Especiais

De olho no alicerce

A conservação dos prédios é fundamental, já que a maioria é pensada para ser uma escola, mas não para abrigar crianças - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 29/11/2015, às 17h03 - Atualizado em 01/07/2016, às 16h23 por Redação Pais&Filhos


Um dos passos mais importantes rumo à independência dos nossos filhos é a escola. Ficamos com o coração na mão: será que meu filho vai gostar? Será que os professores serão severos demais? Mas a pergunta campeã é: como eu escolho a escola ideal para meu filho? Tem mil coisas que você deve considerar ao fazer essa escolha, e, além das questões de pedagogia, estilo de ensino, muitos pais ficam preocupados em relação à segurança e saúde dos filhos no colégio.

Para Miguel Emsters, pai de Thiago, Bruno Matheus e Letícia Marin, e analista de responsabilidade social da Unimed de Blumenau, a primeira coisa a se observar é a distância entre a escola e a sua casa. “É fundamental que a instituição seja próxima da casa da criança ou do trabalho dos pais, para que o acesso seja fácil em caso de emergência”, diz. Ele afirma ainda que a conservação dos prédios é fundamental, já que a maioria é pensada para ser uma escola, mas não para abrigar crianças.

Uma estrutura adequada é essencial para que a criança experimente o aprendizado por completo. Preste atenção nos detalhes e faça todas as perguntas que achar necessárias. Observe se os pisos não são lisos demais, os antiderrapantes são importantes para evitar tombos. As colunas precisam ter a forma arredondada, sem quina. Olhe as janelas das salas. Nada de vidro quebrado, janela enguiçada ou sem grade, as salas de aula precisam de ventilação sem apresentar riscos.

Leia também

Como escolher a melhor escola pra seu filho?

Escolha da primeira escola: saiba no que prestar atenção

Em busca da escola perfeita

“Outro ponto é o preenchimento do chão dos pátios e das quadras esportivas com materiais que não machuquem tanto… Cimento, por exemplo, pode causar acidentes feios nos joelhos das crianças”, diz Miguel. Fique também de olho nas tomadas. É comum que as salas de aula sejam cheias delas para ligar rádio, ventilador, projetor… Todas precisam estar revestidas e protegidas, não importa a idade dos alunos. O ideal é que as tomadas estejam localizadas em lugares mais altos. Por falar em ventiladores, ter opções para deixar as crianças mais confortáveis e espantar  o calor é fundamental.

Cuidados

Veja se os banheiros estão em condições de uso. Filtros de água em todos os bebedouros são muito  importantes para manter a saúde das crianças. “Os pais também devem perguntar aos responsáveis pela escola se o local está equipado de acordo com os padrões, com extintores de incêndio, por exemplo”, explica. Nas escadas, não pode haver objetos que obstruam a passagem em caso de emergências. Leve seu próprio checklist. Veja se a criança se sente confortável com o lugar e se os professores são bem capacitados. Depois, é só comprar o uniforme, a lancheira… aí começa outra história!

Saiba mais sobre o assunto assistindo ao nosso vídeo do “Esperar Pra Quê?” sobre a difícil escolha da escola.


Palavras-chave

Leia também

Carol falou nas redes sobre a decisão do filho - Reprodução/ Instagram @carol_nakamura

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada - Reprodução Instagram

Família

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada

Belo conta que não está solteiro - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Anderson Leonardo morre e filha faz desabafo nas redes sociais - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Nomes bíblicos femininos - (Foto: Unsplash)

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades” - Reprodução/Instagram

Família

Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”