Publicado em 19/08/2020, às 09h53 - Atualizado às 10h13 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo
Daniela Guedes não sabia que teria um filho com Síndrome de Down até o nascimento do bebê. Durante a gestação, a família descobriu que a criança tinha uma disfunção renal e a mãe de Clara, 13 anos, Bia, 8 anos e Francisco, 3 anos, chegou a passar por uma cirurgia intrauterina para desobstrução da uretra do bebê. Mas nenhum sinal da Síndrome de Down. Foi no dia do nascimento que os médicos e a mãe perceberam que Francisco tinha algumas características diferentes, segundo ela, relacionadas ao esteriótipo do portadores dessa síndrome. “No dia do nascimento mesmo, ao conhecê-lo, perguntei sobre essas diferenças e cogitei que seria Síndrome de Down. Os médicos disseram que sim, que a possibilidade era grande! Disse na hora para meu marido e para meu cunhado, que é médico: “tudo bem, vamos em frente.” , relembra.
O diagnóstico só veio quando Francisco – ou como ele é mais conhecido, Super Chico – completou dois meses. Antes disso, no entanto, Daniela já havia conversado com o marido, Carlos Alberto Bombini, sobre a rotina com o novo membro da família. “Conversei com meu marido no dia seguinte ao nascimento do Chico e combinamos: levaremos a vida de forma leve e feliz e a rotina das meninas tem que continuar igual”, explica. Advogada como é, a mãe logo encontrou uma forma de garantir essa felicidade no dia-a-dia: criando o ‘Código da Felicidade‘.
Com artigos claros, o código foi criado por Daniela pouco tempo após o nascimento do filho. Assim, a felicidade, que sempre foi presente na casa da família, passou a se tornar ainda mais palpável. Com regras como “É livre a distribuição de sorrisos“, a mãe encontrou uma forma leve e divertida de passar por todos os problemas que viria a enfrentar. As filhas mais velhas? Entraram na onda, claro! “As meninas dão risada quando falo do Código, mas seguem, sim, porque existe o exemplo dentro de casa”.
O Código da Felicidade foi totalmente construído por Daniela, com base na Constituição Federal de 88. “Sentei um dia no sofá de casa com a Constituição em mãos, e fiz pesquisas na internet sobre a felicidade, sobre regras para ser feliz e aprimorei o que tinha em mente”. O resultado saiu cerca de meia hora depois. “Em casa optamos pelo caminho da felicidade. Claro que temos dias mais tensos e complicados, mas sempre vai ter um para lembrar que optamos por levar tudo de forma mais suave. Sempre um ajudando o outro”, conta.
Você provavelmente já ouviu falar sobre o bebê que motivou a criação do Código da Felicidade. Com mais de 189 mil seguidores no Instagram, Francisco, ou melhor, Super-Chico, encanta os internautas com as histórias de superação. Recentemente, o bebê mostrou novamente a força que tem e conseguiu vencer mais uma batalha! Dessa vez contra o coronavírus. Os internautas e jornais de todo o Brasil comemoraram junto quando ele saiu da UTIapós 13 dias internado.
O menino, que nasceu prematuro, já passou por sete cirurgias devido a problemas renais, cardíacos e hipotireoidismo, além de uma displasia pulmonar herdada pelos três meses de entubação. A página de sucesso nas redes sociais, aliás, foi criada pela mãe para atualizar os amigos e familiares sobre a saúde do bebê. “Não estava conseguindo dar conta de responder às centenas de mensagens que recebia diariamente. Como Chico, após nascer, ainda permaneceu na UTI por 6 meses, passei a dar boletins diários sobre a saúde dele nas redes sociais, e as pessoas passaram a vibrar com as melhoras dele; algumas ainda diziam que a luta de Chico davam força para continuarem, que Chico era o “remedinho” diário delas. Após sua saída do hospital, ele foi para “home care”, permanecendo até hoje em internação domiciliar. Continuei com nosso dia-a-dia e Chico foi conquistando um número cada vez maior de pessoas”, relembra.
Daniela e a família não tinham ideia que as vitórias do garoto iriam tomar a proporção que tomaram. “Não esperava, porque era tudo muito natural, era o nosso dia-a-dia. Eu ainda não tinha a consciência do quanto a internet ia longe, era globalizada, era infinita na verdade. Percebi que algumas pessoas tinham uma carência de sentimentos bons e Chico trazia esse conforto à elas”.
Mas o que é, afinal, essa tal de felicidade? Para Daniela, felicidade é “saber que todos que convivem com você te amam”. A experiência tão singular da mãe com essa palavra tão forte será reforçada no 9° Seminário Pais&Filhos, intitulado “A tal da felicidade”. “As pessoas precisam falar mais sobre o que traz felicidade para elas, principalmente em um período com essa energia tão esquisita”, reforça
Família
Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Fenômeno raro 'chuva negra' atingirá região do Brasil após frente fria
Família
Beiçola de 'A Grande Família' é recusado em Retiro dos Artistas após despejo: "Não há vagas"
Família
Frases que ditas pelos pais podem aumentar a autoestima dos filhos
Saldão Motorola
Ofertas do dia: descontos de até 51% nos smartphones da Motorola