Bebês

Os benefícios de brincar na natureza durante a infância

Estar em contato com a natureza ajuda o desenvolvimento das crianças - Getty Images
Getty Images
Santher

Publicado em 08/05/2023, às 07h14 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


Existe momento melhor para explorar o mundo do que na primeira infância? Uma época já conhecida por ser um momento de descobertas de um mundo novo, sentindo texturas, cheiros, sabores novos ao lado de cores, luzes e sons diferentes do que está acostumada dentro da rotina de casa.

Em meio ao dia a dia corrido é comum que cada vez mais crianças tenham as horas do dia contadas, entre escola ou creche, atividades extracurriculares, esportes, cursos complementares… Por esse motivo, se torna cada vez mais necessário que elas tenham o tempo para apenas se propor a descobrir o que a aguarda depois das paredes de concreto, isso mesmo nas atividades ao ar livre.

Estar em contato com a natureza ajuda o desenvolvimento das crianças (Foto: Getty Images)

Ser livre para descobrir

É uma ideia corriqueira achar que as crianças (das mais novas às mais velhas), devem ter todos os espaços da agenda preenchidos. É curso de inglês, aula de judô, de natação, de piano, e finalmente, a hora de brincar (mas, claro, dentro de casa!). Durante a primeira infância, é fundamental que existam momentos em que a criança simplesmente explore o mundo. Isso não quer dizer que ela deva calçar as botas de trilha e sair pelo país a fora, e, sim, que conheça algo novo que pode ser até mesmo no seu quintal. O mais interessante é que esse momento seja livre de regras e obrigações, deixe seu filho testar e explorar por si só, sem ser guiado ou orientado por um adulto.

Muitas vezes, as experiências mais simples que seu filho vive são as que mais trazem aprendizados. Ver as formigas trabalhando ou sentir o calor do sol, por exemplo, ajuda no desenvolvimento daquela criança. Por isso é tão importante que ela consiga esse tempo e espaço livre para poder ver o mundo e tocar, rolar, cheirar e sentir enquanto tiver curiosidade sobre o que está enxergando.

É fato: estar ao ar livre faz bem!

O contato com a natureza é algo essencial para a saúde de todos os seres vivos da Terra, e isso não dá para negar. Quanto mais as crianças estão inseridas na natureza, mais benefícios elas têm (e os pais também!). Segundo o estudo da Universidade de Aarhus, localizada na Dinamarca, as crianças que têm um maior contato com a natureza têm sinais de estresse e dificuldade de concentração reduzidos, além de possuírem menos riscos de desenvolver TDAH

A primeira infância é um momento de descobertas e desenvolvimento, deixe seu filho explorar o mundo (Foto: Getty Images)

Estar na natureza também significa estar em contato com o sol! A estrela do centro do nosso sistema solar é responsável por nos proporcionar vitamina D, além de ser a fonte de vida de nosso planeta. Contudo, é muito importante se atentar ao uso do protetor solar e evitar o horário de pico de incidência solar, que ocorre entre às 10h e 15h.

Conforto em primeiro lugar

Não dá para fazer novas descobertas quando se sente desconfortável. Por esse motivo, é uma boa ideia optar por roupas que sejam confortáveis para o seu filho nesse momento de exploração, para que ele brinque e se desenvolva sem nenhum empecilho no meio da atividade.

Pensando nisso, a Santher desenvolveu a Personal Baby Premium Pants, que tem uma maciez surpreendente e conta com uma tecnologia japonesa exclusiva. Ela tem um ajuste perfeito que não aperta nem a barriga e nem as pernas da criança, além de um sistema de rápida absorção 3D, absorvendo o xixi muito mais rápido. O mais especial é que ela é fácil de colocar e tirar também!

As crianças precisam de conforto para poder explorar a natureza (Foto: Divulgação)

Leia também

Sandra Annenberg e filha - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Sandra Annenberg rebate críticas ao apoiar sexualidade da filha com Ernesto Paglia

Gisele Bündchen e Joaquim Valente - Reprodução: Instagram

Família

Gisele Bündchen termina namoro após piada do ex-marido

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Ana Hickmann e Edu Guedes - Reprodução: Instagram

Família

'Cinco quartos, garagem e escritório': Edu Guedes dá detalhes de mansão com Ana Hickmann

Ticiane Pinheiro e Cesar Tralli - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Alok faz anúncio em vídeo no Instagram - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Família

Mãe desaparecida por duas semanas é encontrada enterrada sob o piso da própria casa