Criança

Crianças em casa: como evitar o excesso de internet em época de coronavírus?

O segredo é dosar a tecnologia e usar a seu favor - iStock
iStock

Publicado em 20/03/2020, às 08h05 - Atualizado em 16/01/2023, às 08h54 por Yulia Serra, Editora | Filha de Suzimar e Leopoldo


O segredo é dosar a tecnologia e usar a seu favor (Foto: iStock)

Com a recomendação de isolamento domiciliar, diversas famílias já estão em casa. Enquanto os pais trabalham, os filhos também se divertem e pode ser uma oportunidade para fortalecer as relações. Um perigo durante essa fase é deixar as crianças muito tempo na internet, porque os responsáveis precisam trabalhar e a ferramenta permite distrair os filhos. Mas cuidado! Embora pareça uma técnica eficiente, é necessário controlar o tempo de tela. 

O excesso pode comprometer o desenvolvimento do seu filho e até a relação familiar. Roberta Bento, embaixadora daPais&Filhos, e fundadora do site SOS Educação, junto da filha Taís Bento, reforça que a internet não é vilã, mas precisa ser usada na dose certa: “Combinar os horários ou o tempo e frequência é importante. As crianças não devem passar mais que meia hora seguida nas telas”. 

Uma dica interessante é intercalar as diferentes mídias digitais, ou seja, uma vez na TV outra no computador, “sempre com supervisão e conteúdos previamente autorizados pelos pais”, completa Roberta. Ensine brincadeiras que eram parte da sua infância, como esconder objetos e usar o “quente/frio” e jogos das Cinco Marias, para entretê-la. “É uma forma de ajudar as crianças a encontrarem prazer e diversão no mundo real”, justifica.  

É importante que ele faça outras atividades e o tempo de internet não supere 30 minutos seguidos (Getty Images)

Provavelmente, você está trabalhando em home office e também precisa de espaço para se concentrar. “Antes de ir para o cômodo onde vai focar no trabalho, deixe já iniciada a atividade que seu filho vai fazer. Se possível, trabalhe em uma mesa próxima a ele, mas avise que não pode ser interrompida”, conta. Explique que mais tarde poderão brincar juntos, mas que, para isso, é preciso que ele siga o que disse.   

Durante o período de internet, sugira atividades e jogos que ajudam a desenvolver a coordenação motora, tomada de decisão e aumentem o repertório. O tempo de tela também pode trazer aprendizados para aplicar, depois, no concreto. Como sempre frisamos na Pais&Filhos, é preciso que você seja o exemplo. Então se você quer que seu filho não fique preso na internet, também precisa desapegar. 

“As atitudes valem mais do que qualquer discurso”, opina. Mas sem pressão! Você é pai, também tem muitas outras responsabilidades no dia a dia, o que vale é dar o seu melhor e usar a tecnologia a seu favor nesse momento. Roberta finaliza: “Sem culpa ou remorso, pois seu filho vai aproveitar muito a independência e autonomia que desenvolver agora para acompanhar melhor a escola quando as aulas voltarem ao ritmo normal”. 

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”