavelmente para descansar pode ser o suficiente para continuar as tarefas da rotina com mais calma.

Sherry Richert Belul, empresária de São Francisco, cidade na Califórnia, nos Estados Unidos, mãe de uma criança de 9 anos, já adotou esse truque e conta que tem dado certo. “Uso esses breaks para caminhar, ir até a esquina para comprar uma flor para mim ou mesmo para escrever. Assim, consigo relaxar sem gastar muito ou ter que ficar tanto tempo longe do trabalho ou da família.”

2 – Durma bem

Por mais difícil que possa parecer, tente dormir pelo menos sete horas por noite. Afinal, não descansar o necessário pode acarretar irritabilidade, impaciência e dificuldade de concentração – tudo o que as mães não querem. Conforme vão crescendo, as crianças passam a dormir mais horas e o ideal é que a mãe comece a fazer o mesmo.

E não é só isso. Há razões ainda mais importantes que comprovam que sono não é simplesmente luxo. Pesquisas apontam que existe uma relação intima entre sono e imunidade. “A privação do sono pode fazer com que você fique doente e cansado. Se não conseguir dormir bem, tente cochilar, pelo menos, 15 minutos depois do almoço”, indica Nina Radford, mãe de dois filhos e diretora de medicina cardiovascular na clínica Cooper, em Dallas, no Estados Unidos.

3 – Saia com amigos

Amizades e interações sociais também são apontadas como benéficas para a saúde. Por isso, não fique muito tempo ser ver seus melhores amigos, mãe. Michelle Branco, mãe uma criança de 3 e outra de 6 anos, afirma que a dica a faz bem. “Uma vez por mês, faça chuva ou faça sol, me junto com amigas para tomar um café e fofocar. Com isso, aprendi que não preciso de um dia inteiro em um SPA para recarregar as energias”, conta.

Existe vida além da maternidade!

9 tarefas que você pode delegar

4 – Aprenda a relaxar em casa

Engana-se quem pensa que é necessário um dia inteiro fazendo massagens para descansar. Claro que não há quem não resista umas boas horas em um SPA, mas nem sempre isso é possível. Então, permita-se desligar das preocupações em casa mesmo. É possível tomar um banho com um sabonete de aroma relaxante, apreciar um chá calmante ou ler um livro inspirador.

“Fazer o que te ajuda a se conectar consigo mesma pode ser muito relaxante, especialmente em um mês com muito estresse”, explica Renee Peterson Trudeau, autor do livro “The Mother’s Guide to Self-Renewal: How to Reclaim, Rejuvenate and Re-Balance Your Life” (Guia da mãe para auto-renovação: Como Recuperar, rejuvenescer e Re-equilibrar a sua vida, em português)

5 – Coma chocolate

Mais uma validação para comer aquela delícia sem culpa. Um recente estudo sueco, realizado durante um período de nove anos, mostrou que as mulheres que comiam uma a duas porções de chocolate por semana tiveram uma redução de 30% no desenvolvimento de doenças cardíacas. Mas, se beneficiar, é essencial lembrar que o doce precisa ser na versão amarga.

miolo

Comer chocolate faz bem para a saúde, de acordo com pesquisas (Foto: Shutterstock)

 6 – Curta a natureza

Visitar um parque ou um jardim pode fazer maravilhas pelo seu humor. A psicóloga Dunnewold indica que até observar belas paisagens na televisão ajuda. “Pesquisas mostram que passar um tempo com a natureza pode rejuvenescer e auxilia a lidar com o estresse”, confirma;

7 – Dance

Uma boa aula de dança pode beneficiar a circulação sanguínea, reduzir o risco de desenvolver diabetes e pressão alta, além de liberar endorfina – conhecida como o hormônio da felicidade e do bem estar. Aposte em salsa, valsa, dança do ventre ou tango na academia ou até mesmo em casa e divirta-se.

Existe noite romântica depois da gravidez sim! Saiba como planejar

Veja a programação do Seminário Internacional Mãe Também é Gente

8 – Vá ao cinema

Sozinhas ou acompanhada, assistir a um filme – do gênero comédia, de preferência – no escurinho do cinema é uma ótima alternativa para as mães esquecerem as preocupações por alguns momentos. Se tiver acompanhada, o benefício ainda se estende para o relacionamento.

*Traduzido do site da revista americana Parents

O tema “Para ser mãe você não precisa deixar de ser mulher” e “Ser mãe melhora a cada dia” serão abordado por Luiz Hanns no nosso Seminário Internacional “Mãe também é gente”, que ocorrerá dia 15 de maio no WTC (World Trade Center São Paulo), na zona sul de São Paulo. Inscreva-se aqui.

rodapé novo correto