Criança

12 dicas para te ajudar na hora de colocar as crianças para dormir

Estabelecer uma rotina de sono é importante para seu filho a partir dos 4 ou 5 meses de idade. Confira as dicas que vão te ajudar nessa tarefa

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

Estabelecer uma rotina faz parte do nosso papel, não tem jeito. Se as crianças não forem habituadas a dormir a noite toda ou dormir cedo, as noites de sono da família podem ficar comprometidas, deixando todo mundo na casa cansado. Vejas essas dicas pelo bem estar geral:

Anúncio

FECHAR
  1. Evite que a criança durma no final da tarde. Caso isso aconteça, as chances de ela não ter sono à noite são grandes.
  2. Procure deixar a casa calma a partir das 18h, ou seja, sem muitas brincadeiras agitadas após esse horário, para que a criança vá entrando em ritmo de descanso.

  3. Quando colocar seu filho na cama ou no berço, não o nine demais (um pouquinho é bom e todo mundo gosta, mas equilíbrio é fundamental). Se isso acontecer, as chances de ele acordar no meio da madrugada para ser ninado são altas.

  4. Se a criança acordar de madrugada, espere alguns minutos antes de dar atenção e não brinque de forma alguma, senão ela só vai ficar mais agitada.

  5. O horário ideal para a última mamada é às 22h, assim a criança dorme durante a noite toda, sem acordar faminta na madrugada.

  6. Se o horário de dormir já tiver passado e o seu filho ainda estiver agitado, tente acalmá-lo. Ele fica agitado porque tem sono. Acalme a família e a casa, deixando o ambiente sem barulho, depois leve-o para o quarto e coloque-o na cama.

  7. Geralmente as crianças jantam por volta de 19h, o que ajuda a criar uma boa rotina. Mas quando os pais chegam muito tarde em casa, é preferível que a criança jante mais tarde e vá dormir mais tarde para poder interagir com a família, do que dormir cedo e não ver os pais. Só fique atento para que seu filho durma durante horas seguidas, sem interrupções.

  8. Embora a gente sempre imagine o contrário, colocar música para a criança dormir não é o ideal, porque cria um hábito. Se ela acordar durante a madrugada pode querer novamente que a música seja tocada.

  9. Contar histórias antes de dormir é uma delícia e faz muito bem. Mas preste atenção para que a história não seja muito animada.

  10. Se o seu filho sente medo de ficar sozinho na hora de dormir, vale ficar junto, no quarto dele.

  11. A partir dos 6 meses, é melhor não dormir no quarto da criança (nem os pais, nem a babá).

  12. Lembre-se: até os 4 meses, não adianta tentar impor regras quanto ao sono dos seus filhos. Antes dessa idade, se ele chora é porque precisa se alimentar ou está com algum desconforto, como uma cólica.

 

Consultoria: Dr. Claudio Len, pediatra, pai de Fernando, Beatriz e Silvia.