Criança

Leite materno: a cura para o câncer?

Shuttersotck
Shuttersotck

Publicado em 18/04/2011, às 11h46 - Atualizado em 31/08/2022, às 08h35 por Redação Pais&Filhos


Pesquisadores suecos descobriram uma substância capaz de matar células cancerígenas. O poder do leite materno vai além do que a ciência imagina. Pesquisadores da Universidade de Gothenburg e da Universidade de Lund, ambas na Suécia, descobriram que uma substância específica presente no leite da mãe – chamada de Hamlet – é letal para células com tumor. Agora, cientistas se enchem de esperança: será a descoberta da cura do câncer?

A substância, que é um tipo de ácido, foi testada em humanos, com sucesso. Pacientes com câncer de bexiga tratados Hamlet conseguiram expelir as células cancerígenas do organismo através da urina.  A substância conseguiu matar 40 tipos de câncer em testes realizados em laboratório, com uma vantagem importante: ela mata as células cancerígenas, mas mantém saudável as células normais do corpo.

A descoberta aconteceu sem querer: os integrantes da equipe da Universidade estavam investigando as propriedades bacteriológicas do leite. Na semana passada, cientistas britânicos descobriram que o ácido láurico, também presente no leite materno, tem poder de tratar acnes, podendo ser a base de novos tratamentos dermatológicos que evitam efeitos colaterais fortes, como os dos medicamentos disponíveis hoje no mercado.

(Foto: Shuttersotck)

Amamentar vai além de apenas dar o leite e alimentar o bebê. É uma maneira de criar vínculo com seu filho, um ato de amor, proteção e carinho, que faz toda diferença no desenvolvimento da criança ao longo da vida. E nós acreditamos que a experiência de aleitamento precisa ser boa para a mãe e para o filho.

Não importa o jeito, desde que seja o seu. E quase nenhuma mãe sabe como amamentar logo de cara. Tudo vai depender do seu filho, da produção de leite do seu organismo e de como você se adapta a essa rotina. A questão é que a falta de informação, muitas vezes, causa receio e insegurança nas mães. Por isso, separamos (e respondemos) as dúvidas mais comuns para você conseguir amamentar da melhor forma.

Uma dúvida muito comum sobre o assunto é se o nervosismo da mãe pode atrapalhar esse momento. Sim. Geralmente se diz que amamentação é natural, mas na verdade é algo que se aprende, tanto a mãe quanto o bebê. Para diminuir o nervosismo, o importante é manter essa ideia de que isso é novo para os dois. Muitas vezes, as coisas engrenam facilmente e a mulher tem zero problema.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Saiba o que dizer no Dia do Afilhado - (Foto: Getty Images)

Família

Dia do Afilhado: mensagens e frases para mostrar o quanto ele é especial

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Filho de Monique Evans não comparece ao casamento da mãe; entenda o motivo

Adolescente m4ta pais e irmão na zona oeste de São Paulo - Reprodução/ Rede Globo

Família

Adolescente de 16 anos mat4 pais adotivos e irmã após ser proibido de usar o celular

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Foto: Reprodução/SBT

Família

“Faria novamente”, diz adolescente de 16 anos que mat0u os pais após ser proibido de usar celular

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos