Coluna

Um Home Office que cura a alma e potencializa o nível do profissional

O home office veio para ajudar - (Foto: Arquivo Pessoal)
(Foto: Arquivo Pessoal)

Publicado em 22/04/2024, às 18h51 por Redação Pais&Filhos


**Texto por: Fernando Guifer, pai babão e atípico da Laís, além de jornalista, TEDxSpeaker sobre abandono paterno, escritor, autor de três livros e podcaster no 'Paternidade.doc'

73 dias depois, voltei ao trabalho presencial na última segunda-feira após um período de afastamento médico pra lá de desafiador. Os dias de home office, porém, embora duros e cheios de incertezas, foram coloridos de ponta a ponta por essa mocinha aí da foto chamada Laís.

Home office
O home office tem vários pontos positivos - (Foto: Arquivo Pessoal)

E, sabe de uma coisa? Hoje percebo o quão sua presença foi essencial para que eu pudesse atravessar essa recuperação de uma forma menos traumática, mais otimista e, sobretudo, mantendo o nível produtivo.

Quando Laís nasceu, lhe fiz companhia na UTI Neonatal por 80 dias; agora, minha prematurinha bravamente segurou a barra por mim durante esses incontáveis nasceres e pores do sol de 2024. Todo amor que recebeu de mim em seu momento de maior dificuldade quando veio ao mundo, me devolveu em dobro e com juros nessas primeiras semanas do ano.

A labuta tinha início com ela ainda babando na cama, então, a cada meia hora, entre uma reunião e outra, lá estava eu, no cantinho da porta, espiando com rabo de olho, admirando-a e me abastecendo com a energia necessária para terminar o dia tendo o emocional e a motivação intactos (em meio a tantas notícias que chegavam para me machucar no trabalho e na vida).

Era incrível olhar ao longo do dia e vê-la forte, me abraçando, beijando, dizendo que me amava sem eu pedir, enfim... Renunciando suas dores em prol de um sorriso do papai. Algo que me contagiou de um jeito tão especial que só reforçou a crença de que minha filha não só me mantém vivo, como, principalmente, faz com que eu me sinta vivo.

Pai e filha
Estar junto com a minha filha é uma troca enorme - (Foto: Arquivo Pessoal)

Claro que não é fácil se concentrar no expediente quando o abraço mais puro e rejuvenescedor do mundo se faz presente em tempo integral, querendo atenção e não compreendendo a razão de o papai estar ali - e ao mesmo tempo não estar, sabe? O senso de responsabilidade corporativo, embora financeiramente encorajante, não deixa de ser uma algema que nos distancia daqueles que amamos, mesmo quando o "escritório" está a cinco metros da cozinha de casa, concorda?

Mas, por fim, entre prós e contras, não há dúvidas de que estar amparado pelo maior amor do mundo naquelas 40 horas semanas tenha me tornado um homem e um profissional melhor, mais dedicado, mais focado, e com muita vontade de ver minha pequena tendo orgulho daquele pai responsável e amoroso com ela, consigo e com nosso ganha-pão.

Até por isso me tornei defensor desse "novo" momento híbrido de se relacionar com o trabalho desde a pandemia. Se bem administrado, o home office pode sim trazer muito mais benefícios do que prejuízos ao negócio e também à saúde mental do funcionário.

Como dissertei acima, sou prova viva dos benefícios, pois os minutos que "perdi" por ter que brincar de cóceguinhas ou esconde-esconde dentro da "empresa" no horário comercial, fizeram com que todo restante do expediente fossem infinitamente mais férteis. 

Home office
Trabalhar de casa, quando ajustado, permite muita troca em família - (Foto: Arquivo Pessoal)

E você, também acredita no poder medicinal afetivo do home office, para ser uma pessoa mais feliz e saudável, além de um/uma profissional mais completo?


Leia também

Família teve velório reservado em São Paulo - Arquivo pessoal

Família

Família mort4 pelo filho de 16 anos tem velório reservado em São Paulo

Adolescente seguiu a sua rotina depois de mat4r os pais - Reprodução/ Rede Globo

Família

Adolescente que m4tou os pais disse que foi para academia e almoçou ao lado do corpo

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Filho de Monique Evans não comparece ao casamento da mãe; entenda o motivo

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Família

Adolescente que m4tou a família não imaginava que seria pres0: "Ele tomou um susto"

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada