Criança

7 dicas de cientistas para você turbinar a inteligência do seu filho

Getty Images

Publicado em 14/11/2018, às 14h53 por Nathália Martins


Compartilhe:


Você provavelmente passa horas navegando na internet procurando o que faz bem ou mal para o seu filho, mas a gente já te avisa: consultar o Dr. Google nem sempre é uma boa ideia. Se você está preocupada em como criar uma criança inteligente, separamos 7 dicas práticas e divertidas, dadas por especialistas, para ajudar o seu filho a alcançar o marco do primeiro ano de vida.

1 Células cerebrais

Até os 3 anos de idade, as conexões entre as sinapses, chamadas células cerebrais, crescem em um ritmo mais rápido do que em qualquer outro momento da vida. Quanto mais cada um é usado, mais forte se torna aquela parte do cérebro.

2 Exercícios físicos

Fazer exercícios físicos, principalmente na barriga do bebê, ajuda a fortalecer as  habilidades motoras e contribui para sentar, rolar e se locomover. Os benefícios não são só fisicamente, mas também ajudam o cérebro.

3 Compreensão

“Até mesmo bebês de 8 meses podem mostrar gestos de compreensão”. Segundo Andrew Garner, presidente do Grupo de Desenvolvimento Infantil da Academia Americana de Pediatria, as crianças entendem como uma pessoa está se sentindo. Por exemplo, quando um estranho se aproxima, o seu filho vai refletir se deve interagir ou não com aquela pessoa. Esse comportamento também pode ser visto quando você está preocupado, logo ele ficará desconfiado. Mas se você estiver relaxado, ele também vai relaxar!

4 Verbalização

Quanto mais você conversar com seu bebê, melhor! Vá em frente e narre as coisas que você faz todos os dias, invente histórias bobas, ou cante para o seu pequeno.

5 Demonstração de afeto

Esmague seu filho o quanto você quiser! Beijar, abraçar, tocar e sorrir são superalimentos para o cérebro do seu bebê, de acordo com o Dr. Hirsh-Pasek. Cada demonstração de afeto, fará com que ele se sinta seguro, protegido e amado, o que contribui para a concentração no aprendizado.

6 Apontar

Com 12 meses o seu filho vai apontar o dedo para se comunicar. No começo, ele apontará porque quer que você veja o que ele está vendo – e pode ser qualquer coisa. Então ele vai começar a apontar por outros motivos, como pedir comidas e doces.

7 Cochilos

Não é surpresa que durante o primeiro ano de vida, os bebês passem de 12 a 18 horas por dia dormindo ou cochilando. O sono dá ao cérebro do bebê o descanso necessário para abastecer e trabalhar com eficiência. Aderir à um horário de soneca torna seu bebê mais inteligente.

Leia também:

Como a chupeta pode interferir no desenvolvimento da fala do seu filho

Saiba porque a rotina é importante para o desenvolvimento do seu filho

Conversar com seu filho melhora o desenvolvimento cerebral dele


Palavras-chave
Comportamento Desenvolvimento Criança

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Notícias

Virginia é criticada por roupa usada em festa de Neymar: “Desrespeitoso com a própria família”

Família

Grupo Molejo é vítima de assalto no mesmo dia da morte de Anderson Leonardo

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"