Colunas / Nanna Neném

O combinado não sai caro

Shutterstock

Publicado em 09/04/2016, às 06h55 - Atualizado às 08h00 por Nanna Pretto


Compartilhe:


Todo mundo já ouviu essa frase, né? Com os meus filhos isso vira quase um mantra. Combinamos as regras e o limites antes. Se tá bom para todo mundo, a família fica feliz. Quer dizer, nem sempre é assim, mas limites são necessários e eu não abro mão disso. Não adianta fazer cara feia.

Todos os especialistas falam que a criança precisa aprender a lidar com o não, com a frustração. E eu sou bem flexível com meus “nãos”, prefiro combinar antes como será a coisa do que disparar um “chega, você não vai mais fazer!”. Essa regra vale –e muito– com o uso de eletrônicos em casa.

Funciona assim: são 30 minutos pela manhã e 30 minutos à noite. Vale pro celular, pro Whatsapp com os amigos e pro videogame. Desenhos e filmes, a depender do conteúdo, a gente prorroga (sou eu a mais viciada no filminho com pipoca, então não consigo inserir esse programa no combinado).

Sempre deu certo, o Gabriel usava um cronômetro (mais para ele sacar que tinha algum controle) e quando dava o tempo, ele desligava o jogo. Hoje, ele usa relógio, então ele mesmo já sabe o tempo que pode ficar conectado.

Só que esse tempo, para o menino que anda crescendo, foi ficando curto. Tem dias que ele quer um pouco mais do que meia hora, porque quer passar uma determinada fase ou terminar de construir o estádio do Barça no Minecraft. E como lidar com isso: é possível ampliar limites e fazer concessões aos combinados?

Leia Também

Que venha o desfralde!

Birra: 14 dicas para você não chorar com o seu filho

Por aqui pode e deve! Porque não é quartel, né? É um lar de gente feliz. Ou quase isso.
E partiu dele a saída para o nosso novo acordo: Gabi está usando um relógio meu, aquelas pulseiras que marca hora, calorias, passos e etc.. A quantidade de passos diz muito sobre o dia do meu filhote. Se ele se mexeu, se correu pra lá e pra cá, se brincou, se suou. Acho isso essencial para uma criança.

Então ficamos assim: com 10 mil passos (o que é um dia muito movimentado e divertido tanto em casa como na escola) ele ganha cartão verde nos eletrônicos. Depois de trabalhar o corpo vai trabalhar a mente nos games. Com menos de 10 mil passos ele assegura o que lhe é de direito: 1 hora de eletrônicos, em dois períodos.

Combinamos, ficou bom para as duas partes, acordo fechado. Eu não cobro, ele sabe o que fazer. E o lar de gente feliz volta a sorrir.

(E, aqui para nós: 10 mil passos, com as perninhas do meu menino, são 5 quilômetros. É correria pra caramba para uma criança de 7 anos, né?)
Garotinha falando com o celular é a coisa mais fofa que você vai ver hoje

Meu filho é cheio de manias! Como eu posso lidar com isso no dia a dia?


Palavras-chave
Comportamento Tecnologia

Leia também

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar