Criança

Dor de ouvido: tire todas as dúvidas com o Dr. Cláudio Len

GettyImage

Publicado em 22/12/2019, às 15h42 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h22 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


(Foto: GettyImage)

Médico do departamento Materno-Infantil do Hospital Albert Einstein, dr. Claudio Len é nosso braço direito quando surge alguma dúvida sobre a saúde do seu filho.

A queixa de dor de ouvido na infância deve ser sempre valorizada, pois pode estar associada a uma otite, causada por vírus e bactérias. As otites, que estão entre as infecções mais frequentes nos primeiros 2 anos de vida, podem estar relacionadas a problemas auditivos quando são recorrentes e quando o tratamento não é realizado de forma adequada. A forma mais comum da doença é a média, que acomete a parte interna do ouvido, atrás do tímpano, e causa dor de forte intensidade.

Algumas crianças têm várias otites em um curto espaço de tempo, fazendo com que a presença de secreção no ouvido médio seja persistente, com diminuição da audição, transitória ou definitiva. O diagnóstico da doença é clínico e é realizado através da otoscopia. Em algumas situações o tímpano é rompido pelo pus, caracterizando a otite supurativa.

Na otite secretora o muco passa a ser persistente e deixa o ouvido entupido, o que atrapalha a audição. Sempre falo para os pais que o ouvido é um órgão delicado e que o atraso no tratamento de uma otite bacteriana pode ter sequelas. Recomendo que os pais busquem ajuda médica no caso de dor de ouvido, para que uma eventual otite seja
tratada o quanto antes e sem sequelas.

Os pais devem ficar alertas em todos os casos de dor de ouvido, mesmo quando a intensidade parece ser baixa. Essa queixa está comumente associada à presença de otite aguda, que pode ser chamada de média, quando a inflamação está por trás do tímpano; e de externa, quando a pele que recobre o canal auditivo está inflamada. De qualquer maneira, recomendo consultar o pediatra para o melhor direcionamento do tratamento.

A dor de ouvido deve ser controlada com medicamentos analgésicos, como, o paracetamol, o ibuprofeno, o cetoprofeno e a dipirona, entre outros. As medidas caseiras, como calor local ou gotas de óleo dentro do ouvido, não costumam ser efetivas. Além do controle da dor, os pais devem procurar o pediatra para que seja feito um diagnóstico e um tratamento do real motivo da inflamação, que pode ser viral ou bacteriana.

As causas são variadas e incluem alergia respiratória, aumento da “carne esponjosa” e das amígdalas, problemas da tuba auditiva, sinusite crônica e problemas de imunidade. Muitas vezes são necessários exames de sangue e exames radiológicos. O ponto mais importante é saber se elas estão comprometendo a audição. Ressalto que o tratamento deve ser individualizado e pode ser bem diferente de uma criança para outra.

Leia também:

Dr. Claudio Len defende: “Nunca esqueça que o filho é o seu reflexo

Dr. Claudio Len esclarece todas as dúvidas sobre rinite

Dr. Claudio responde: Sangramento nasal é comum?


Palavras-chave
Saúde Criança Dor de ouvido médico Dúvidas

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Motorista de Porsche manda recado para a família da vítima: "Não tem nada que eu possa fazer"

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Filha da Madonna que ganhou nota dez de Anitta em show tem 11 anos e foi adotada

Família

Caso Madeleine McCann: mulher que alega ser menina desaparecida aparece em homenagem