Criança

Quanto seu filho precisa comer? Saiba como planejar as refeições diárias sem estresse

iStock

Publicado em 30/04/2021, às 12h06 - Atualizado às 12h09 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Desde que saímos da maternidade, nos preocupamos se os nossos filhos comem o suficiente – no entanto, com a taxa de obesidade infantil em 18,5%, também temos medo de que eles comam demais! Mas afinal, qual é a quantidade certa? Para acabar com as dúvidas, alguns especialistas em nutrição ajudaram a criar um guia de quanto as crianças precisam comer em cada idade, além de dicas sobre como seguir o planejamento. Com isso, o peso do seu filho vai ser uma preocupação a menos na sua lista.

Do 1 aos 3 anos

Nesta fase o seu bebê precisa comer de 1 mil a 1.400 calorias. Bons tempos aqueles que o bebê comia frango, abóbora e quase qualquer outra coisa que estivesse na bandeja do cadeirão. Depois do primeiro ano de vida da criança, o crescimento diminui e o apetite também. Segundo o Instituto de Medicina, os bebês precisam comer cerca de 35 a 50 calorias por quilo, enquanto as crianças pequenas precisam de cerca de 35 a 40 calorias por quilo. Mas como você sabe se está atingindo esse alvo?

Depois do primeiro ano de vida da criança, o crescimento diminui e o apetite também (Foto: iStock)

Exemplo de cardápio (1 aos 3 anos)

As crianças devem comer no máximo duas xícaras de leite integral por dia. Caso o seu filho ainda estiver com sede, dar água é sempre uma boa solução. A Academia Americana de Pediatria recomenda que o leite com baixo teor de gordura ou com teor reduzido de gordura não seja iniciado em crianças menores de 2 anos. A menos que seja sugerido por um médico. Beba água ou suco integral, na hora do lanche.

Dos 4 aos 6 anos

Agora seu filho precisa comer 1.200 a 1.800 calorias. Por mais que você pudesse manter o controle sobre o que seu filho comeu, crianças dessa idade podem chegar a consumir cerca de 40% ou mais das calorias diárias longe de você, geralmente comendo lanches e almoços na escola ou em atividades depois da aula. “Mantenha as porções de lanches pequenas e aumente a quantidade de comida em cerca de um terço nas refeições principais”, sugere Sarah Krieger, RD.

Dos 4 aos 6 anos é difícil saber tudo o que o seu filho come (Foto: iStock)

Exemplo de cardápio (4 aos 6 anos)

Sirva as refeições com 3/4 de xícara de leite – a AAP recomenda leite sem gordura ou com baixo teor de gordura para crianças com mais de 2 anos. Caso o seu filho ainda esteja com sede,  sirva água. Beba água ou suco integral na hora do lanche.

Dos 7 aos 9 anos

As crianças dessas idades precisam de 1.200 a 2.000 calorias por dia. O crescimento do seu filho fica mais lento durante esse período, mas as necessidades calóricas aumentam porque muitas crianças acabam sendo mais ativas. “Esportes e atividades extracurriculares, como dança e caratê, são cada vez mais intensas nessa idade”, diz Weiss. “Assim, as crianças acabam queimando mais calorias”. Esses pré-adolescentes, muitas vezes, podem fazer muitas das próprias escolhas alimentares – desde decidir o que comer no refeitório até quanto comer quando estiver na casa de um amigo.

Uma alimentação saudável faz toda a diferença quando o assunto é saúde (Foto: Reprodução)

Exemplo de cardápio (7 aos 9 anos)

Sirva as refeições com 3/4 xícara de leite semi-desnatado. Mude para água se seu filho ainda estiver com sede. Beba água ou suco integral na hora do lanche.

Tradução feita por Letícia Mutchnik, filha de Sofia e Christiano, é estagiária na Pais&Filhos e estudante de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero.


Palavras-chave
Bebê Comportamento Alimentação Criança alimentação infantil alimentação saudável obesidade infantil comida saudável comida do bebê

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’