Criança

Profissional cria técnica para aliviar a dor da radioterapia de crianças que lutam contra o câncer

Profissional cria técnica para aliviar a dor da radioterapia de crianças que lutam contra o câncer - Reprodução/Razões para Acreditar
Reprodução/Razões para Acreditar

Publicado em 13/11/2022, às 14h21 - Atualizado às 14h22 por Redação Pais&Filhos


Robson Luiz de Souza é um tecnólogo em radioterapia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que criou máscaras recreativas para amenizar a dor de crianças que estão lutando contra o câncer.

A ideia surgiu em 2018. Depois de pesquisar na internet formas de tornar esse momento menos doloroso, o profissional decidiu estampar as máscaram usadas nas sessões de tratamento com super-heróis e personagens de desenhos infantis.

Em entrevista ao site Razões para Acreditar, Robson conta que não tinha experiência com pintura antes de começar a se arriscar fazendo as primeiras máscaras. Após muita prática, o técnico acabou pegando o jeito e resultou nessa iniciativa positiva.

“A gente percebe que faz toda diferença o fato dela não usar uma máscara branca e sim um personagem que ela escolheu. Apesar da máscara apertar, tem criança que pede pra ficar com a máscara, quer tirar foto”, conta Robson.

O profissional decidiu estampar as máscaram usadas nas sessões de tratamento com super-heróis e personagens de desenhos infantis (Foto: Reprodução/Razões para Acreditar)

“A gente une o conhecimento técnico com olhar no ser humano. É super importante conciliar as duas coisas, principalmente quando a gente fala de pacientes oncológicos”, completa.

O profissional explica que a máscara dispensa a necessidade de anestesia, o que faz com que as crianças se sintam mais confortáveis durante as sessões de radioterapia, “A gente cria um vínculo de amizade com a criança e com o familiar.”, conta ele.

Robson fala que a iniciativa uniu a equipe médica e que voluntários ajudam a manter o projeto. Ele também revela que a ideia se espalhou pelo Brasil e acabou indo para outros lugares do mundo, sendo replicada, por exemplo, no Egito.

Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos

O 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa já tem data para acontecer. Depois de cinco edições online, essa volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

Isis Valverde - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Viih Tube comenta que não fará festão para segundo filho - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube fala sobre trauma após confusão na festa de filha: "Seu irmão vai ser só um bolinho"

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Wagner Moura com a esposa Sandra Delgado e o primogênito Bem - Reprodução/Caras

Família

Foto raríssima: Wagner Moura pousa com filho e esposa depois de ser premiado

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha