Criança

Hora do recreio: o que incluir na lancheira das crianças?

Montar uma lancheira prática e balanceada para seu filho é possível - Getty Images
Getty Images
Bauducco

Publicado em 27/07/2023, às 08h03 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


Pode perguntar para qualquer criança: a hora do lanche é uma das mais legais no dia! É o momento em que as crianças conseguem ter um descanso do dia de estudos, brincar umas com as outras e se alimentar para recarregar as energias e focar mais nos estudos que ainda estão por vir. Por isso é tão importante fazer boas escolhas na hora de compor a lancheira do seu filho!

Selecionar os produtos que irão para a hora do lanche pode parecer algo difícil, mas nesse momento de carinho dos pais com os filhos é possível seguir algumas dicas que facilitarão o processo, aliando uma alimentação balanceada e os gostos do seu filho, tornando a lancheira a personagem principal de muitas memórias de infância. Confira!

Criança comendo lancheira balanceada
Montar uma lancheira prática e balanceada para seu filho é possível (Foto: Getty Images)

Como montar a lancheira das crianças?

É normal ter dúvidas do que incluir na lancheira das crianças, afinal, existem tantas opções e possibilidades de combinações que pode chegar a ser confuso, principalmente para os pais com o primeiro filho entrando na fase escolar, em que tudo é novidade. Ao invés de pensar em alimento por alimento, por que não separar grupos específicos?
Quem dá essa dica é a Dra. Renata Buzzini, nutricionista e mãe de Carlos Eduardo e Maria Luiza. A especialista conta: “Na maior parte das lancheiras, a composição principal deve ser: 1 porção de frutas, elas irão fornecer fibras, vitaminas e minerais; 1 porção de carboidratos (pães, muffins, bolos, tortas, wraps, torradas, cookies), que fornecem energia para o organismo e 1 porção de proteína (atum, frango, queijos, iogurte, leite, carnes), fundamentais no desenvolvimento, pois são responsáveis pela formação dos ossos e músculos das crianças e adolescentes”. Quando separados os grupos, é mais fácil de encontrar as opções que mais se encaixam com o seu filho!

Alimento industrializado: dá para incluir?

Dra Renata Buzzini afirma que dá, sim! Sempre procurando preencher os grupos citados anteriormente, é possível incluir esses alimentos em uma refeição balanceada: “Os alimentos industrializados surgem sempre de acordo com a demanda da nossa população. Assim, muitos dos itens que estão nas prateleiras dos mercados vieram para auxiliar tanto na diversidade quanto na inclusão de alimentos de forma prática no dia a dia. A grande preocupação é na escolha desses itens”. A dica é sempre optar por marcas que prezam pela qualidade de seus produtos e balancear os demais itens da lancheira.

Menina tomando leite com lancheira escolar na mesa
A hora do lanche é um momento de socialização para as crianças (Foto: Getty Images)

Bisnaguinha: cheia de fãs!

Quem não ama uma bisnaguinha? Elas podem ser grandes aliadas na hora de montar a lancheira das crianças, explica a nutricionista: “A bisnaguinha é um item muito versátil, e alguns atributos podem agregar valor nutricional ao alimento, como a fermentação natural”. Esse processo é  super benéfico, e a especialista explica o motivo: “A utilização da fermentação natural é mais saudável por três itens mais relevantes: o primeiro, a fermentação natural facilita a digestão do glúten da farinha pelo organismo, como o glúten é uma proteína complexa, de difícil digestão, principalmente para pessoas mais sensíveis à substância, esse pão se torna mais leve e de fácil digestão. O segundo, depois de pronto tem maior resistência à deterioração microbiana, assim, envelhecem mais e terceiro, proporciona melhor absorção de nutrientes, já que diminui a absorção de fitatos, que são substâncias que interferem na absorção de alguns minerais”.

A dica é incluir a Bisnaguinha na lancheira de forma que seja recheada de preferência com proteínas, assim, não será necessário uma quantidade acima do ideal no número de bisnaguinhas e mantemos o equilíbrio nutricional entre carboidratos e proteínas.

A Dra. Renata também dá dicas como incluir a bisnaguinha na lancheira: “Você pode utilizar preferencialmente recheios como carne desfiada, patê de frango, pastinha de atum, queijos magros, cremes de queijo, pasta de amendoim e geleias de frutas”. Para garantir essa praticidade na lancheira das crianças, a Bauducco® criou as Bauducco® Bisnaguinhas, que contam com o processo de Fermentação Natural!

Pacote de Bauducco® Bisnaguinha
A Bauducco® Bisnaguinha é uma alternativa para o lanche das crianças (Foto: Divulgação)

Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Ex-mulher de Nahim proíbe a presença de filha do cantor no velório: "Não vai se despedir"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Nahim, cantor que foi encontrado morto, faleceu sem conhecer a neta

Batimentos cardíacos da jovem chegava a 190 quando o pai se aproximava - (Foto: Reprodução/ Rede Globo)

Família

Batimentos cardíacos da jovem internada na UTI chegava a 190 quando o pai praticava o abuso

Gisele Bündchen e Joaquim Valente - Reprodução: Instagram

Família

Gisele Bündchen termina namoro após piada do ex-marido

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Bruna Biancardi usa aliança ao passar o Dia dos Namorados com Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi passa o Dia dos Namorados com Neymar e surge usando aliança

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Karina Bacchi devolve casa alugada em meio a mudança com o filho para fora do Brasil

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Neymar Jr. aparece provocando Bruna Biancardi em Dia dos Namorados: "Não aceitam perder"