Mais

Escolha da primeira escola: saiba no que prestar atenção

A hora de entrar na escola causa insegurança nos pais, mas prestar atenção em alguns detalhes torna a decisão mais simples

A REDAÇÃO PAIS&FILHOS

 

shutterstock_198738434

Na hora de colocar o filho na primeira escola, surgem muitas dúvidas. Saber a idade certa, o lugar ideal e o tipo de ensino que mais combina com a sua família são alguns dos passos mais importantes para se pensar nesse momento.

Anúncio

FECHAR

O primeiro passo é entender que não existe uma idade ideal. De acordo com especialistas, o ingresso em uma escola deve acontecer conforme a necessidade da família. O pedagogo Marcelo Cunha Bueno, pai de Enrique, diz que a família tem que fazer a escolha pensando na experiência da criança, sem pressão: ”Não tem a ver com acúmulo do conhecimento, mas com a experiência do sensível, tem a ver com a experiência do inédito e tem a ver, para criança pequena, com a experiência do ser e estar no mundo”, ele destaca.

Outra dúvida recorrente é sobre o método de ensino, que vai desde o tradicional até construtivista, passando por vertentes mais específicas como a Montessori e Waldorf. Para resolver essa questão, é necessário conhecer as opções e analisar a que mais combina com a família, de acordo com a Dra. Mirna Akemi, pediatra da Unimed Guarulhos, mãe de Miriam, André e Erick. Ela explica que “o método de ensino da escola sempre deve combinar com o estilo de vida dos pais”, mas ressalta que é importante o espaço ser equipado de acordo com as necessidades de cada fase da criança, como os brinquedos adequados, instalações e alimentação.

Além disso, é extremamente importante que o diálogo entre escola e pais seja aberto. Poder conversar com os professores e saber como a criança está reagindo à rotina traz mais segurança aos pais.
Por fim, a opinião das crianças conta muito. Nesse ponto, a dica não falha: ao visitar um novo espaço, veja como o seu filho reage. Se ele ficar feliz, o rumo está correto.

Veja mais episódios da série Esperar Pra Quê: