Colunas / De olho no cotidiano

Dicas para facilitar o ano escolar

Shutterstock

Publicado em 11/02/2016, às 09h48 - Atualizado às 10h10 por Ligia Pacheco


Compartilhe:


Estabelecer uma rotina é fundamental para a criança e para a organização da casa (Foto: Shutterstock)

Não é só a criança que entra em ano escolar. Os pais também. Precisam adequar suas agendas a este calendário e às tantas demandas que vem pela frente. Mas saiba, um bom ano escolar começa em casa. Veja algumas dicas que facilitam além de propiciarem desenvolvimentos aos filhos:

1. Comece o ano colocando regras e fazendo combinados com os filhos

Quais os horários de estudo, de brincar, de ver TV, de ir dormir, de comer. Quais os locais apropriados para cada atividade. Como devem organizar os locais antes e depois. Conversem, discutam, faça as crianças participarem e perceberem a necessidade de uma rotina organizada.

Façam um quadro escrito ou com desenho de acordo com a idade da criança. E cumpram, levem a sério, pois a criança percebe facilmente as brechas da educação e sabe muito bem entrar por elas. Não deixe que o cansaço ou uma chantagem emocional (os filhos são ótimos nisso!) tire vocês do foco. Estabelecer uma rotina é fundamental para a criança e para toda a organização da casa. Facilita e ainda desenvolve autonomia, responsabilidade e previne aquelas relações chatas que criamos quando ficamos repetindo a mesma coisa.

Leia também:

Volta às aulas: Fique atento aos problemas de visão nas crianças

Escolas devem iniciar ano letivo já preparadas para combater o bullying

Selecionamos 3 mochilas estilosas para a volta às aulas

2. Deixe seu filho participar

É bom que todos tenham responsabilidades e de acordo com a faixa etária. Mas cuidado! Não subestime a criança. É comprovado que o desenvolvimento da criança tem sua parcela genética, mas é fortemente dependente do meio em que ela se encontra e da qualidade da interação que trava com ele. Ou seja, o que o seu filho pode vir a ser vai depender em boa parte das experiências que ele tem com o meio. A sua casa tem sido um bom palco de experiências para ele? Ele tem oportunidade de vivenciá-las? Só aprendemos a fazer fazendo.

Comece a dar tarefas aos filhos do tipo arrumar a cama, guardar os brinquedos, organizar a própria mochila e uniforme, guardar suas roupas, regar plantas, fazer seu lanche, dar comida ao cachorro entre outros. Facilita a todos. E, não fique com pena, pois isso é ótimo ao desenvolvimento do seu filho, não só para agora, mas são aprendizagens que servirão de excelente base para desenvolvimentos futuros bem mais complexos.

Fobia escolar: Saiba como identificar se seu filho sofre do problema

Troca de livros e uniformes gera economia no início do ano letivo

Adaptação escolar exige parceria entre pais e educadores; Entenda

3. Cada um tem o seu papel

Explique ao seu filho quais os papéis dos pais, da escola e dele. Deixe ainda bem claro que o estudo, as provas, as tarefas são de responsabilidade da criança. Te garanto, isso facilita muito. Claro, cabe aos pais ajudarem quando necessário, como também na criação da rotina dos estudos. Mas a criança desde pequena precisa aprender a assumir tal compromisso e saber que a escola é um espaço de grandes aprendizagens e desenvolvimentos, mas que não acontecem por inércia. É preciso saber aproveitá-la.

4. Prime pela harmonia

Um clima de paz e colaboração facilita muito a vida de todos que iniciam o ano escolar. Gentileza gera gentileza, agressões geram agressões. E é muito melhor cumprir as regras e combinados, colaborar com a organização da casa e da própria vida, e assumir o seu papel com alegria e responsabilidade. Isto sim facilita a vida. Boa volta às aulas!

Saiba os cuidados que os pais devem ter na hora de contratar a van escolar

Como escolher a melhor escola pra seu filho?

A idade certa de colocar o filho na escola


Palavras-chave
Comportamento Planejar e Gerenciar

Leia também

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho