Publicado em 30/09/2017, às 11h05 - Atualizado às 11h05 por Rafaela Donini
Este mês passei alguns dias com a família em Portugal, destino entre os mais procurados hoje em dia, especialmente por brasileiros. Inclusive para morar. O clima estava bastante quente e ensolarado em Lisboa, o que foi ótimo para aproveitar os passeios ao ar livre que a Donatella adora, como toda criança de dois anos.
Uma das coisas mais bacanas, e que facilita a viagem, é estar em um país da Europa em que a língua não é uma barreira – o que pode ser muito útil quando estamos com crianças e precisamos de alguma coisa ou alguma informação fora do usual. Dá um pouco a sensação de que a gente não é tão estrangeiro no país.
Lisboa me surpreendeu positivamente. A cidade é linda, bem cuidada, tem várias opções de lazer com crianças, entre elas muitas áreas arborizadas, como o Parque Eduardo VII (que tem um labirinto verde incrível). Aqui repito a mesma dica de Paris: alugamos um apartamento, o que torna a estadia de uma família mais aconchegante e deixa o bebê mais livre para as rotinas diárias de sono e alimentação. Um apartamento também é ideal para as pausas entre passeios, a criança e os pais podem descansar com mais privacidade e espaço para então sair de novo para a rua.
Come-se muito bem em Lisboa. Não há por que ter a menor preocupação com o que as crianças vão encontrar – até mesmo porque essa cultura kids friendly não é popular na Europa: criança come como os adultos e interage com eles e entre outras crianças nos locais sem a necessidade de ter espaços de recreação ou monitores. Os europeus integram as crianças ao dia-a-dia com mais naturalidade.
Além de todos os parques e praças super cuidados e sempre povoados de pais e filhos, há opções culturais fantásticas. Nós elegemos o Pavilhão do Conhecimento como um desses espaços para conhecer com a Donatella. É incrível. Muitas atividades lúdicas e educativas levam a criança a interagir o tempo todo com as mostras. Outra atração imperdível é o Oceanário de Lisboa – este ano, pela segunda vez consecutiva, foi eleito o melhor do mundo pelo site Trip Advisor. Com 19 anos de existência, já recebeu mais de 22 milhões de visitantes de todo o mundo. Lá, é possível ver centenas de espécies que vivem em habitats de águas temperadas, tropicais e frias.
Não deixe de colocar Portugal na lista de locais a conhecer com os pequenos na Europa. Você vai se sentir em casa – mesmo estando bem longe.
Um beijo e até a próxima!
Leia também:
Viagem com o bebê: alimentação segura em 3 passos
Como aliviar os enjoos durante a viagem
Como planejar uma viagem que seja legal para a família inteira
Criança
Dia da Mochila Maluca: 10 ideias divertidas e criativas para a Semana da Criança
Criança
Dia do Cabelo Maluco: 12 ideias fáceis para fazer na Semana da Criança
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças
Notícias
Príncipe George pode ser separado dos irmãos por regra real, após completar 12 anos
Notícias
Atriz de Floribella fala pela 1ª vez após morte do filho de 6 anos em incêndio
Top dos Tops
Ofertas do dia: Galaxy S23 Ultra da Samsung com descontos de até 53%