Criança

Vai muito além: a lancheira é a grande aliada na relação da criança com a alimentação

O lanche escolar deve apresentar variedade de sabores e cores! - Getty Images
Getty Images
Bauducco

Publicado em 16/02/2023, às 06h51 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


A maior parte da relação que cada pessoa tem com a comida vem por influência dos pais. É necessário mostrar um bom vínculo com os alimentos para que seu filho também consiga criar, desde a infância, uma ligação positiva e equilibrada com a alimentação, seja dentro ou fora de casa. Afinal, não é possível cobrar algo das crianças sem dar o exemplo.

Por isso, é tão importante que memórias sejam criadas em conjunto com a comida, e uma ótima maneira de garantir essa conexão é por meio do lanche escolar! Essa refeição tão importante na rotina das crianças é uma das melhores alternativas para introduzir novos sabores de forma leve e divertida, além de criar memórias afetivas que vão a acompanhar durante toda a vida.

O lanche escolar deve apresentar variedade de sabores e cores! (Foto: Getty Images)

Memória afetiva e alimentação: qual a conexão?

A ligação de uma pessoa com a alimentação é criada durante a infância, e muito mais do que apenas o “gostar ou não gostar” de alimentos, ela está ligada diretamente ao hábito alimentar. “Temos um universo de informações que mostram o estreito relacionamento do ‘se alimentar’ com o ‘sentir’. Quanto maiores ficamos, mais emoções consumimos sob o formato de comida. É fundamental ensinar que não se trata apenas de calorias, mas, sim, de criação de hábito”, explica Dra. Renata Buzzini, nutricionista e mãe de Carlos Eduardo e Maria Luiza.

Ela completa: “O hábito de ser educado, responsável, ético, tudo isso é formado na infância, assim como o de se alimentar de forma saudável. Tão importante quanto, afinal, o excesso de alguns alimentos pode fazer mal e pior ainda, podem também se tornar habituais, fazendo com que aquela criança leve esse hábito por toda a vida”. 

O lanche escolar também é uma referência!

Estar em meio a outras crianças por boa parte do dia e todos os dias é algo fundamental para moldar os hábitos alimentares do seu filho: “A escola é um ambiente de aprendizado, de regras e deveres. É um local onde se vive em comunidade e isso permite ótimas trocas interpessoais. Uma criança saudável não é aquela magrinha ou a que é boa no esporte ou que tira notas altas. A criança saudável envolve a parte física mas também emocional, o quanto ela se sente feliz, bem relacionada, segura e bem nutrida”, conta a Dra. Renata. 

Além disso, a hora de montar a lancheira também é ótima para introduzir novos sabores: “Quanto mais alimentos a criança experimenta, mais apta a novas aceitações ela se torna. Um paralelo bem bacana em relação a isso é quanto mais livros a criança lê, mais experiências, imaginação e conteúdo ela adquire. É igualzinho, texturas, sabores, cores e formatos são fundamentais serem oferecidos e alternados para que se crie um padrão aberto para alimentos”, explica a nutricionista.

Montar a lancheira do seu filho também é uma forma de demonstrar carinho (Foto: Shutterstock)

Tudo na medida certa!

Com uma variedade de sabores e alimentos na quantidade ideal, além de um marco na infância do seu filho (a época em que se formam os hábitos alimentares), a Bauducco® é uma grande aliada na relação da criança com a alimentação. Pensando nisso, a linha Bauducco® Bolinhos traz variedade e porções adequadas para o momento do lanche em 5 versões: Chocolate, Duplo Chocolate e Chocolate com Baunilha – feitos com cacau, e Laranja e Morango, feitos com suco de fruta, além do Bauducco® Duo Chocolate. Para completar a lancheira, a Bauducco® Bisnaguinha é feita com fermentação natural, que a deixa mais leve e macia, e combina com diversos recheios, uma ótima opção para o lanche salgado.

Os produtos Bauducco® são opções práticas e saborosas para o lanche escolar (Foto: Divulgação)

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Mani recebe recado de Yasmin Brunet após anunciar fim da relação com Davi

Mani tem sofrido críticas pela diferença de idade - Reprodução/Instagram

Família

Davi foi orientado por advogado e família a dizer que não é casado com Mani após BBB 24

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Gracyanne Barbosa, Belo e Gilson Oliveira - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Personal de Gracyanne Barbosa apontado como pivô da separação engravidou aluna da academia

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Essa lista vai te ajudar a escolher o nome ideal para o seu bebê se você adora a letra “A” - Shutterstock

Bebês

48 nomes de bebês para meninos e meninas com a letra ‘A’