Especiais

Semana Mundial da Amamentação: por que devemos comemorar?

Ministério da Saúde coordena a data desde 1999, e a conscientização sobre o tema vai além da alimentação do seu bebê

Publieditorial

Publieditorial

image001-1

Foto: Shutterstock

Entre 1 e 7 de agosto se celebra a Semana Mundial da Amamentação (SMAM) – mas você sabe de onde vem essa data? A comemoração foi idealizada pela World Alliance for Breastfeeding Action (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno, em tradução livre) buscando mobilização de todos os segmentos da sociedade em prol da amamentação. A semana é celebrada em mais de 150 países.

Desde 2009, a SMAM foi instituída no Brasil. Coordenada pelo Ministério da Saúde, será comemorada pela primeira vez em agosto, agora Agosto Dourado, o mês do aleitamento materno.

Amamentar, mais do que alimentar, estimula o afeto e protege contra várias doenças. Na Semana Mundial da Amamentação, é sempre válido lembrar: amamentar é a prática mais econômica e eficaz para a redução da mortalidade infantil, diminuindo a ocorrência de diarreias, afecções perinatais e infecções, principais causas de morte de recém-nascidos. Além disso, protege a saúde da mulher, pois reduz as chances de desenvolver câncer de mama e de útero.

Anúncio

FECHAR

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Programa das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de seis milhões de vidas de crianças são salvas a cada ano por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de vida. A recomendação do Ministério da Saúde é que as crianças sejam amamentadas até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até o sexto mês de vida.

Em 2016, a revista britânica The Lancet, umas das mais prestigiadas publicações científicas do mundo, fez uma série de reportagens sobre aleitamento materno, destacando como essa prática potencializa oportunidades econômicas e de desenvolvimento para os países. O Brasil foi destaque na série pelo sucesso na construção de um contexto de apoio político e social para a promoção do aleitamento materno – bacana. não é?

Por isso, vamos reforçar essa ideia: a amamentação precisa de apoio e proteção. É importante que haja parcerias para apoiar as mulheres, crianças e suas famílias no período da amamentação. E muitos podem ser parceiros: profissionais de saúde, educadores, empregadores, legisladores, juristas, governantes, celebridades e toda a sociedade. Comemore a Semana Mundial da Amamentação!

 

Leia também:

Boa Notícia: escola cria sala de amamentação

A primeira amamentação das nossas leitoras

Hoje é o Dia da Amamentação; sabia que não faz bem só para o seu filho?

Pais&Filhos TV