Colunistas

Tempo para a intimidade

Criar momentos de convivência sem interferências reforça o vínculo amoroso com os filhos

whatsapp-image-2017-07-27-at-19

(Foto: Arquivo pessoal)

A relação entre mães e filhos se constrói e se fortalece nas mais sutis interações do dia a dia. Basta que estejamos realmente presentes para eles, ouvindo, olhando no olho, prestando atenção, conversando. Desde os primeiros meses, os bebês buscam no nosso olhar um sentimento de segurança – ao mesmo tempo em que absorvem como esponjinhas as nossas emoções. Por isso valorizo muito os momentos mais simples e íntimos que tenho com a Donatella. Não interessa onde estejamos. O que é importa é o tempo junto, compartilhado com intensidade.

Costumo contar aqui experiências de viagens que tenho com ela, ou indicar lugares bacanas para levar as crianças, como museus infantis e exposições imperdíveis. Tudo isso contribui para o desenvolvimento dos pequenos, para que eles construam uma percepção mais ampla do mundo. Mas hoje quero falar de intimidade, já que ela é essencial para que os filhos desenvolvam autoestima e segurança para conhecer a vida.

Desde que a Donatella nasceu, criei algumas rotinas “detox” para que nós duas possamos aproveitar momentos sem que nada interfira – nem passeios, nem tablet, celular ou compromissos de trabalho. Uma dessas rotinas é tomar um longo banho na banheira, especialmente depois de um fim de semana muito agitado. Ficamos muito tempo brincando, rindo e inventando histórias, completamente tranquilas e entregues a essa relação entre mãe e filha.

Anúncio

FECHAR

Outro momento em que interagimos muito e descobrimos coisas sobre nós é quando brincamos de dentista – ela adora fazer de conta que é a “paciente”, traz a maletinha com instrumentos de brinquedo e depois os papeis se invertem. Dedicamos horas a essas rotinas caseiras que alimentam o vínculo amoroso entre nós.

Entregar-se de fato a esses momentos é tão delicioso para nós, mães ou pais, e tão importante para os filhos, que, mesmo com a rotina atribulada do dia a dia, é essencial manter essa convivência tranquila e sem “agenda”. A família toda se beneficia desse tempo junto. Um beijo e aproveite o finalzinho das férias para curtir ainda mais esses momentos, sem compromissos!

Leia também:

Trabalho, viagens e reuniões: minha filha está sempre comigo

Paris com filhos? Não perca a Cidade das Crianças!

Nasceu o segundo filho do Michel Teló! Vem ver a foto 

Pais&Filhos TV