Criança

Suas dúvidas sobre saúde ocular respondidas pelo nosso Dr. Claudio

Claudio Len, é nosso megaconsultor, médico do departamento Materno Infantil do Hospital Israelita Albert Einstein

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

young-girl-in-warm-blue-wool-hat-picture-id626686252

(Foto: Getty Images)

Segundo o doutor Claudio a visão é o aspecto que ele mais observa nas consultas dos bebês. “Desde os primeiros meses de vida. De um modo geral os bebês conseguem acompanhar o movimento de objetos (especialmente a face dos pais) entre 1 e 2 meses de vida”, explica o pediatra. Entre 2 e 3 meses eles já enxergam bem de perto (cerca de 1 metro), e com 4 meses já enxergam muito bem de longe, com atenção.

As crianças devem fixar o olhar nos olhos dos pais logo nos primeiros meses, e são muito interessados em tudo que se mexe. O médico aconselha que você acompanhe com atenção esse desenvolvimento, que é muito rápido. “Alguns achados, como lacrimejamento e estrabismo, são comuns nos primeiros 6 meses e, normalmente, desaparecem no segundo semestre de vida”, acalma doutor Claudio. A persistência desses sintomas deve ser comunicada ao pediatra, que pode encaminhar para o oftalmologista para uma avaliação mais detalhada.

Minha filha tem 2 anos e 5 meses. Percebo que ela coça muito os olhinhos, não sei se é só coceira ou é ardência. Isso pode indicar algum problema?
Eliene Grillo, mãe de Amanda

Anúncio

FECHAR

A sua filha pode estar coçando o olho por vários motivos, inclusive hábito e alergia. No entanto, essa atitude pode estar relacionada a alguma doença oftalmológica. Portanto, recomendo uma avaliação por oftalmologista pediátrico para esclarecimento diagnóstico.

Minha bebê tem 3 meses e adora quando a TV está ligada. Bebês nessa idade podem ver TV? Por quanto tempo?
Heloisa Giardini Oliveira, mãe de Júlia

Os bebês estão descobrindo o mundo e gostam de olhar para tudo o que se movimenta e emite luz. E o interesse fica ainda maior quando faz algum barulho. Daí o grande interesse por aparelhos de TV, tablets e celulares. De acordo com a Academia Americana de Pediatria, o tempo de tela recomendado para crianças de até 2 anos de idade é zero. Logicamente, períodos curtos e sob supervisão podem ser tolerados. E nada de tela perto da hora de ir para a cama! O tempo de tela excessivo reduz o tempo de convívio com os pais, que é importante nessa fase
do desenvolvimento. Pense nisso!

Minha filha tem 7 anos e nunca foi ao especialista. Não notei nenhuma alteração ou queixa dela, ainda assim é interessante marcar uma consulta?
Patricia Miranda, mãe de Heloísa

Na minha prática diária oriento uma primeira consulta oftalmológica entre os 12 e 18 meses meses de idade. Nos casos de problemas de visão na família, essa consulta pode ser ainda antecipada, mesmo em crianças que aparentemente enxergam muito bem. Alguns problemas podem passar desapercebidos pelos pais, uma vez que as crianças conseguem enxergar muito bem com um olho só. Portanto, recomendo que você leve sua filha a um oftalmologista para uma consulta de rotina.

Por que os olhos do meu filho ficam vermelhos quando bate o flash da câmera?
Gabriela Piza, mãe de Yonan

Quando a luz do flash atinge o fundo de olho, onde está a retina, ela reflete a coloração alaranjada ou avermelhada dos vasos sanguíneos. Daí a coloração avermelhada na imagem. Se na foto um dos olhos aparecer branco, pode ser um sinal de doenças, como catarata congênita, retinoblastoma e outras alterações de fundo de olho. É importante deixar claro que essas complicações são incomuns, mas uma avaliação no oftalmologista é indispensável.

Leia também:

Ivete está grávida de gêmeos! Olha só a foto que ela postou em seu Instagram

4 maneiras de evitar tombos durante a gravidez 

Tire suas dúvidas! Pode alimentação durante o trabalho de parto?

Pais&Filhos TV