Publicado em 12/06/2017, às 10h19 por Redação Pais&Filhos
Nos primeiros dois anos seu filho vai começar a sentar, andar, correr, falar e comer. Isso vai além de entender como segura uma colher, aprender a se alimentar também envolve desenvolver gosto por novos sabores e texturas. Estabelecer hábitos alimentares saudáveis antes dos dois anos é uma forma de “prevenção medicinal”. Veja 10 dicas para tornar a adaptação alimentar do seu bebê mais tranquila.
Ofereça de tudo
Sirva quantos tipos diferentes de comida e sabores você puder nos primeiros dois anos de vida da criança. A maioria delas de costumam a ser mais resistentes e rejeitam novas comidas a partir dessa idade. Se eles forem expostos a uma grande variedade de alimentos, quando crescerem vão continuar consumindo essas grandes variedades.
Variedade de texturas
Considere substituir o purê de vez em quando por uma batata doce, abacate ou abobrinha cozida à vapor. Em uma pesquisa, bebês que estavam se alimentando com diferentes tipos de texturas (como liso e cubinhos pequenos) eram mais receptivos a diferentes texturas quando cresceram do que bebês que eram alimentados só com comida processada.
A hora de comer deve ser um momento tranquilo
Ansiedade e estresse refletem na alimentação do seu filho. A hora do jantar ou almoço deve ser um momento especial em família. Procure ter todos na mesa, comendo e conversando sobre o dia. Não pressione seu bebê a comer. Quanto menos você interfere na hora da comida, ele aprende a apreciar o momento.
Faça um “intercâmbio” entre os alimentos
Cenouras cozidas para o café da manhã? Lanche ao invés de sopa? Sim! “Bebês não sabem qual tipo de alimento nós costumamos comer em cada refeição”, afirma Dina Rose, médica especialista em alimentação. Tire vantagem disso!
Deixe ele fazer bagunça
Não se apresse em limpar ou desencorajar seu filho quando ele quiser brincar com a comida. As crianças precisam ter uma experiência completa com os alimentos.
Sirva uma fruta ou vegetal em TODAS as refeições do seu filho
Ok, talvez você não consiga toda hora, mas transforme isso em um objetivo e se esforce para fazer acontecer (pelo menos na maioria das vezes).
Limite a sobremesa
Se você der com muita frequência isso pode criar um conflito vocês dois, então diminua a quantidade. Considere terminar a maioria das refeições com um pedaço de fruta.
Use a língua à seu favor
Seu filho está aprendendo a falar, então use isso como tática para fazer ele se divertir e gostar dos alimentos. Use frases como: “Vamos experimentar essa comida deliciosa!”.
Não caia na rotina
Evite dar sempre o mesmo tipo de pão, mesmo tipo de queijo. Misture os alimentos e sabores o máximo que puder e pode ser na mesma refeição! Quando der pão, por exemplo, misture os tipos de pães para o seu bebê experimentar.
Fique de olho nos seus próprios hábitos
Uma pesquisa aponta que o repertório de vegetais das crianças tem ligação direta com as preferências dos pais. Se você não gosta de um determinado tipo de alimento, dificilmente seu filho vai gostar. Seus hábitos alimentares irão interferir no relacionamento do seu bebê com alimentos saudáveis.
Leia também:
5 sucos de frutas saudáveis e refrescantes
“Um tio quase perfeito”: uma comédia para ver com a família
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças
Família
Cachorro chama a atenção por se parecer com um humano
Criança
Dia do Cabelo Maluco: 12 ideias fáceis para fazer na Semana da Criança
Família
Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"
Notícias
Príncipe George pode ser separado dos irmãos por regra real, após completar 12 anos