Publicado em 28/01/2016, às 12h21 - Atualizado em 25/02/2016, às 10h01 por Redação Pais&Filhos
A cada início de ano letivo, é necessário comprar novos uniformes, livros e apostilas para os nossos filhos. Mas existem formas alternativas para gastar menos e reaproveitar aqueles itens que ainda estão em ótimas condições. Escolas e mães estão adotando a troca de materiais durante todo o ano, mas em época de volta às aulas a prática é intensificada. Esse é o caso do projeto Bibliotroca, do Colégio Franciscano PIO XII, em São Paulo.
Leia também
Saiba os cuidados que os pais devem ter na hora de contratar a van escolar
Adaptação escolar exige parceria entre pais e educadores; Entenda
Procon autua escola por lista de material abusiva no Maranhão
Há 11 anos, o colégio promove uma troca de livros paradidáticos (leituras complementares, para incentivar o lúdico) e didáticos (leituras obrigatórias, que acompanham as matérias a serem lecionadas) entre os alunos. As regras são simples: basta conservar o material, que passará por uma avaliação, e então o estudante pode retirar a mesma quantidade de livros que entregou.
Também há três anos, é feita a troca dos uniformes. As regras para as roupas são as mesmas, traje por traje, as peças vão sendo trocadas. Caso a mãe ou o pai tenha interesse em doar e não encontre nenhuma peça para o seu filho naquele momento, um crédito é dado para que seja usado futuramente em outros itens.
Selecionamos 3 mochilas estilosas para a volta às aulas
Veja 5 passos para organizar a rotina na volta às aulas
Esse projeto é permanente. Logo quando a lista de material é disponibilizada, acontecem plantões para as trocas e, durante o ano, as mães podem agendar horários para obter novos materiais; tudo dentro de uma sala no próprio colégio.
Com essa troca, as crianças aprendem a cuidar do material, economizar, conhecem o valor do dinheiro e da reutilização. “Eles também têm uma verdadeira aula de economia e bom senso, assim como de preservação do meio ambiente”, explica Mary Elizabeth Azevedo, coordenadora da Bibliotroca há oito anos, mãe de Bruno, Fabio e Isabel.
As regras para trocas os livros são que eles estejam em bom estado e na lista do ano, sem desenhos ou escritos à caneta. Já os uniformes precisam estar em bom estado, sem rasgos ou manchas, lavados e passados. Não é possível trocar um pelo outro, a divisão entre leitura e roupa é clara!
Grupos no Facebook
Para quem não tem essa estrutura na escola dos filhos, existem grupos de mães no Facebook que realizam trocas dos mais variados itens. Esse é o exemplo do Mães Amigas, que abraçou a iniciativa de algumas famílias que tiveram a mesma ideia. Polyana Pinheiro, mãe de Miguel e Murilo, é administradora do grupo e conta como funciona a interação lá dentro: “Acontece muita doação de uniforme e também as mães trocando livros. Como o grupo é muito amigo, é mais fácil, porque já existe confiança entre elas”, diz a coautora do blog Mães Amigas.
A própria Polyana já doou os uniformes do Miguel e recebeu doações. “Quando ele estudava na Imperativa, uma mãe foi para a Alemanha e me doou. Veio em superbom estado e é ótimo, porque uniforme é uma fortuna”, conta.
Caso a escola do seu filho não tenha um projeto parecido, você pode sugerir e conversar com as outras mães. Todo mundo vai gostar de poder economizar com esses itens!
Volta às aulas: Fique atento aos problemas de visão nas crianças
Escolas devem iniciar ano letivo já preparadas para combater o bullying
Veja 5 passos para organizar a rotina na volta às aulas
Família
Mãe recebe bilhete bem diferente de vizinha após choro do filho
Gravidez
Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"
Bebês
Claudia Raia mostra festa luxuosa do filho e aparência de Luca chama atenção: “Nasceu pra brilhar”
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Família
Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach
Família
'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos
Família
Carolina Dieckmann posta foto rara e recente do filho com Marcos Frota: "Moço bonito"
Notícias
Príncipe George pode ser separado dos irmãos por regra real, após completar 12 anos