Publicado em 03/08/2017, às 09h04 - Atualizado em 05/09/2017, às 07h42 por Jéssica Anjos, filha de Adriana e Marcelo
A partir dos seis anos a menina começa a questionar suas escolhas e os estereótipos de gênero entram com força total. O projeto Força Meninas, idealizado pela Deborah De Mari, filha de Dulcinéa e Júlio, busca desenvolver uma geração de garotas mais despertas para o próprio potencial.
“A gente sabe que para a sociedade, a mulher nasce bonita ou feia. Se ela não aprender a confiar em si própria, esse estereótipo vai falar mais alto do que sua capacidade”, comenta Deborah. Força Meninas surgiu há um ano atrás. Deborah percebeu a importância da liderança feminina e descobriu, através de estudos, que grande parte dessa capacidade vem da nossa inteligência emocional. “Porém iniciamos o desenvolvimento dessas habilidades somente na vida adulta. Por que não começar isso nas crianças?”, questiona a fundadora.
Mas por que trabalhar isso com meninas? Porque a igualdade de gênero precisa ser construída e reforçada desde a infância. “A partir dos seis anos é possível começar a trabalhar a inteligência emocional da criança. É o momento perfeito para iniciar um processo de desenvolvimento da autoconfiança”, explica Deborah.
Primeiro o Força Meninas foi inserido no Facebook e as organizadoras marcaram encontros presenciais. “Começamos com grupos de mães, depois com meninas. Em janeiro recebemos 47 garotas e nas férias de julho realizamos o workshop”, relembra a idealizadora. A equipe é enorme, são psiquiatras e psicopedagogas trabalhando para desenvolver o melhor programa para as meninas. “Nós trabalhamos os temas de forma lúdica e interativa, adaptado para cada faixa-etária”.
De acordo com Deborah são três fases. Primeiro é abordado o “eu comigo”, para fortalecer a criança emocionalmente, depois o “eu com o outro”, no qual ela aprende a se relacionar com a família, escola e amigos. “Por último abordamos o ‘eu com o mundo’, construindo sua identidade como cidadã e ensinando o quanto ela é importante para a sociedade”. As turmas são divididas de 6 a 10 anos, de 11 a 14 e de 15 a 18 anos. Você pode encontrar mais informações no site www.frmeninas.com.br.
Leia também:
Lucas Silveira e Karen Jonz dão dicas para seu filho dormir a noite inteira
Gravidez: por que os enjoos matinais diminuem durante o inverno?
Fotógrafa prova que real beleza das meninas está em sua força
Criança
Dia da Mochila Maluca: 10 ideias divertidas e criativas para a Semana da Criança
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Criança
Dia do Cabelo Maluco: 12 ideias fáceis para fazer na Semana da Criança
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças
Notícias
Príncipe George pode ser separado dos irmãos por regra real, após completar 12 anos
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Família
Sandra Annenberg rebate críticas ao apoiar sexualidade da filha com Ernesto Paglia