Coluna

Quem você quer ser e o que você espera de 2024?

2024 está aí e o que você quer desse ano? - (Foto: Shutterstock)
(Foto: Shutterstock)

Publicado em 24/01/2024, às 10h16 - Atualizado às 10h16 por Ana Cardoso e Marcos Piangers


Feliz você novo 

Se você acha que não ganhou presentes no fim do ano, pensa de novo. Alguns presentes a vida nos dá de graça e a gente nem percebe. Tipo o coração, ele bate dentro do seu peito sem que você se dê conta. Incansável, não pede nada em troca, você está tocando a sua vida preocupado com outras coisas e ele está lá, batendo de dia e de noite de graça por você.

Vários presentes a vida nos dá e a gente nem percebe. As coincidências da vida nos apresentam pessoas, que, por alguma razão, foram gentis com a gente sem pedir nada em troca. Gente que talvez a gente nem agradeceu. Muitos presentes a vida nos dá de graça.

Você faz o seu ano (Foto: Shutterstock)

Quando o Ano Novo está chegando a gente está cansado, não aguenta mais o ano velho. A gente está sem energia, vem um ano novinho recarregando nossas baterias, dando uma esperança inexplicável de que as coisas vão melhorar. Tudo vai dar certo, tudo vai ficar bem.

Alguma coisa muda dentro daquilo, de um dia para o outro. Da noite de 31 para a manhã do dia primeiro. É mais um presente de graça que a vida nos dá sem pedir nada em troca. E assim a gente percebe que não é o ano que é novo, é a gente. 

Que ano/vida você quer em 2024?

Tudo que é demais enjoa. Calor demais, trânsito demais, gente demais. Mesmo adorando as férias acima de todas as coisas, neste verão eu só penso em ficar em casa. Não sou a única. Nunca na minha vida ouvi tanta gente planejando passar o réveillon na cidade, no silêncio da cidade vazia.

Começo até mesmo a me questionar se as ruas ficaram mais tranquilas no último ano. E se todo mundo ficou aqui? A sogra, que mora na praia e subiu a Serra do Mar para passar o Natal em nossa casa, contou que, em sua cidade, o noticiário promete o verão mais cheio da história, todas as pousadas com lotação máxima, mais de dois milhões de turistas e meia Argentina nos visitando.

Consigo ouvir na minha cabeça a voz de um famoso colunista anunciando que “a ilha vai afundar de tanta gente”. São sempre as mesmas promessas e tirando a parte de afundar, a lotação bate sucessivos recordes. Eu? Tô mais pra jogar um uno em casa do que pra fila pro picolé.

Muito se falou que 2023 foi o ano dos eventos. Teve show, congresso e encontro pra todos os gostos. Se o seu fim de ano não pareceu um Carnaval na Bahia, você é uma exceção, minha amiga. Há muitas coisas em nossa vida que fogem ao nosso controle, mas outras em que podemos influenciar e até planejar e definir como serão.

Um ano novo começa, com promessa de dias melhores. Com esperança de mais saúde, de estar em família e de se trabalhar o suficiente. Antes de marcar viagens e festas, de matricular os filhos em mil aulas que cansarão a todos durante o ano e de se cobrar com metas de academia, peso e trabalho, repense o que realmente te faz feliz. 

Moral: “Um ano novo pode ser um recomeço maravilhoso, mas depende mais da gente do que de qualquer outro fator".


Palavras-chave
coluna2024

Leia também

O menino de apenas dois anos aprendeu três idiomas - (Foto: Arquivo pessoal)

Família

Menino baiano que leu e escreveu com apenas 1 ano aprende inglês, russo e coreano aos 2 anos

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

(Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Família

Turista morre após suspeita de picada de aranha marrom em restaurante na Bahia

Virginia e Zé Felipe - Reprodução: Instagram

Família

Sete suítes, piscina, cinema, adega e 7 mil m²: Veja fotos da nova mansão de Virginia e Zé Felipe

Samsung Galaxy S23 - Divulgação

Caiu o preço

Ofertas do dia: Galaxy S23 da Samsung com descontos de até 36%

Ela só queria que o filho se sentisse parte da família (Foto: Reprodução/Facebook

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

A bebê passou por uma onda de calor de 48,9° - (Foto: Reprodução/ Facebook)

Família

Bebê de 4 meses morre em passeio após passar por calor de quase 49°