Gravidez

Grávida pode comer açaí?

A fruta é rica em várias vitaminas, além de cálcio, ferro e ácido fólico

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

acai-gravida

O açaí é um alimento queridinho da brasileira. Seja o suco puro e sem açúcar consumido no norte, ou parecido com sorvete e acompanhado de granola e banana, muito visto no sudeste, o açaí está sempre na mesa. Mas, e as grávidas, também podem?

“O açaí é considerado um dos alimentos mais completos pela combinação das vitaminas C, E, B1, B2, B3 e ômega 9 com cálcio, ferro e ácido fólico, explica Letícia Lenzi, filha de Saturnino e Rita, e nutricionista parceira do Villa Roxa.

Anúncio

FECHAR

Cálcio é essencial para o bom desenvolvimento dos ossos e da cartilagem do bebê. “Já o ácido fólico, é responsável por diminuir o risco de anomalias na formação do sistema nervoso do bebê”, acrescenta a especialista.

Então a resposta é sim! Mas, apesar de ser um alimento saudável, o açaí é muito calórico. Por isso, deve ser consumido com cuidado.“Durante a gestação, é indicado consumir um porção de mais ou menos 200 gramas (uma xícara) acompanhada de uma fonte de fibra, como aveia ou granola, em um lanche ou complementada com alguma refeição, até 3x na semana”, aconselha a nutricionista.

A quantidade e o tipo de açaí (zero açúcar ou tradicional), no entanto, depende do seu estado nutricional durante a gravidez. “Caso esteja acima do peso ou apresente alguma patologia (diabetes, por exemplo), a versão zero é a melhor estratégia”, indica Letícia.

Leia também:

Criança pode comer açaí?

5 sucos de frutas saudáveis e refrescantes

Respondemos suas principais perguntas sobre alergias na gravidez

Pais&Filhos TV