Criança

Escritora polêmica defende que filhos não trazem felicidade: “Os meus me levaram à falência”

reprodução / Facebook

Publicado em 24/02/2019, às 15h59 - Atualizado em 26/02/2019, às 07h39 por Jéssica Anjos


Compartilhe:


Corinne Maier é uma escritora e psicanalista francesa, de 55 anos. Mãe de dois filhos, a autora escreveu o livro polêmico No Kids: 40 Good Reasons Not to Have Children (em tradução livre, Sem Crianças: 40 Boas Razões para Não ter Filhos).

A francesa defende que os adultos colocaram na cabeça que precisam ter filhos, mas ficam exaustos por causa de todo trabalho que elas exigem e acabam sem energia para mais nada. Em entrevista à BBCCorinne disse que nós vivemos em uma sociedade obcecada pelas crianças. “Um filho é considerado uma garantia de felicidade, um desenvolvimento pessoal e até um status social”, disse durante a conversa com o veículo.

De acordo com a escritora, as pessoas que decidem não ter filhos são chamadas de egoístas. “Muitos deles se sentem pressionados a se justificar: ‘Não posso ter filhos, mas adoro crianças'”, completou. Ela ainda afirmou que quando escuta alguma conversa parecida sempre costuma fazer um comentário para provocar: “Eu tenho filhos, mas tenho razões para odiar crianças”.

Corinne disse para a BBC que é hora da gente parar de dizer que bebês são sinônimo de felicidade. “Sentir-se realizada com a maternidade (ou paternidade) agora é compulsório. Na minha experiência, a realidade é bem diferente: criar um filho é 1% de felicidade e 99% de preocupação”, disse.

Segundo a especialista, o trabalho materno consome muito tempo do ser humano e os pais sempre querem ser “hiperpais” porque se envolverem muito com a educação dos filhos.

Esta é a foto do Facebook de Corinne (Foto: reprodução / Facebook)

A francesa diz que esse comportamento dos pais dificulta o desenvolvimento da maturidade da criança. “Tanto que eu sempre penso em como elas conseguem, de fato, virar adultos”, comentou.

A escritora defende que filhos custam uma fortuna: “Na Espanha, por exemplo, elas custam entre 98 mil euros e 300 mil euros cada, segundo uma organização de consumidores”.

Corinne ainda compartilhou detalhes da sua própria experiência como mãe, durante a conversa com a BBC, dizendo que a criação dos filhos não apenas a deixou cansada, mas também fez ela perder muito dinheiro. “Em breve, minha filha vai terminar seus estudos. Vou dar uma festa. Finalmente não terei mais que bancá-la. Que alívio!”, disse.

A psicanalista analisa e conecta a nossa paixão por crianças com a nossa crescente preocupação com o futuro da humanidade. “Crianças, bem-vindas e boa sorte na entrada deste mundo podre que seus pais, que te amam muitíssimo, te deixaram”, provocou.

Leia também:

40 razões para ter filho

Saiba a idade ideal para ter filho, para homens e mulheres

Ciência prova que não há nada de errado em ter filhos depois dos 35


Palavras-chave

Leia também

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Família

Pai manda mensagem à filha antes de perder a vida ao ser levado por rio no RS: “Cuida da mãe”

Família

Princípe William fala sobre estado de saúde de Kate Middleton e vai contra protocolo da família real

Família

Leonardo chama show de Madonna de "Surub4" e acusa a cantora de sat4nismo

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

Família

Neymar e Bruna Biancardi postam foto de Mavie em viagem juntos na Arábia Saudita

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Família

"Perdemos tudo", mãe tem reencontro emocionante com filha depois de 15 dias no RS