Criança

Estudo explica porque você não deve pressionar seu filho para comer novos alimentos

Forçar o seu filho a comer novos alimentos pode não ser eficaz - Getty Images
Getty Images

Publicado em 02/08/2019, às 11h18 - Atualizado às 11h19 por Redação Pais&Filhos


Forçar o seu filho a comer novos alimentos pode não ser eficaz (Foto: Getty Images)

Seu filhochega à mesa, dá uma mordida e fala que não quer mais. Ou diz que ele agora não gosta mais da comidaque sempre comeu. É frustrante, e o suficiente para fazer com que você recorra a pedidos ou subornos para comer mais. Afinal, é dos pais fazer com que os filhos comam. E quando parece que eles não estão comendo o suficiente, você se preocupa e espera que eles comam outras coisas além de macarrão e nuggets de frango!

Mas de acordo com um novo estudo, pressionar as criançasa comer não é muito eficaz. Pesquisadores da Universidade de Michigan descobrira que, quando os pais pressionavam seus filhosna hora das refeições, isso não tinha impacto sobre o quão exigentes eles são sobre a alimentação quando crescem.

“O fato de não encontrarmos um elo entre a pressão na alimentaçãoe a futura alimentação exigente sugere que a dieta exigente não é especialmente modificável, assim como é difícil eliminar a timidez em uma criançatímida, ou que reduzir a alimentação exigente requer uma abordagem diferente apenas pressionando “, diz a pesquisadora Julie Lumeng, professora de pediatria na Universidade de Michigan.

Isso não quer dizer que pressionar as crianças seja inofensivo também. “A pressão na alimentação pode ser considerada controladora ou intrusiva, e sabemos, em décadas de pesquisa, que a paternidade controladora e intrusiva não é valiosa para o bem-estar da criança”, diz ela.

A pressão na hora das refeiçõespode piorar os hábitos alimentares de uma criança ao longo do tempo, adverte a nutricionista pediátrica  Natalia Stasenko. “Isso é verdade se houver motivos do porquê a criança não quer comer, como ansiedade ou problemas motores. Mesmo que os hábitos alimentares do seu filho sejam variados, pressionar ele para comer coisas novas pode impactar negativamente como ele se sente em relação a comida e a comer em geral”, conta ela.

Além do mais, embora esse estudo não tenha mostrado que a pressão alimentar não leva a um ganho maior de peso, as táticas de pressão podem contribuir para um maior risco de obesidade à medida que seu filho fica mais velho. Isso porque pressionamos as crianças a comerem, quando na verdade elas já sabem a capacidade de se auto-regular (saber quando estão com fome e quando estão satisfeitas).

Crianças são boas reguladoras, mas esse senso alimentartende a diminuir aos 4 ou  anos, diz Natalia. O estudonão foi longo o suficiente para estudar os efeitos da pressão alimentar sobre a capacidade de auto-regulação e a relação com a obesidade”, observa ela.

É natural se preocupar com a alimentação seletiva do seu filho, mas o que você precisa fazer? Lumeng diz que as crianças são mais propensas a experimentar um novo alimento se virem outras pessoas comendo o alimento, especialmente se for alguém da mesma idade do que ele. A “regra da mordida” pode ajudar algumas criançasa gostar de novos alimentos. Colocar novos alimentos com alguns que eles já gostam pode ser uma boa técnica.
Lembre-se que experimentar uma comidasem comer faz parte do processo também, diz Stasenko. “Para experimentar um novo alimento, as criançasprecisam passar por vários níveis experimentação de uma forma livre de pressão, começando a ver o alimento várias vezes, tendo a chance de interagir com ele, vendo outras pessoas comendo, tocando, cheirando, saboreando e finalmente comendo “, diz ela. “Todas as crianças progridem através destes passos na sua própria velocidade.”
Leia também:

Papinha de bebê: como introduzir a comida salgada

Sheron Menezzes embarca com o filho e leva geladeira com comida no avião

Sheron Menezzes abre álbum de fotografia do parto de Benjamin


Leia também

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

O caso do adolescente que m4tou os pais aconteceu no Rio de Janeiro - Reprodução/ Google Street View

Família

Adolescente de 16 anos m4ta os pais a m4rteladas e ateia fogo no quarto que estavam

Samsung Galaxy S23 - Divulgação

Aparelho top

Ofertas do dia: até 43% de desconto no Samsung Galaxy S23

Adolescente se passou pelo pai depois de m4tá-lo - Reprodução/Redes Sociais

Família

Print mostra adolescente que m4tou a família se passando pelo pai para disfarçar o crim3

Foto: Arquivo Pessoal

Família

Bebê de 1 ano m0rre após descaso médico: "Tentei esquentar o corpo do meu filho morto"

Silvio Santos define testamento para filhas e esposa - Reprodução/ SBT

Família

Silvio Santos define testamento e valor da herança de cada filha surpreende

Jojo mostra preparação do quarto de filho adotivo - Reprodução/Instagram

Família

Jojo Todynho mostra quarto do filho que será adotado em Angola