Coluna

Férias além da diversão: redescobrindo o valor do brincar

Brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil - (Foto: Getty Images)
(Foto: Getty Images)

Publicado em 19/12/2023, às 10h29 por Patricia Camargo e Patrícia Marinho


Com a chegada das férias escolares, surge a oportunidade perfeita para mergulharmos juntos em uma jornada especial: resgatar o verdadeiro significado das palavras "brincar" e "brincadeira". É tempo de reconectar-nos com a magia que envolve a infância e que, por vezes, pode ser obscurecida por visões pré-concebidas.

Você certamente já disse: “Não se brinca em serviço” ou “está de brincadeira?” ou até “isso é sério, não é brincadeira”. A gente absorveu mesmo estes pré-conceitos na nossa percepção de brincar.

Brincar é muito importante para o desenvolvimento infantil (Foto: Getty Images)

E, com isso, passamos a acreditar que brincar não é coisa importante. Tanto que eu li recentemente nas redes sociais um comentário de uma mãe que dizia: “Eu não pago caro escola para meus filhos brincarem. Escola é lugar sério”.

Desvendando o brincar como uma joia preciosa

Te convido a refletir neste momento de pausa da escola sobre o que chamamos de "brinquedismo estrutural", um preconceito enraizado que diminui a importância do brincar. 

Que tal fazermos este exercício, quando estivermos observando nossos filhos brincarem nas férias? Aqui vão algumas dicas para ajudar: 

  1. Explorar a Diversidade de Atividades: experimente uma variedade de atividades, desde pinturas despretensiosas até construções improvisadas com caixas de papelão. Sem pressão para que apareça algum resultado. Deixe a cobrança para a escola.
  2. Tempo Desconectado: estabeleça momentos específicos para desconectar dispositivos eletrônicos e encoraje brincadeiras ao ar livre. O contato com a natureza e brincadeiras tradicionais pode reavivar a alegria do brincar em você também.
  3. Inclua Toda a Família: o brincar não é uma atividade exclusiva para crianças. Participe ativamente das brincadeiras, criando memórias afetuosas em conjunto. Isso não apenas fortalece os laços familiares, mas também demonstra que o brincar é valioso em todas as idades. Vai por mim: você vai se surpreender sorrindo de alegria brincando.
  4. Promova o Brincar Livre: ofereça tempo para o brincar livre, onde a imaginação é a única guia. Livre-se da ideia de que cada momento deve ser estruturado. Deixe que suas crianças conduzam a brincadeira e surpreendam você com sua inventividade.

Depois disso, quando nos encontrarmos de novo em janeiro – já quase na volta às aulas vou te convidar a repensar o valor que atribuímos ao brincar. Como palavras como "brincar" e "brincadeira" ressoam em nossas vidas diárias? Como seus filhos mudaram, cresceram, riram, viveram ao brincar nas férias?

Podemos desafiar as noções pré-concebidas e abraçar a verdadeira essência do brincar? Será que esta importante ferramenta de desenvolvimento dos nossos filhos não pode acompanhá-los inclusive na escola?

Bora criar um verão cheio de risos, descobertas e memórias preciosas. Vamos resgatar o encanto do brincar e, juntos, redefinir o significado dessas palavras tão importantes na vida de nossos pequenos. Que estas férias sejam repletas de momentos de alegria, brincadeiras e conexões familiares duradouras.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Fernanda Paes Leme - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Nasceu! Fernanda Paes Leme dá à luz primeira filha com Victor Sampaio

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Isis Valverde - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Viih Tube comenta que não fará festão para segundo filho - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube fala sobre trauma após confusão na festa de filha: "Seu irmão vai ser só um bolinho"