Colunas / Casa Sem Lixo

Lavar louça todo o dia que alegria!

Pequenas mudanças de hábitos no dia a dia podem ajudar o planeta - Getty Images
Getty Images

Publicado em 19/10/2023, às 06h48 por Nicole Berndt


Pode parecer algo tão simples. Fazemos todos os dias! Mesmo quem tem lava-louças acaba lavando alguns itens dia sim, dia não… Por mais corriqueira que essa atividade possa parecer, se é diária, merece um olhar atencioso. Estamos falando de algo que passa por nossas mãos, entra em contato com a pele, alimentos e utensílios como os talheres (olha a boca aí gente!), escorre pelos canos e, é enviado para rios e mares diariamente!

O bebê ficou submerso na água
Pequenas mudanças de hábitos no dia a dia podem ajudar o planeta (Foto: Getty Images)

Para que a louça fique limpa, próximo à pia da cozinha sempre tem uma esponja e, um frasco de detergente (ou sabão). Vou começar falando da esponja. Se a sua é a “tradicional verde e amarelinha”, é para ela mesma que vamos olhar. Tão pequena, mas nem tão inofensiva quanto parece. Feita de uma mistura de plásticos, a esponja aparentemente mais usada no planeta não é nada fácil de reciclar.

Elimina pedaços visíveis e invisíveis de plástico (os microplásticos) durante todo o seu período de vida. Mas, o problema não para por aí. Tem indicação de uso de apenas 10 a 15 dias. O ideal mesmo é que seja substituída uma vez por semana nas casas em que se lava louças duas vezes ao dia. Oi? Pois é. Num mundo onde o plástico chegou nas nuvens, esponjas como estas não poderiam ser uma opção! Sim, este ano cientistas japoneses encontram microplásticos nas nuvens e alertam para risco de contaminação por “chuva plástica”! Leia mais AQUI.

E agora? Qual a opção? Aqui em casa gostamos de duas:

  • A BUCHA VEGETAL, que é uma planta. Algumas pessoas costumam usar no banho e, muitas outras já aprovaram o uso para lavar a louça. Ela dura até 3 meses, dependendo muito do uso da cada lugar e é compostável. Pode voltar pra terra. Coloque na composteira ou enterre. Demais!
  • A BUCHA DE REDE DE PESCA, uma ótima oportunidade para investir na economia circular, que transforma itens dando uma nova função para eles. Saiba mais sobre elas AQUI.

Agora vamos olhar para o “adorado” detergente sintético. Ele parece deixar tudo tão limpinho. Faz aquela espuma boa que as crianças adoram… Só que não é bem assim. De novo, vamos ter que repensar. Um produto que é usado todos os dias, não poderia ter agentes sequestrantes, quelantes, conservantes, corantes e fragrâncias. Além de causar danos a nossa pele não é biodegradável, ou seja polui o meio ambiente.

Entre os estragos está a formação de espuma na superfície das águas, impedindo a entrada de luz, essencial para a fotossíntese dos organismos subaquáticos. As aves aquáticas também sofrem. Suas penas possuem óleos que fazem com que consigam boiar na superfície. A composição dos detergentes sintéticos “retira” este óleo promovendo muitos afogamentos.

Bebê morre afogado durante o banho de banheira em casa
Diminuir o lixo da sua casa é fundamental para o bem-estar do meio ambiente (Foto: Getty Images)

Um outro ingrediente que torna o detergente “barato” e aparentemente “eficiente” é o RENEX. Um tensoativo, ótimo desengordurante, proibido em vários países, e não indicado para ter contanto com a pele (como assim?). Ele está na lista de ingredientes químicos ligados a alteração do sexo dos peixes! Wow!

Logo minha gente, estou aqui para incentivar uma mudança de hábitos. Tratando-se de Brasil, onde temos coco em abundância, vale trocar o tal detergente, por um bom sabão de coco! Além dos detergentes biodegradáveis de verdade – existem alguns marcas  no mercado. Outra opção é o sabão caseiro, feito com reaproveitamento de óleo de cozinha que é pura sustentabilidade. Saiba mais sobre isso AQUI. Bora mudar a configuração da pia da cozinha?


Leia também

Ana Carolina Oliveira vai na festa da filha de Viih Tube e Eliezer - Foto: reprodução/Instagram

Família

Mãe de Isabella Nardoni marca presença com família no aniversário de Lua

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Luana Piovani - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Wanessa Camargo - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Wanessa Camargo muda de opinião sobre Davi e surpreende seguidores: "Nunca duvide"

Fernanda, do BBB 24, já foi presa no Rio de Janeiro - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Prisão de Fernanda do BBB vem à tona depois de fala polêmica sobre os filhos

Nome do 3º filho de Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

Lua vai com look de borboleta em segundo dia de festa - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Roupa de Lua no 2º dia de festa rouba a cena: confira