Criança

7 atividades para fazer com crianças ao ar livre

Estar na natureza é fundamental para o desenvolvimento das crianças - Getty Images
Getty Images
Santher

Publicado em 15/05/2023, às 07h14 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


Infância ao ar livre é tudo de bom! A criança tem a oportunidade de se desenvolver e aprender mais sobre o mundo que está ao seu redor da melhor forma que existe: brincando! Seja com outras crianças, com adultos, ou sozinha, ela tem uma imersão total em novas texturas, cheiros, sensações… É um parque de diversões para os sentidos!

Dentro da rotina tão corrida do dia a dia é extremamente importante separar um momento para estar em meio ao ar livre com as crianças, sendo um tempo destinado apenas para curtir a natureza e desfrutar de todos os seus benefícios, como maior capacidade de concentração e vitamina D. Confira algumas atividades para fazer ao ar livre e divertir as crianças!

Estar na natureza é fundamental para o desenvolvimento das crianças (Foto: Getty Images)

1. Observar as estrelas

Andrômeda, Cruzeiro do Sul, Ursa Maior: que tal ensinar cada uma para o seu filho? Separe um momento da noite para observar o céu estrelado e contar histórias, aprender sobre as estrelas e se conectar com a natureza em um momento que nem sempre aproveitamos ao ar livre. Para deixar o momento ainda mais divertido, é possível incorporar histórias (que você mesmo pode inventar) na hora de explicar as constelações, deixando todo o processo mais lúdico e interessante para o seu filho.

2. Aprender as fases da lua

Ainda à noite, é hora de sair das estrelas e partir para o satélite natural da Terra. Você pode aproveitar quando o céu já escureceu para ensinar sobre as quatro fases da lua, a relação dela com a maré e ainda sobre o fuso horário, mostrando que enquanto vemos a lua, pessoas do outro lado do mundo veem o sol e estão começando o dia enquanto vocês estão indo dormir! Isso pode ajudar a aumentar a noção do tamanho do lugar em que as crianças vivem.

É necessário dar um tempo das telas e se divertir ao ar livre (Foto: Getty Images)

3. Utilizar a energia do sol

Que o sol emite calor e energia as crianças maiores já sabem, mas é muito mais legal ver na prática do que na teoria! Recorte a tampa de uma de uma caixa de sapato e cubra o buraco com papel alumínio. Em seguida, dentro da caixa, coloque uma bolacha maisena com chocolate, e veja derreter. As crianças menores também podem colocar a mãe dentro da caixa para sentir o calor que fez o chocolate derreter, sentindo na pele (literalmente) o objetivo desta experiência!

4. Medir a quantidade de chuva que cai

Essa atividade pode ser feita com algum amigo do seu filho que more longe, para ficar ainda mais divertida. Pegue uma garrafa de refrigerante de 2 litros e corte o topo, para criar uma espécie de funil com o bocal. Coloque algumas pedras no fundo para que a garrafa não voe durante a chuva. Agora é só registrar quanto choveu em cada dia e comparar com o amigo! É importante lembrar que, depois de cada registro, é necessário esvaziar a garrafa para não correr o risco de criar um habitat perfeito para mosquitos da dengue.

Crie atividades que fazem parte dos gostos e interesses da criança (Foto: Getty Images)

5. Caça ao tesouro ao ar livre

A caça ao tesouro pode ser no quintal de casa em algum parque próximo! Crie uma lista de coisas que as crianças devem achar durante o trajeto (como gravetos compridos, folhas coloridas, pinhas e etc) e um tesouro maior, que fica ao seu critério escolher. Dessa forma, elas podem acumular pontos com os “tesouros extras” durante a atividade. Caso seja em um parque, é extremamente necessário que a caça ao tesouro aconteça em um local delimitado e as crianças sejam acompanhadas por adultos o tempo inteiro.

6. Criar uma casinha de passarinho com materiais recicláveis

Recorte um retângulo na parte inferior de uma caixa de leite limpa para criar a entrada da casinha. Cole um palito de sorvete na base da caixa para ser um poleiro para os pássaros e fure a parte de cima para pendurar em uma árvore. Agora é só decorar, colocar alpiste no buraco feito no início e esperar as visitas! Essa é uma ótima pedida para ensinar para as crianças pequenas o quão importante é cuidar dos animais e como a reciclagem pode ajudar nisso.

7. Fazer um acampamento

Você pode acampar com as crianças no próprio quintal ou ir para um camping perto da casa de vocês! Armar a barraca e dormir em meio a natureza pode ser algo incrível e uma memória que ficará para sempre com o seu filho. À medida que o seu filho vai crescendo, isso pode se tornar uma tradição de família e a duração da viagem pode aumentar em comparação a quando era uma criança menor

Para todas essas atividades, as crianças devem estar confortáveis e seguras nos próprios movimentos. Por esse motivo, a Santher criou a Personal Baby Premium Pants, uma fralda que conta com uma tecnologia japonesa e maciez sem igual. O ajuste perfeito evita que as pernas nem barriga da criança fiquem apertadas. Outro detalhe importante é o sistema de rápida absorção 3D, que absorve o xixi com muito mais rapidez. Fora isso, ela também é super fácil de colocar e tirar!

A fralda Santher garante um conforto maior para que o seu filho possa explorar o mundo (Foto: Divulgação)

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Mani tem sofrido críticas pela diferença de idade - Reprodução/Instagram

Família

Davi foi orientado por advogado e família a dizer que não é casado com Mani após BBB 24

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Mani recebe recado de Yasmin Brunet após anunciar fim da relação com Davi

Davi Britto e Mani - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Davi quebra o silêncio após Mani colocar fim no relacionamento: "Eu sou um ser humano"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Gracyanne Barbosa, Belo e Gilson Oliveira - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Personal de Gracyanne Barbosa apontado como pivô da separação engravidou aluna da academia

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer