Criança

“Ter amigos significa ter saúde”, afirma Renata Bento

Você já pensou o quanto um amigo é importante?

Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

untitled-design-41

(Foto: Shutterstock)

Dia 20 de julho é comemorado o Dia do Amigo aqui no Brasil. Um dia para lembrar o quanto aquela pessoa, que você chama de amigo, é importante na sua vida. Esses relacionamentos devem ser cultivados desde pequeno. As amizades ajudam na nossa formação emocional e social.

“A criança começa a interagir com outras pessoas a partir dos dois anos de vida”, afirma Renata Bento, psicóloga e psicanalista, membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, mãe de João Pedro e Eduardo Luiz. Segundo a especialista, seu filho vai começar a entender o conceito de amizade quando ele for para a escola, normalmente com seis anos. “A partir dessa idade ele começa a entender que se identifica com algumas crianças e escolhe se aproximar daquelas que deseja por perto”.

A psicóloga afirma que ter amigos significa ter saúde. “Quando uma criança consegue fazer essas interações ela aprende a compartilhar, a ser paciente, ter compaixão e por aí vai. Aquelas que não têm laços de amizade, se isolam”, explica Renata. E a responsabilidade é sua de incentivar seu filho a criar essas conexões. Como fazer isso? Interferindo menos! “As crianças conseguem se entender, mas os pais precisam proporcionar esses encontros nas creches, nos parques e nos encontros com seus amigos”, aconselha. Procure manter as amizades que seu filho escolheu por perto. Você sabe como isso é importante se pensar nos seus próprios amigos.

Anúncio

FECHAR

 

Leia também:

5 sinais de que você se casou com seu melhor amigo

Crianças que dormem pouco envelhecem mais rápido, afirma estudo

Você está pronta para lidar com o melhor amigo do seu filho? 

Pais&Filhos TV