Brincar é coisa séria

Ser pai também é brincar com o seu filho!

Criar memórias com o seu filho é uma oportunidade sem igual - Shutterstock
Shutterstock
Ri Happy

Publicado em 11/08/2023, às 11h22 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


A infância do seu filho vai passar mais rápido do que você imagina. Vocês têm apenas 8 férias escolares juntos, 12 natais, 12 páscoas, 12 Dias das Crianças, e principalmente, 12 anos para brincarem juntos. Isso pode parecer muito, mas quando menos percebemos, todo esse período passa em um piscar de olhos.

Por isso, é importante aproveitar cada momento com o seu filho. Brincar com as crianças durante a infância apresenta diversos benefícios para o desenvolvimento delas, mas o mais importante é a criação das memórias que acompanharão vocês para o resto da vida. Dias como o Dia dos Pais são ótimas oportunidades para aproveitar ainda mais o tempo juntos.

Criar memórias com o seu filho é uma oportunidade sem igual (Foto: Shutterstock)

Paternidade presente (e com brincadeira)

Fazer parte da hora da brincadeira do seu filho é algo essencial, tanto para ele quanto para você. Segundo um estudo realizado pela Unicef, 55% das crianças pequenas são privadas de atividades com os pais, e em países como Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau essa porcentagem só aumenta. Esses números apenas mostram o quão necessária é a presença dos pais na vida das crianças.

Muito se fala nos benefícios para as crianças quando o pai se faz presente, mas é importante lembrar que o adulto da relação também se beneficia disso! Quando os pais se tornam, de fato, pais, até mesmo o cérebro deles passa por mudanças. As regiões nervosas do cérebro são alteradas, e hormônios como a ocitocina (o hormônio do amor) entram em cena, assim como a testosterona e a prolactina.

A brincadeira é fundamental para o desenvolvimento do seu filho (Foto: Getty Images)

Brinque com o seu filho

A brincadeira por si só é uma aula para o seu filho! Se engana quem pensa que a brincadeira é uma atividade sem valor, feita apenas por diversão. Esse momento ajuda a criança a desenvolver autonomia, autoconhecimento, comunicação, empatia, trabalho em equipe… E quando você, pai, está presente nisso, a relação dos dois também é aprofundada.

Agora é hora de colocar a mão na massa! Separamos algumas brincadeiras para vocês colocarem em prática tudo isso. Pode chamar os filhos, enteados, sobrinhos, colegas de turma e toda a família para aproveitar cada brincadeira:

Batata quente diferente

Essa aqui é uma versão atualizada da que você brincava na escola, e não dá para roubar quando a batata quente cair em você! Com todos sentados em roda, coloque um celular com a câmera frontal ligada, e um timer em contagem regressiva para tirar a foto. O celular se torna a batata quente e registra o momento exato em que o tempo acaba. Depois é só aproveitar as fotos engraçadas que o celular captou!

Quem sou eu?

Se você tiver o jogo Cara a Cara em casa, é hora de testar as suas habilidades! A versão da brincadeira sem o brinquedo é simples. O grupo de jogadores escolherá um personagem para cada integrante, sem que a pessoa saiba qual é o dela. Em seguida, começam as perguntas para descobrir quem é quem, como “Tenho cabelo comprido?”, “Sou adulto ou criança?”. Para ficar ainda mais divertido, os participantes só podem responder sim ou não. Você pode adquirir o jogo Cara a Cara no site da Ri Happy clicando AQUI.

Aproveite o Dia dos Pais para brincar com o seu filho (Foto: Getty Images)

Montar um álbum de família

Já percebeu como nossas fotos vivem apenas no celular hoje em dia? Separe as mais legais ao lado do seu filho e revele. Agora é só reunir todo mundo com canetas, papéis, adesivos e o que mais vocês quiserem para decorar o álbum de fotos. Vai ficar incrível!

Acerte o alvo com esponjas

Essa aqui é pensada para os dias quentes! Separe um balde com água, esponjas (como as de lavar louças), giz e um local que você possa riscar, como uma calçada. Desenhe os alvos e delimite o local de onde os jogadores jogarão as esponjas. Cada pessoa tem direito a uma tentativa, e vence quem jogar mais perto.

Telefone sem fio

Uma brincadeira clássica e sem erro! Todos os participantes ficam em uma roda. O primeiro deve pensar em uma mensagem, e sussurrar ela no ouvido do participante ao lado. Ela deve ser repassada dessa maneira até dar a volta pelo círculo. A última pessoa a ouvir a mensagem deve repetir o que ouviu. O desafio é manter a mensagem até o final!


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Wagner Moura com a esposa Sandra Delgado e o primogênito Bem - Reprodução/Caras

Família

Foto raríssima: Wagner Moura pousa com filho e esposa depois de ser premiado

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Isis Valverde - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"

A bartolinite é uma infecção que ocorre nos cistos de Bartholin, causando uma inflamação na região da vagina - Freepik

Família

Bartolinite: o que é a bola inchada na vagina e como tratar a infecção

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha